domingo, 15 de julho de 2012




SEGUNDA,16 DE JULHO 2012


Deus, Rei e Juiz do universo
Salmo 95

Cantai ao Senhor um cântico novo, *
        cantai ao Senhor, terra inteira.
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome, *
        anunciai dia a dia a sua salvação.
Publicai entre as nações a sua glória, *
        em todos os povos as suas maravilhas.
O Senhor é grande e digno de louvor, *
        mais temível que todos os deuses.
Os deuses dos gentios não passam de ídolos, *
        foi o Senhor quem fez os céus.
Diante d’Ele, a honra e a majestade, *
        no seu templo, o poder e o esplendor.
Dai ao Senhor, ó família dos povos, *
        dai ao Senhor glória, e poder.
Dai ao Senhor a glória do seu nome, *
        levai-Lhe oferendas e entrai nos seus átrios.
Adorai o Senhor com ornamentos sagrados, *
        trema diante d’Ele a terra inteira.
Dizei entre as nações: «O Senhor é Rei». *
        Sustenta o mundo e ele não vacila, †
        governa os povos com equidade.
Alegrem-se os céus, exulte a terra, *
        ressoe o mar e tudo o que ele contém,
exultem os campos e quanto neles existe, *
        alegrem-se as árvores dos bosques,
Diante do Senhor que vem, *
        que vem para julgar a terra:
Julgará o mundo com justiça *
        e os povos com fidelidade.




“Há homens que lutam durante um dia e são bons; há outros que lutam durante um ano e são melhores; há ainda outros que lutam durante muitos anos e são muito bons; mas há os que lutam durante toda a vida e são os imprescindíveis”. Brecht



Senhora do Carmo



I. LITURGIA DA PALAVRA



Leitura do Livro de Isaías

Escutai a palavra do Senhor, chefes de Sodoma; dai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra: «De que Me servem os vossos inúmeros sacrifícios? – diz o Senhor – Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de vitelos; detesto o sangue de touros, cordeiros e cabritos. Quando vindes à minha presença, quem vos convidou a pisar os meus átrios? Deixai de Me trazer ofertas inúteis: o fumo do incenso Me repugna, não suporto as luas novas, os sábados, as assembleias, a impiedade das vossas festas. Abomino do íntimo da alma as vossas luas novas e as vossas solenidades, que se tornaram um peso para Mim e não as suporto mais. Quando levantais as mãos, desvio de vós o meu olhar. Ainda que multipliqueis as vossas preces, não lhes darei atenção, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, afastai dos meus olhos a malícia das vossas acções, deixai de praticar o mal e aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 49 (50), 8-9.16bc-17.21 e 23 

Refrão: A quem segue o caminho recto
darei a salvação de Deus.
Repete-se

Não é pelos sacrifícios que Eu te repreendo:
os teus holocaustos estão sempre na minha presença.
Não aceito os novilhos da tua casa
nem os cabritos do teu rebanho. Refrão

Como falas tanto na minha lei
e trazes na boca a minha aliança,
tu que detestas os meus ensinamentos
e desprezas as minhas palavras? Refrão

Fizeste isto e Eu calei-me;
pensaste que Eu era como tu.
Hei-de acusar-te e lançar-te tudo em rosto.
Honra-Me quem Me oferece um sacrifício de louvor,
a quem segue o caminho recto
darei a salvação de Deus. Refrão

ALELUIA Mt 5, 10
Refrão: Aleluia Repete-se

Bem-aventurados os que sofrem perseguição
por amor da justiça,
porque deles é o reino dos Céus. Refrão

EVANGELHO Mt 10, 34 - 11, 1
«Não vim trazer a paz, mas a espada».

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Não penseis que Eu vim trazer a paz à terra. Não vim trazer a paz, mas a espada. De facto, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora da sua sogra, de maneira que os inimigos do homem são os de sua casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não é digno de Mim. Quem encontrar a sua vida há-de perdê-la; e quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Quem vos recebe, a Mim recebe; e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. Quem recebe um profeta por ele ser profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo por ele ser justo, receberá a recompensa de justo. E se alguém der de beber, nem que seja um copo de água fresca, a um destes pequeninos, por ele ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa». Depois de ter dado estas instruções aos seus doze discípulos, Jesus partiu dali, para ir ensinar e pregar nas cidades daquela gente.

Palavra da salvação.



II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leitura: - A mensagem de Jesus será sinal de contradição: boa notícia para os pequenos e simples e má notícia para os exploradores e poderosos. A sua proposta aponta aponta claramente para o derrube dos poderes injustos e a um seguimento incondicional da sua pessoa: nem o amor pela família poderá estar acima do amor a Deus; a fidelidade a jesus, longe de descriminar, dará sentido às autênticas fidelidades. Por fim Jesus anima os que anunciam a sua mensagem, e aqueles que os acolherem não ficarão sem recompensa.

Meditação: -  Temos consciência que hoje carregar a cruz supõe romper com os sistemas e estruturas injustas do nosso tempo? Arriscamos nisto a nossa vida ou agimos segundo as conveniências dos inimigos ed Jesus?

 Oração: - Ajuda-me, Senhor, a seguir-te dia a dia no serviço e defesa dos mais fracos.
                                 
                                                  

III. AGENDA PAROQUIAL



MISSAS:


09.00 horas: - Almodôvar



INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
JULHO 2012

Intenção Geral:
Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições d e estabilidade e segurança.

Intenção Missionária:
Para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de Missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.  


IV – Acontecimentos do dia

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA
(Hoje em Fátima)

Maria, consagramos-te a Ti. A Ti entregamos a viagem que fizemos, os caminhos que somos.  Ti consagramos a chegada e a partida, o inverno e a primavera da vida; a força, a fraqueza a esperança em Movimento que dissemos ser.

Senhora, acolhe as nossas ousadias e os nossos medos, consola as nossas dores, esbate nos caminhos a forma frágil, o vazio que nos pesa. Sê-nos propícia e atende as preces de quem, neste lugar, percebe o Deus altíssimo, o Filho Unigénito, o Espírito Santo.

A Ti, Mãe, consagramos os dias e anoites do tempo incerto, que é o nosso, também teu, por herança da Humanidade. Muda o nosso coração e aceita-nos em Ti, Senhora dos Caminhos e da Consolação bendita.

Hoje em Fátima


Bispo de Leiria - Fátima durante a homilia:



Sem comentários:

Enviar um comentário