quarta-feira, 11 de julho de 2012




QUINTA, 12 DE JULHO 2012


Elogio da lei divina
Salmo 118, 65-72

Tratastes com bondade, Senhor, o vosso servo, *
        segundo a vossa palavra.
Ensinai-me o bem, o discernimento e a ciência, *
        porque tenho fé nos vossos mandamentos.
Errei antes de ser atribulado, *
        agora cumpro a vossa palavra.
Vós sois bom e generoso, *
        ensinai-me os vossos decretos.
Com mentiras me difamam os arrogantes, *
        mas eu guardo os vossos preceitos de todo o coração.
O seu coração tornou-se insensível, *
        mas eu ponho as minhas delícias na vossa lei.
Foi bom para mim ter sido humilhado, *
        para aprender os vossos decretos.
Para mim vale mais a lei da vossa boca *
        do que milhões em ouro e prata.
Hora intermédia. Quinta, II Semana


Ama todo o mundo não por interesse, mas por Deus” Mary Ward




I. LITURGIA DA PALAVRA

LEITURA I Os 11, 1-4.8c-9

«O meu coração agita-se dentro de mim»

Leitura da Profecia de Oseias

Eis o que diz o Senhor: «Quando Israel era ainda criança, já Eu o amava; e, para o fazer sair do Egipto, chamei o meu filho. Mas quanto mais Eu os chamava, mais eles se afastavam de Mim. Ofereciam sacrifícios a Baal e queimavam incenso aos ídolos. Contudo, Eu ensinava Efraim a andar e trazia-o nos braços; mas não compreenderam que era Eu quem cuidava deles. Atraía-os com laços humanos, com vínculos de amor. Tratava-os como quem pega um menino ao colo, inclinava-Me para lhes dar de comer. O meu coração agita-se dentro de Mim, estremece de compaixão. Não cederei ao ardor da minha ira, nem voltarei a destruir Efraim. Porque Eu sou Deus e não homem, sou o Santo no meio de ti e não venho para destruir».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 79 (80), 2ac e 3b. 15-16 (R. 4b)

Refrão: Mostrai-nos, Senhor, o vosso rosto e seremos salvos. Repete-se

Pastor de Israel, escutai,
Vós que estais sentado sobre os Querubins, aparecei.
Despertai o vosso poder
e vinde em nosso auxílio. Refrão

Deus dos Exércitos, vinde de novo,
olhai dos céus e vede, visitai esta vinha.
Protegei a cepa que a vossa mão direita plantou,
o rebento que fortalecestes para Vós. Refrão

ALELUIA Mc 1, 15 

Refrão: Aleluia Repete-se

Está próximo o reino de Deus:
arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Refrão

EVANGELHO Mt 10, 7-15

«Recebestes de graça; dai de graça»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus Apóstolos: «Ide e proclamai que está próximo o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça; dai de graça. Não adquirais ouro, prata ou cobre, para guardardes nas vossas bolsas; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; porque o trabalhador merece o seu sustento. Quando entrardes em alguma cidade ou aldeia, procurai saber de alguém que seja digno e ficai em sua casa até partirdes daquele lugar. Ao entrardes na casa, saudai-a, e se for digna, desça a vossa paz sobre ela; mas se não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber nem ouvir as vossas palavras, saí dessa casa ou dessa cidade e sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância, no dia do Juízo, para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade».

Palavra da salvação.

II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


leitura – São enviados a anunciar o Reino e a trabalhar para aliviar os sofrimentos, darão de graça o que receberam de graça e viverão como viveu Jesus: na pobreza, na disponibilidade e na entrega ao Pai. São as instruções concretas de como realizar a missão, tendo como objetivo revelar a presença do Reino.

Meditação: Os sinais da presença do reino não se ficam pelas palavras; são, sobretudo, gestos concretos e realizados gratuitamente. O sinal principal será de acolher os excluídos, fazendo crescer a confiança no partilhar e potenciar a paz na comunidade.

Oração: Deus de bondade infinita, dai aos vossos fiéis uma santa alegria, para que possam chegar à felicidade eterna..
     
                                                  

III. AGENDA PAROQUIAL



MISSAS:

Almodôvar: 09.00 horas.


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
JULHO 2012

Intenção Geral:
Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições d e estabilidade e segurança.

Intenção Missionária:
Para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de Missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.  


IV – Acontecimentos do dia




Sem comentários:

Enviar um comentário