quarta-feira, 4 de julho de 2012




QUINTA, 05 DE JULHO 2012

                                    PAPA VISITA NEMI



A notícia já era esperada há meses. Mas agora já é certa. O Papa Bento XVI visitará Nemi no dia 9 de Julho. A notícia é oficial desde a semana passada.
São vários os motivos para esta visita.
Primeiro porque ocorre o aniversário da composição do documento conciliar Ad Gentes, que foi redigido exatamente na nossa casa de Nemi. Foram redatores o então teólogo Pe. Joseph Ratzinger, atual Papa, e o então Superior Geral da Congregação do Verbo Divino Pe. Schüte. Em segundo lugar não será estranho o facto de estar a decorrer o Capítulo Geral e uma certa empatia do Papa por estes acontecimentos, que também o são da Igreja. Finalmente, o Papa estando em férias em Castelgandolfo, não muito longe de Nemi, facilitará a deslocação.




Vista parcial da casa de Nemi, onde decorre o Capítulo Geral



___________________________


Oração da manhã no tempo da aflição
Salmo 56
Tende piedade de mim, ó Deus, tende piedade, *
        porque em Vós eu procuro refúgio,
e me abrigo à sombra das vossas asas, *
        até que passe a tormenta.
Clamo ao Deus Altíssimo, *
        ao Deus que me enche de benefícios.
Mande-me do céu a salvação, humilhe quem me persegue, *
        envie-me Deus a sua bondade e fidelidade.
Estou no meio de leões, *
        que devoram os filhos dos homens;
os seus dentes são lanças e flechas *
        e a sua língua espada afiada.
Meu Deus, revelai nas alturas a vossa grandeza *
        e sobre a terra fazei brilhar a vossa glória.
Estenderam um laço aos meus pés *
        e fizeram-me perder a coragem;
cavaram um fosso diante de mim: *
        foram eles que lá caíram.
Firme está meu coração, ó Deus; meu coração está firme: *
        quero cantar e salmodiar.
Desperta, ó minha alma; despertai, lira e cítara: *
        quero acordar a aurora.
Louvar-Vos-ei, Senhor, entre os povos, *
        cantar-Vos-ei entre as nações;
porque aos céus se eleva a vossa bondade *
        e até às nuvens a vossa fidelidade.
Meu Deus, revelai nas alturas a vossa grandeza *
        e sobre a terra fazei brilhar a vossa glória.

                                                                      Laudes, Quinta, primeira semana



“Serei livre se o meu irmão viver preso na pobreza?” BÁRBARA WARD



I. LITURGIA DA PALAVRA

Quarta feira da
XIII Semana do tempo comum

LEITURA I (anos pares) Am 7, 10-17

«Vai, profeta, ao meu povo»

Leitura da Profecia de Amós

Naqueles dias, Amasias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: «Amós conspira contra ti no meio da casa de Israel. O país já não pode suportar os suas palavras. Porque Amós anda a dizer: ‘Jeroboão morrerá à espada e Israel será deportado para longe da sua terra’». Depois, Amasias disse a Amós: «Vai-te embora daqui, vidente. Foge para a terra de Judá. Aí ganharás o pão com as tuas profecias. Mas não continues a profetizar aqui em Betel, que é o santuário real, o templo do reino». Amós respondeu a Amasias: «Eu não era profeta, nem filho de profeta. Era pastor de gado e cultivava sicómoros. Foi o Senhor que me tirou da guarda do rebanho, foi o Senhor que me disse: ‘Vai profetizar ao meu povo de Israel’. E agora escuta a palavra do Senhor: Tu dizes: ‘Não profetizes contra Israel, nem faças vaticínios contra a casa de Isaac’. Por isso, assim fala o Senhor: ‘A tua mulher será desonrada na cidade, os teus filhos e filhas cairão mortos à espada, as tuas terras serão repartidas a cordel. Tu próprio morrerás em terra impura. E Israel será levado para o exílio, para longe da sua terra’».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 18 B (19 B), 8.9.10.11 (R. 10b)

Refrão: Os juízos do Senhor são verdadeiros e retos. Repete-se

A lei do Senhor é perfeita,
ela reconforta a alma.
As ordens do Senhor são firmes
e dão sabedoria aos simples. Refrão

Os preceitos do Senhor são rectos
e alegram o coração.
Os mandamentos do Senhor são claros
e iluminam os olhos. Refrão

O temor do Senhor é puro
e permanece eternamente.
Os juízos do Senhor são verdadeiros,
todos eles são rectos. Refrão

São mais preciosos que o ouro,
o ouro mais fino;
são mais doces que o mel,
o puro mel dos favos. Refrão

