sábado, 7 de julho de 2012




DOMINGO, 08 DE JULHO 2012



Congregação do Verbo Divino
Concelebração do Vice-Geral com o novo conselho:



_______________________________


Louvai o Senhor
Salmo 150
Louvai o Senhor no seu santuário, *
        louvai-O no seu majestoso firmamento.
Louvai-O pela grandeza das suas obras, *
        louvai-O pela sua infinita majestade.
Louvai-O ao som da trombeta, *
        louvai-O ao som da lira e da cítara.
Louvai-O com o tímpano e com a dança, *
        louvai-O ao som da harpa e da flauta.
Louvai-O com címbalos sonoros, *
        louvai-O com címbalos retumbantes. †
        Tudo quanto respira louve o Senhor.

                                                                      Laudes, Domingo, II Semana


“O justo está perto das pessoas, mas o misericordioso está perto de Deus”





I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURAS DA MISSA

LEITURA I Ez 2, 2-5

«São uma casa de rebeldes,
mas saberão que há um profeta no meio deles»



Leitura da Profecia de Ezequiel

Naqueles dias, o Espírito entrou em mim e fez-me levantar. Ouvi então Alguém que me dizia: «Filho do homem, Eu te envio aos filhos de Israel, a um povo rebelde que se revoltou contra Mim. Eles e seus pais ofenderam-Me até ao dia de hoje. É a esses filhos de cabeça dura e coração obstinado que te envio, para lhes dizeres: ‘Eis o que diz o Senhor’. Podem escutar-te ou não – porque são uma casa de rebeldes –, mas saberão que há um profeta no meio deles».

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 122 (123), 1-2a.2bcd.3-4 (R. 2cd)

Refrão: Os nossos olhos estão postos no Senhor,
até que Se compadeça de nós. Repete-se

Levanto os meus olhos para Vós,
para Vós que habitais no Céu,
como os olhos do servo
se fixam nas mãos do seu senhor. Refrão

Como os olhos da serva
se fixam nas mãos da sua senhora,
assim os nossos olhos
se voltam para o Senhor nosso Deus,
até que tenha piedade de nós. Refrão

Piedade, Senhor, tende piedade de nós,
porque estamos saturados de desprezo.
A nossa alma está saturada do sarcasmo
dos arrogantes
e do desprezo dos soberbos. Refrão

LEITURA II 2 Cor 12, 7-10

«Gloriar-me-ei nas minhas fraquezas,
para que habite em mim o poder de Cristo»

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios

Irmãos: Para que a grandeza das revelações não me ensoberbeça, foi-me deixado um espinho na carne, – um anjo de Satanás que me esbofeteia – para que não me orgulhe. Por três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas Ele disse-me: «Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se manifesta todo o meu poder». Por isso, de boa vontade me gloriarei das minhas fraquezas, para que habite em mim o poder de Cristo. Alegro-me nas minhas fraquezas, nas afrontas, nas adversidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor de Cristo, porque, quando sou fraco, então é que sou forte.

Palavra do Senhor.

ALELUIA cf. Lc 4, 18

Refrão: Aleluia. Repete-se
O Espírito do Senhor está sobre mim:
Ele me enviou a anunciar o Evangelho aos pobres. Refrão

EVANGELHO Mc 6, 1-6

«Um profeta só é desprezado na sua terra»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se à sua terra e os discípulos acom¬panharam-n’O. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos? Não é Ele o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão as suas irmãs aqui entre nós?». E ficavam perplexos a seu respeito. Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa». E não podia ali fazer qualquer milagre; apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. Estava admirado com a falta de fé daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando.

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –
1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leituras da missa

leitura  De muitos modos Deus tem falado ao seu povo. Os profetas foram, no Antigo Testamento, um dos meios pelos quais Deus lhe falou. Mas nem sempre é fácil, porque nem sempre é cómodo, escutar os profetas de Deus. A palavra de Deus que eles transmitem pede atenção, escuta, obediência, fidelidade, atitudes que nem sempre foram fáceis ao povo de Deus. Mas, a vingança (!) de Deus foi enviar-lhe, por fim, o Profeta, que foi o seu próprio Filho.

S. Paulo é exemplo do homem verdadeiramente humilde, aquele que sabe reconhecer os dons de Deus, sobretudo quando eles triunfam das suas fraquezas. Forte só Deus, e o homem que n’Ele se apoia, n’Ele confia, a Ele atribui todo o bem e d’Ele espera tudo o que lhe falta. Tanto mais se enaltece a graça de Deus, quanto maior é a fraqueza de que ela triunfa

evangelho:
- O último dos Profetas foi o próprio Filho de Deus, Jesus. Mais do que Profeta, porque Ele, não só anunciou a palavra de Deus, mas Ele próprio é a Palavra do Pai, e veio a este mundo precisamente para ser a Palavra de Deus no meio dos homens. Apesar disso, os seus próprios compatriotas desprezaram-n’O. Era para eles apenas um vizinho, todos Lhe conheciam a história, e facilmente desprezamos o que só conhecemos por fora. Outros, ao longe, hão-de acreditar n’Ele, e, por Ele, chegar ao Pai.

Meditação: São cada vez mais, crentes e não crentes, que procuram estar com os que nada têm, que deixam tudo para tornar este mundo um mundo melhor. Cada um se julga uma gota no oceano de tantas necessidades. Muitos o fazem porque sabem que agindo assim estão a pôr em prática o mandato do Senhor de ir em Seu nome ao encontro das pessoas. Isto acontece por que cada vez mais são os que se poem a escutar a Palavra de Deus.

Oração: Senhor, ajuda-nos a decidir-nos a favor dos mais fracos…


                          
                            III. AGENDA PAROQUIAL


MISSAS:
Almodôvar: 10.30 horas
Rosário: 10.30 horas
Aldeia dos Fernandes: 12.00 horas
Santa Clara:12.00 horas
Gomes Aires; 15.00 horas
São Barnabé: 15.30 horas


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
JULHO 2012

Intenção Geral:
Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições d e estabilidade e segurança.

Intenção Missionária:
Para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de Missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.  



IV – Acontecimentos do dia



FOTO DOS DOIS CONSELHOS: O CESSANTE E O NOVO


Sem comentários:

Enviar um comentário