quinta-feira, 12 de julho de 2012




SEXTA, 13 DE JULHO 2012

                                                                                  
Juízo de Deus
Hab 3, 2-4.13a. 15-19
Senhor, eu ouvi a vossa mensagem *
        e enchi-me de temor.
Senhor, fazei reviver as vossas obras, *
        através dos tempos.
Através dos tempos manifestai-as; *
        na vossa ira, lembrai-Vos da misericórdia.
Deus vem de Temã, *
        o Santo vem do monte Fará.
A sua majestade cobre os céus *
        e a terra está cheia da sua glória.
O seu esplendor é como o sol, *
        as suas mãos espalham raios, †
        onde se oculta o seu poder.
Vós saístes para salvar o vosso povo, *
        para salvar o vosso Ungido.
Lançastes os vossos cavalos através do mar, *
        no turbilhão das águas imensas.
Ouvi e minhas entranhas estremeceram, *
        escutei e meus lábios tremeram.
A cárie penetrou-me nos ossos *
        e meus passos vacilaram.
Espero confiado o dia da aflição, *
        que virá sobre o povo que nos oprime.
Então a figueira não florescerá *
        e a vinha não dará fruto.
Faltará o azeite das oliveiras *
        e os campos não produzirão alimento.
Não mais haverá ovelhas nos apriscos, *
        nem gado nos estábulos.
Eu, porém, exultarei no Senhor, *
        alegrar-me-ei em Deus, meu Salvador.
O Senhor Deus é a minha força, *
        Ele dá aos meus pés a agilidade do veado
e me faz caminhar nas alturas, *
        ao cântico de salmos.
Laudes, Sexta, III semana



A pessoa que se levanta é mais admirável do que aquela que nunca caíu”.




I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I Os 14, 2-10

«Não chamaremos ‘nosso Deus’ à obra das nossas mãos»

Leitura da Profecia de Oseias

Assim fala o Senhor: «Israel, converte-te ao Senhor, teu Deus, porque foram os teus pecados que te fizeram cair. Vinde com palavras de súplica, voltai para o Senhor e dizei-Lhe: “Perdoai todas as nossas faltas e aceitai o dom que Vos oferecemos, a homenagem dos nossos lábios. Não é a Assíria que nos pode salvar; não montaremos mais a cavalo, nem chamaremos ‘Nosso Deus’ à obra das nossas mãos, porque só em Vós o órfão encontra piedade”. Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei generosamente, pois a minha ira afastou-se deles. Serei como orvalho para Israel, que florirá como o lírio e lançará raízes como o cedro do Líbano. Os seus ramos estender-se-ão ao longe, a sua opulência será como a da oliveira e a sua fragrância como a do Líbano. Voltarão a sentar-se à minha sombra, farão reviver o trigo; florescerão como a vinha, criarão fama como o vinho do Líbano. Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Sou Eu que o atendo e olho por ele. Sou como o cipreste verdejante: graças a Mim darás muito fruto». Quem for sábio entenderá estas palavras, quem for inteligente poderá compreendê-las. Porque são rectos os caminhos do Senhor: por eles caminham os justos e neles tropeçam os pecadores.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 50 (51), 3-4.8-9.12-13.14 e 17 (R. 17b)

Refrão: A minha boca proclamará o vosso louvor. Repete-se

Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia,
apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade
e purificai-me de todas as faltas. Refrão

Amais a sinceridade de coração
e fazeis-me conhecer a sabedoria no íntimo da alma.
Aspergi-me com o hissope e ficarei puro,
lavai-me e ficarei mais branco do que a neve. Refrão

Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade. Refrão

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação
e sustentai-me com espírito generoso.
Abri, Senhor, os meus lábios
e a minha boca cantará o vosso louvor. Refrão


ALELUIA Jo 16, 13a; 14, 26d

Refrão: Aleluia. Repete-se

Quando vier o Espírito da verdade,
Ele vos ensinará toda a verdade
e vos recordará tudo o que Eu vos disse. Refrão

EVANGELHO Mt 10, 16-23
«Não sereis vós a falar, mas o Espírito de vosso Pai»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos. Portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas sinagogas. Por minha causa, sereis levados à presença de governadores e reis, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em saber como falar nem com o que dizer, porque nessa altura vos será sugerido o que deveis dizer; porque não sereis vós a falar, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós. O irmão entregará à morte o irmão e o pai entregará o filho. Os filhos hão-de erguer-se contra os pais e causar-lhes a morte. E sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes de vir o Filho do homem».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leituras da missa

leitura – a MENSAGEM DE Jesus que é de paz e de amor atrairá a perseguição. O discípulo não é maior do que o Mestre, e a Ele também lhe agrada a fidelidade apesar a dor ou da morte. O discurso de Jesus é um pré-anúncio daquilo que lhe vai acontecer, mas é também de alento e de esperança. Anunciar a Boa Nova é um projeto de Deus, que dará fortaleza e confiança aos que nela se comprometem.

Meditação: Haverá esperança de salvação na medida em que, reconhecendo as nossas faltas e quedas, reconhecemos também quem é o Único que nos pode salvar (Oseas). Com o coração assim bem orientado, Deus como que debruça sobre nós e nos devolve a vida.

Oração: Que não adore a nada mais senão a Ti, Senhor! 
                                                  

III. AGENDA PAROQUIAL



MISSAS:

Almodôvar: 09.00 horas

+ João António Reis
+ António Valadas Lopes
Intenções do Movimento da Mensagem de Fátima
Filha
Esposa e filhas

Gomes Aires: 11 horas


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
JULHO 2012

Intenção Geral:
Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições d e estabilidade e segurança.

Intenção Missionária:
Para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de Missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.  


IV – Acontecimentos do dia





Sem comentários:

Enviar um comentário