ALELUIA 2 Cor 5, 19
Refrão: Aleluia Repete-se

Em Cristo, Deus reconcilia o mundo consigo
e confiou-nos a palavra da reconciliação. Refrão


EVANGELHO Mt 9, 1-8

«Glorificaram a Deus por ter dado tal poder aos homens»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seg. São Mateus

Naquele tempo, Jesus subiu para um barco, atravessou o mar e foi para a cidade de Cafarnaum. Apresentaram-Lhe então um paralítico que jazia numa enxerga. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, tem confiança; os teus pecados estão perdoados». Alguns escribas disseram para consigo: «Este homem está a blasfemar». Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: «Porque pensais mal em vossos corações? Na verdade, que é mais fácil: dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, ‘Levanta-te – disse Ele ao paralítico – toma a tua enxerga e vai para casa’. O homem levantou-se e foi para casa. Ao ver isto, a multidão ficou cheia de temor e glorificava a Deus por ter dado tal poder aos homens.

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –
1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leituras da missa

leitura – primeira leitura: - As palavras do profeta não agradaram às gentes ligadas ao serviço oficial do reino de Israel, como era o caso do sacerdote Amasias. O profeta é então aconselhado a retirar-se para o reino de Judá. No entanto, ele não faz mais do que cumprir a missão para que o Senhor o enviou. O reino de Israel está na eminência de ser deportado para terra estrangeira, como de facto o veio a ser. As perspectivas demasiado humanas não deixaram ver o portador da palavra de Deus. Evangelho: - Ao mesmo tempo que revela o seu poder sobre as próprias leis da natureza, Jesus mostra que também tem o poder de perdoar os pecados. E é sempre em seu nome que a Igreja os continuará a perdoar, ela que é o sacramento universal da salvação, como disse o Concílio, que torna presente, no meio dos homens, a obra da salvação realizada pelo Senhor.
Meditação: A sociedade em que vivemos está necessitando de autênticos e não de falsos profetas. O profeta é aquele que acompanha o povo em nome do Senhor e que denuncia as injustiças, que ilumina os caminhos segundo a vontade de Deus. A Igreja será tanto mais credível quanto mais fizer ouvir a voz em favor dos que são espezinhados. Mas a Igreja somos também cada um de nós…

Oração: Senhor, ajuda-nos a decidir-nos a favor dos mais fracos…


                          
                            III. AGENDA PAROQUIAL



MISSAS:
Almodôvar: 09.00 horas
+ Jacinto Manuel Dias

Adoração ao santíssimo: 21.00 horas


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
JULHO 2012

Intenção Geral:
Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições d e estabilidade e segurança.

Intenção Missionária:
Para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de Missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.  


IV – Acontecimentos do dia




HOMILIA DO NOVO SUPERIOR GERAL DOS MISSIONÁRIOS DO VERBO DIVINO NA PRIMEIRA MISSA A QUE PRESIDIU DEPOIS DA SUA ELEIÇÃO.


Queridos confrades,

Há alguns anos encontrei-me con o Pe. Alt, o autor da biogafia de Arnaldo Janssen. Há muito tempo que lhe desejava perguntar qual teria sido, após décadas de estudo sobre Arnaldo Janssen, a parte da vida do Fundador que mais o tocara. A sua resposta foi muito simples. O que mais o havia tocado fora a simplicidade de vida de Arnaldo Janssen, a sua fé profunda e a sua confiança em Deus. Todo o resto era secundário. Arnaldo Janssen, tal como José Freinademetz, deixou-se transformar num instrumento nas mãos de Deus. E este é o convite que Ele nos dirige hoje. Sabemos que Deus não chama seres humanos perfeitos.

Com a confiança em Deus e no vosso apoio, assumirei esta nova responsabilidade recordando o principio que guiou Arnaldo Janssen no início da Congregação do Verbo Divino e, provavelmente, muitas vezes depois: “Se este projeto é da vontade de Deus, prosperará, se não, devemos bater com a mão no peito e admitir que não fomos dignos desta responsabilidade tão grande”. Assumir semelhante cargo, requer uma grande confiança em Deus e nas suas especiais bênçãos, assim como também na oração constante dos confrades de todo o mundo” …..

Se concorresse a um lugar público, teria de apresentar documentos de creditação, de um programa. É interesante notar como é diferente o nosso modo de colocar líderes nos seus lugares na Igreja e na Congregação. Refletindo nas orientações de Deus, permití que partilhe um pouco de mim mesmo, porque seguramente vai influir nas decisões que a nova administração terá de adotar,

A minha vida como verbita foi uma vida sempre perto das pessoas e, particularmente, daqueles que vivem à margen. Isto começou nos anos de formação e constituiu a minha motivação principal para continuar para além de tremendas dificuldades. Amo o Senhor que se identifica com os pobres.

