terça-feira, 10 de julho de 2012

Nova pasta




QUARTA, 11 DE JULHO 2012


Evocação das maravilhas
do Senhor
Salmo 76
Suba até Deus a minha voz e clame, *
        suba a minha voz até Deus, que me há-de ouvir.
No dia da minha tribulação recorri ao Senhor, *
        de noite, sem desfalecer ergui as minhas mãos. †
        A minha alma estava inconsolável.
Queria lembrar-me de Deus e soltava gemidos, *
        queria meditar e faltava-me o ânimo.
Não deixei que minhas pálpebras se fechassem; *
        fiquei perturbado, sem conseguir dizer palavra.
Pensei nos dias de outrora, *
        queria recordar os anos distantes.
Passei a noite a dialogar com o meu coração, *
        queria meditar e o meu espírito perguntava:
Continuará o Senhor para sempre ausente *
        e não mais voltará a ter compaixão?
Acaso se esgotou de vez a sua misericórdia *
        e foi revogada a promessa de geração em geração?
Ter-se-á Deus esquecido da sua bondade, *
        ou terá fechado com ira o seu coração?
E eu respondo: «O que me faz sofrer *
        é que tenha mudado a dextra do Altíssimo».
Recordarei os feitos gloriosos do Senhor, *
        quero recordar os antigos prodígios.
Quero lembrar todas as vossas façanhas *
        e meditar nas vossas obras.
Ó Deus, santos são os vossos caminhos. *
        Que divindade tão grande como o Senhor?
Vós sois o Deus que realiza maravilhas, *
        que manifestou entre as nações o seu poder.
Resgatastes o vosso povo com o vosso braço, *
        os filhos de Jacob e de José.
Viram-Vos as águas, Senhor, *
        viram-Vos as águas e tremeram; †
        até os abismos estremeciam.
As nuvens desfizeram-se em água, *
        ressoaram as profundezas do céu, †
        cruzavam-se as vossas setas.
Como o rodar dum carro era o fragor do vosso trovão, *
        os relâmpagos iluminaram o universo, †
        a terra vacilou e tremeu.
Abristes o caminho através do mar, *
        uma rota no fundo das águas †
        e ninguém descobriu os vossos vestígios.
Conduzistes o vosso povo como rebanho, *
        pela mão de Moisés e Aarão.
                                               Laudes, Quarta, II semana


Não sonhes a tua vida. Vive os teus sonhos
S. BENTO


S. BENTO
Nota Histórica
Nasceu em Núrsia (Úmbria) cerca do ano 480; estudou em Roma; começou a praticar vida eremítica em Subiaco, onde reuniu um grupo de discípulos, e passou mais tarde para Montecassino. Aí fundou um célebre mosteiro e escreveu a regra, cuja difusão lhe valeu o título de patriarca do monaquismo ocidental. Morreu no dia 21 de Março de 547; mas já desde os fins do séc. VIII, em muitas regiões começou a celebrar-se a sua memória neste dia.


I. LITURGIA DA PALAVRA

S.BENTO
MISSA.

LEITURA I Prov 2, 1-9

«Inclina o coração para a verdade»

Leitura do Livro dos Provérbios

Meu filho, se aceitares as minhas palavras e guardares os meus preceitos, dando ouvidos à sabedoria e inclinando o coração para a verdade; se invocares a inteligência e chamares a prudência; se a procurares como a prata e a buscares como um tesouro, então compreenderás o temor do Senhor e alcançarás o conhecimento de Deus. Porque é o Senhor que dá a sabedoria, da sua boca procedem o saber e a prudência. Ele reserva aos homens retos a sua proteção, é um escudo para os que vivem honestamente. Ele protege os caminhos da justiça, guarda os passos dos seus fiéis. Então compreenderás a justiça e o direito,  a retidão e todos os caminhos da felicidade.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 33 (34), 2-3.4-5.6-7.8-9.10-11

Refrão: Em todo o tempo e lugar bendirei o Senhor.
Ou: Saboreai e vede como o Senhor é bom.


A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca.
A minha alma gloria-se no Senhor,
escutem e alegrem-se os humildes.

Enaltecei comigo o Senhor
e exaltemos juntos o seu nome.
Procurei o Senhor e Ele atendeu-me,
libertou-me de toda a ansiedade.

Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes,
o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.
Este pobre clamou e o Senhor o ouviu,
salvou-o de todas as angústias.

O Anjo do Senhor protege os que O temem
e defende-os dos perigos.
Saboreai e vede como o Senhor é bom:
feliz o homem que n’Ele se refugia.

Temei o Senhor, vós os seus fiéis,
porque nada falta aos que O temem.
Os poderosos empobrecem e passam fome,
aos que procuram o Senhor não faltará riqueza alguma.

ALELUIA Mt 5, 3

Refrão: Aleluia. Repete-se

Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o reino dos Céus. Refrão


EVANGELHO Mt 19, 27-29

«É mais fácil passar um camelo pelo fundo duma agulha
do que um rico entrar no reino de Deus»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Pedro a Jesus: «Nós deixámos tudo para Te seguir. Que recompensa teremos?». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: No mundo renovado, quando o Filho do homem vier sentar-Se no seu trono de glória, também vós que Me seguistes vos sentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna».

Palavra da salvação.

II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leituras da missa

leitura Jesus convoca os doze e dá-lhes autoridade para curarem todo o tipo de doenças. O número doze é importante para o Povo de Israel porque é o número das tribos que o compõem. Este grupo de Jesus, a totalidade e universalidade do novo Israel. Todos eles são diferentes quanto à sua origem, ao seu estado social e mesmo quanto à ideologia política. Mas Jesus dá unididade a esse grupo que chamou.

Meditação: Na nossa Igreja muitos somos os chamados e quase todos de diferentes condições. Esta questão não pode provocar distinção ou separação, mas sim riqueza pela aportação que cada um possa trazer para o bem comum, que cada um não vale só pelo que é individualmente, mas pelo que em comum pode colaborar a favor dos que, por qualquer motivo, estejam longe de Deus.

Oração: Senhor nosso Deus, concedei-nos que, preferindo a todas as coisas o vosso amor, avancemos de pelo caminho dos vossos mandamentos 
    
                                                  

III. AGENDA PAROQUIAL



MISSAS:

Almodôvar: 09.00 horas

+ Silvina Gil, Manuel Mestre
+ Manuel Dias Anica
+ Rosália Teresa Jacinta e marido
Filhos
Esposa e filhos
Irmãs


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
JULHO 2012

Intenção Geral:
Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições d e estabilidade e segurança.

Intenção Missionária:
Para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de Missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.  


IV – Acontecimentos do dia



Sem comentários:

Enviar um comentário