terça-feira, 31 de julho de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAR

QUARTA 01 DE AGOSTO


A bondade de Deus e a maldade dos homens
Salmo 35
A maldade fala ao ímpio no seu coração, *
        a seus olhos não existe o temor de Deus,
mas a si próprio se ilude, *
        para não descobrir nem odiar a sua iniquidade.
As palavras da sua boca são más e enganosas, *
        deixou de pensar com sensatez e de fazer o bem.
Em seu leito maquina a iniquidade, *
        anda pelo mau caminho e não se afasta do mal.
Senhor, até aos céus se eleva a vossa bondade *
        e até às nuvens a vossa fidelidade.
A vossa justiça é como os montes altíssimos, †
os vossos juízos são como o abismo profundo. *
        Senhor, Vós salvais os homens e os animais.
Como é admirável, ó Deus, a vossa bondade: *
        à sombra das vossas asas se refugiam os homens.
Podem saciar-se da abundância da vossa casa *
        e Vós os inebriais com a torrente das vossas delícias.
Em Vós está a fonte da vida *
        e é na vossa luz que vemos a luz.
Conservai a vossa bondade aos que Vos conhecem *
        e a vossa justiça aos homens rectos de coração.
Não me calquem os pés do orgulhoso, *
        nem me afugente a mão do ímpio.
Sucumbiram os que praticavam a iniquidade *
        e, abatidos, não podem levantar-se.


Laudes, Terça – I semana



“O Reino de Deus não é primariamente um espaço ou uma população, mas a soberania de Deus que se exerce, a sua presença poderosa que se deve aceitar”.
Rafael Aguirre


S. AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, bispo e doutor da Igreja
Nota Histórica




Nasceu em Nápoles no ano 1696; obteve o doutorado em Direito Civil e Eclesiástico, recebeu a ordenação sacerdotal e fundou a Congregação do Santíssimo Redentor. Para fomentar entre o povo a vida cristã, dedicou-se à pregação e escreveu vários livros, sobretudo de teologia moral, matéria em que é considerado mestre insigne. Foi eleito bispo de Sant’Agata dei Goti, mas renunciou pouco depois ao cargo e morreu entre os seus, em Pagani, na Campânia, no ano 1787.

I. LITURGIA DA PALAVRA

LEITURA I Jer 15, 10.16-21

«Porque não tem fim a minha dor? Se quiseres voltar, estarás na minha presença».

Leitura do Livro de Jeremias

Como sou infeliz, minha mãe! Porque me trouxestes ao mundo? Sou um homem contestado e perseguido em toda a terra! Ninguém me deve e eu não devo nada a ninguém; e no entanto sou amaldiçoado por todos. Quando apareciam as vossas palavras, Senhor, eu tomava-as como alimento. A vossa palavra era o encanto e a alegria do meu coração, porque sobre mim foi invocado o vosso nome, Senhor, Deus do Universo. Nunca me sentei com os folgazões para me divertir; sob o peso da vossa mão sentei-me solitário, porque a vossa indignação enchia a minha alma. Porque não tem fim a minha dor, porque não tem cura a minha ferida? Vós sois para mim como o ribeiro enganador, em cujas águas não se pode confiar. Então o Senhor falou-me, dizendo: «Se quiseres voltar, Eu farei que voltes, para estares na minha presença. Se separares o metal das impurezas, tu serás como a minha boca. São eles que virão ter contigo e não tu a ir ao seu encontro. Farei de ti para este povo uma forte muralha de bronze: lutarão contra ti, mas não poderão vencer-te, porque Eu estou contigo para te proteger e salvar. Eu te livrarei das mãos dos malvados, Eu te salvarei do poder dos violentos».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 58 (59), 2-3.4-5a.10-11.17 (R. 17d)

Refrão: Sois o meu refúgio, Senhor,
no dia da minha tribulação.
Repete-se

Meu Deus, livrai-me dos inimigos,
protegei-me contra os meus agressores.
Defendei-me dos que praticam a iniquidade,
salvai-me dos homens sanguinários. Refrão

Armam ciladas para me tirar a vida,
conspiram contra mim homens poderosos.
Senhor, em mim não há crime nem pecado,
sem culpa minha correm a atacar-me. Refrão

Senhor, minha força, é para Vós que eu me volto,
sois Vós, ó Deus, o meu refúgio.
A bondade do meu Deus venha em meu auxílio
e me faça ver a derrota dos meus inimigos. Refrão

Eu cantarei, Senhor, a força do vosso poder,
de manhã louvarei a vossa bondade,
porque sois a minha fortaleza,
o meu refúgio no dia da tribulação. Refrão

ALELUIA Jo 15, 15b

Refrão: Aleluia Repete-se

Eu chamo-vos amigos, diz o Senhor,
porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
Refrão

EVANGELHO Mt 13, 44-46

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. O homem que o encontrou tornou a escondê-lo e ficou tão contente que foi vender tudo quanto possuía e comprou aquele campo. O reino dos Céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, foi vender tudo quanto possuía e comprou essa pérola».
Palavra da salvação.





II. LECTIO DIVINA

Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leitura: - Jer 15, 10.16-21: - A dúvida e o sofrimento interior do profeta é a dor de todos os que não encontram alegria no seu trabalho pelo reino de Deus, porque se sentem desacompanhados e incompreendidos. Deus pode, por vezes, parecer ausente ou mudo. Ao profeta Ele responde, para lhe dizer que só a confiança total n’Ele nos pode colocar no verdadeiro caminho da alegria e da paz.

Mt 13, 44-46: - «Vendeu tudo quanto possuía para comprar aquele campo». Jesus compara o reino de Deus a um tesouro escondido no campo e a uma pérola preciosa. O reino é o “único necessário”; só ele responde ao desejo mais profundo de realização do homem: imagem de Deus, o homem só n’Ele encontra o sentido da sua vida e a sua felicidade. Por isso, a novidade da descoberta do reino torna tudo o mais de interesse relativo. O reino merece todas as renúncias. (Ecclesia).

Meditação: - Ser evangelizador é deixar-se evangelizar! É a Palavra de Deus que nos julga e não o contrário. Será que a Palavra de Deus é o meu maior tesouro?

Oração: - Senhor, que eu nunca esqueça que para semear a Tu Palavra ela tem que crescer dentro de mim.

                                                  

III. AGENDA PAROQUIAL



Missas:

09.00 horas: Almodôvar


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
Agosto 2012

Intenção Geral:

OS PRESOS, PESSOAS COM DIGNIDADE
Para que os presos sejam tratados com justiça e seja respeitada a sua dignidade.

Intenção Missionária:

JOVENS EVANGELIZADORES
Para que os jovens, chamados ao seguimento de Cristo, se disponham a proclamar e testemunhar o Evangelho até aos confins da terra


IV – Acontecimentos do dia


Sem comentários:

Enviar um comentário