Há muitos anos atrás, procurando, como jovem,  o sentido da vida, encontrei-me numa reunião em Taizé com Roger Schutz. Este líder carismático, encaminhou-me na procura do sentido da vida através da Bíblia. O seu conselho consistiu em deixar-me tocar por uma passagem bíblica e pôr logo em prática o que havia compreendido. Uma história que mudou o sentido da minha vida foi a do Bom Samaritano. Desde então, não passar ao lado sem dar importância, quando alguém precisa de ajuda se converteu na parte esencial da minha espiritualidade. Um simples exame de consciencia acontece ao começo da noite: pecado é passar ao lado. A esperança para o dia seguinte será poder fazer mais. É preciso perceber que os papéis podem mudar, que nem sempre somos nós os Samaritanos, mas que por vezes também nós necesitamos de ajuda. O caminho do missionário é um caminho com os demais e para os demais, demonstrando sempre muito respeito. O encontro com os outros é também o encontro com Deus. Como missinários somos servidores das pessoas e não simples servidores do culto.

Antes dese Capítulo a minha pergunta era: o que devo fazer nos anos de vida que me restam. À  mediada que o capítulo lentamente  ia avançando, procurei responder à pergunta sobre: o que é que Deus quer que a Congregação faça durante os próximos anos? Dou-me conta que a minha pergunta inicial mudou do que deveria fazer para o que Deus quer que eu faça durante os próximos anos. Isto provocou um giro fundamental no meu discernimento.

Sabemos que uma conversão autêntica só acontece se permitimos que o Senhor retome em nós o seu lugar central. “Todo o edificio se mantém firme em Jesus Cristo” (cf Ef. 2,19-22). O relato do evangelho sobre a dúvida de Tomé reflete perfeitamente o que tenho vivido durante os últimos dias. O convite a seguir a Jesus mais de perto atemoriza. Procurar evidências no trajeto faz parte disto. Contudo, para os que dão o salto, tudo termina com uma profunda profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus” (Beckett em Magnificat)

A condição para uma mudança autêntica é uma questão de espiritualidade:  “O primeiro desafio para a liderança verbita é ajudar os confrades a reencontrarem-se com a sua vocação”. Esta é uma das frases que me tocaram durante a jornada de reflexão de ontem. Uma espiritualidade vivida interculturalmente, também inspirada pelos leigos com quem trabalhamos e vivemos, pode ser uma contribuição única à vida dos povos onde trabalhamos. Como também me disse um dos capitulares: “esperemos que a svd permaneça fiel à sua visão profética, apesar do movimento regressivo e conservador da Igreja”.

Quase metade da minha vida  passei na Alemanha e a outra nas Filipinas. Trabalhar em favor da liberdade e da justiça, foi uma parte essencial do meu trabalho missionário. Caminhar com os pobres, leva muitas vezes o missionário a ver as coisas de forma diferente, e também a ter a coragem de fazer coisas de maneira pouco comum.

No ano passado, durante o meu 25º aniversário da minha ordenação sacerdotal, perguntei-me: “O que foi importante durante todos estes anos? O que é que continua a ser importante? O que é que continuará a ser importante no futuro? São três preguntas que não encontram uma resposta fácil, e contudo creio que vão juntas em três respostas básicas, que quero partilhar convosco.

Foi, é e será importante não deixar que a nossa fé permaneça a nível das reflexões e rituais religiosos; dar lugar à nossa consciência, ver as coisas de forma diferente, especialmente desde a perspetiva dos pobres e marginados, e depois atuar de forma nova juntamente com outros, incluindo confrades e leigos, que frequentemente conhecem a realidade muito melhor do que nós.

Foi, é será importante, que haja gente em todo o mundo que “faça sua” a necessidade de compromisso com os pobres, para resistir à tentação de se tornar indiferente, de não fazer nada ou de fazer as coisas sozinho; de fazer caminhada com as pessoas que não têm medo de fazer perguntas, e que não se conformarão com respostas falsas, que permaneçam como buscadores no caminho, acompanhados por quem (o Senhor) já percorreu o caminho, com o objetivo de vivenciar uma vida nova e melhor.

Permitam-me finalizar com uma citação de Deus caritas est: “Faremos com humildade aquilo que nos for possível, e com humildade confiaremos o resto ao Senhor. Quem governa o mundo é Deus, não nós. Oferecemos-Lhe o nosso serviço naquilo que podemos e até que Ele nos dê forças. Contudo, fazer o que está ao nosso alcance com as capacidades que temos, é a tarefa que mantém sempre ativo o servo bom de Jesus: “Urge-nos o amor de Cristo” (2Cor 5,14)






Sem comentários:

Enviar um comentário