sexta-feira, 20 de julho de 2012



PARÓQUIA DE ALMODÔVAR



SÁBADO, 21 DE JULHO 2012


Elogio da lei divina
Salmo 118, 145-152

De todo o coração Vos invoco: ouvi-me, Senhor, *
        quero observar os vossos decretos.
Por Vós eu clamo: salvai-me, *
        e cumprirei as vossas ordens.
Imploro o vosso auxílio antes da aurora *
        e espero na vossa palavra.
Meus olhos antecipam-se às vigílias da noite, *
        a meditar na vossa promessa.
Escutai a minha voz, Senhor, segundo a vossa bondade, *
        fazei-me viver segundo os vossos juízos.
Aproximam-se os meus iníquos perseguidores, *
        que estão longe da vossa lei.
Vós estais bem perto, Senhor, *
        e são firmes todos os vossos mandamentos.
De há muito eu sei que as vossas ordens *
        por Vós foram estabelecidas para sempre.

Laudes, Sábado, IV semana



“Onde há amor, sobram as leis”
Platão





I. LITURGIA DA PALAVRA

LEITURA I Miq 2, 1-5

«Cobiçam os campos e apoderam-se das casas»

Leitura da Profecia de Miqueias
Ai daqueles que, deitados em sua cama, planeiam a injustiça e tramam o mal! Ao romper do dia, logo o praticam, porque está ao seu alcance. Cobiçam os campos e roubam-nos, desejam as casas e apoderam-se delas. Escravizam o homem e a sua casa, o dono e a sua herança. Por isso, diz o Senhor: «Eu penso em mandar contra esta gente um castigo de que não podeis livrar a cabeça. Não mais andareis de fronte erguida, pois será um tempo de desgraça. Nesse dia entoarão contra vós uma sátira e vos cantarão assim os seus lamentos: ‘Estamos totalmente arruinados. Os bens do meu povo foram confiscados e não há ninguém para lhos devolver; os nossos campos são entregues a quem nos tiraniza’. Por isso não haverá ninguém que tire à sorte uma porção para vós, na assembleia do Senhor».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 9 (10), 22-23.24-25.28-29.35

Refrão: Senhor, não Vos esqueçais dos pobres. Repete-se

Senhor, porque Vos conservais à distância
e Vos escondeis nos momentos de angústia?
No seu orgulho, o ímpio oprime o pobre;
seja apanhado nas intrigas que tece. Refrão

O ímpio vangloria-se das suas ambições
e o avarento felicita-se a si mesmo.
Desprezando o Senhor, o ímpio diz na sua arrogância:
«Não há quem me castigue, Deus não existe». Refrão

A sua boca está cheia de maldição, perjúrio e mentira;
na sua língua só há malícia e iniquidade.
Faz emboscadas junto às povoações
e mata à traição o inocente. Refrão

Vós vedes e atendeis às canseiras e sofrimentos,
para tomar a causa deles em vossas mãos.
O pobre confia em Vós,
Vós sois o protector do órfão. Refrão


ALELUIA
2 Cor 5, 19

Refrão: Aleluia Repete-se

Em Cristo, Deus reconcilia o mundo consigo
e confiou-nos a palavra da reconciliação. Refrão


EVANGELHO Mt 12, 14-21

«Intimou-os que não descobrissem quem Ele era, para se cumprir o que estava anunciado»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seg. São Mateus

Naquele tempo, os fariseus reuniram conselho contra Jesus, a fim de O fazerem desaparecer. Mas Jesus, ao saber disso, retirou-Se dali. Muitos O seguiram e Ele curou-os a todos, mas intimou-os que não descobrissem quem Ele era, para se cumprir o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Eis o meu servo, a quem Eu escolhi, o meu predilecto, em quem se compraz a minha alma. Sobre ele farei repousar o meu Espírito, para que anuncie a justiça às nações. Não discutirá nem clamará, nem se fará ouvir a sua voz nas praças. Não quebrará a cana já fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega, enquanto não levar a justiça à vitória; e as nações colocarão a esperança no seu nome».

Palavra da salvação




II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leitura: - Neste texto são os fariseus que recusam a Jesus. Guardar o sábado é um sinal identificativo para os judeus e forma e formava parte da identidade judaica. O próprio Senhor o disse ao Povo: “recorda o sábado para o santificares” (Ex. 20,8). Jesus opõe-se à lei do sábado em benefício da pessoa.


Meditação: - O espírito farisaico continua a afetar as pessoas e as instituições religiosas de hoje!

Oração: - Senhor, livra-nos das situações sociais que nos oprimem.
                                 
                                                  

III. AGENDA PAROQUIAL




MISSAS:


09.00 horas: - Almodôvar

18.00 horas:
+ Maria Rosa e António
+ António João Mendes

Filha
Filhos

Outras atividades:

 9.30 horas: Santa Clara
Funeral

11.30 horas: Almodôvar
Casamento

19.00 horas: Santa Cruz
Missa e procissão.



INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
JULHO 2012

Intenção Geral:
Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições d e estabilidade e segurança.

Intenção Missionária:
Para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de Missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.  


IV – Acontecimentos do dia









Sem comentários:

Enviar um comentário