quinta-feira, 5 de julho de 2012




SEXTA, O6 DE JULHO 2012

Pe. José Antunes 
nOVO cONSELHEIRO gERAL




pE. aRLINDO DIAS
rEELEITO cONSELHEIRO gERAL




_______________________________


Implorar misericórdia de Deus
Salmo 50
Compadecei-vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade, *
        pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade *
        e purificai-me de todas as faltas.
Porque eu reconheço os meus pecados *
        e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
Pequei contra Vós, só contra Vós, *
        e fiz o mal diante dos vossos olhos.

Assim é justa a vossa sentença *
        e recto o vosso julgamento.
Porque eu nasci na culpa *
        e minha mãe concebeu-me em pecado.
Amais a sinceridade de coração *
        e fazeis-me conhecer a sabedoria no íntimo da alma.
Aspergi-me com o hissope e ficarei puro, *
        lavai-me e ficarei mais branco do que a neve.
Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria *
        e estremeçam meus ossos que triturastes.
Desviai o vosso rosto das minhas faltas *
        e purificai-me de todos os meus pecados.
Criai em mim, ó Deus, um coração puro *
        e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença *
        e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.
Dai-me de novo a alegria da vossa salvação *
        e sustentai-me com espírito generoso.
Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos *
        e os transviados hão-de voltar para Vós.
Ó Deus, meu Salvador, livrai-me do sangue derramado *
        e a minha língua proclamará a vossa justiça.
Abri, Senhor, os meus lábios *
        e a minha boca anunciará o vosso louvor.
Não é do sacrifício que Vos agradais,*
        e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis.
Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido: *
        não desprezareis, Senhor, um espírito humilhado e contrito.
Pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, *
        reconstruí os muros de Jerusalém.
Então Vos agradareis dos sacrifícios devidos, †
oblações e holocaustos, *
        então serão oferecidas vítimas sobre o vosso altar.


                                                                      Laudes, Sexta, primeira semana



“O justo está perto das pessoas, mas o misericordioso está perto de Deus”


Santa maria Gorretti
Nota Histórica

Nasceu em Corinaldo (Itália) no ano 1890 de família humilde. Passou uma infância dura em Nettuno, ajudando sua mãe na lide doméstica; pela sua índole piedosa, recorria assiduamente à oração. No ano 1902, em defesa da sua castidade, preferiu morrer a manchar a sua alma, e por isso morreu apunhalada.



I. LITURGIA DA PALAVRA



LEITURAS DA MISSA

LEITURA I  Am 8, 4-6.9-12

«Mandarei a fome sobre a terra:
não será fome de pão, mas fome de ouvir a palavra do Senhor»

Leitura da Profecia de Amós

Escutai bem, vós que espezinhais o pobre e quereis eliminar os humildes da terra. Vós dizeis: «Quando passará a lua nova, para podermos vender o nosso grão? Quando chegará o fim de sábado, para podermos abrir os celeiros de trigo? Faremos a medida mais pequena, aumentaremos o preço, arranjaremos balanças falsas. Compraremos os necessitados por dinheiro e os indigentes por um par de sandálias. Venderemos até as cascas do nosso trigo». Diz o Senhor Deus: «Eis o que há-de acontecer naquele dia: Eu farei que o sol se ponha ao meio-dia e em pleno dia escurecerei a terra. Mudarei em luto as vossas festas e em lamentações os vossos cânticos. Porei o cilício em todos os flancos e tonsura em todas as cabeças. Imporei luto como por um filho único e o seu fim será como um dia amargo». «Dias virão – diz o Senhor Deus – em que mandarei a fome sobre a terra: não será fome de pão, nem sede de água, mas fome de ouvir a palavra do Senhor. Irão cambaleando de um ao outro mar, irão sem rumo do Norte até ao Oriente, à procura da palavra do Senhor, mas não a poderão encontrar».

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 118 (119), 2 e 10.20 e 30.40 e 131 (R. Mt 4, 4)

Refrão: Nem só de pão vive o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Repete-se

Felizes os que observam as ordens do Senhor
e O procuram de todo o coração.
De todo o coração Vos procuro, Senhor,
não me deixeis afastar dos vossos mandamentos. Refrão

A minha alma suspira
por cumprir sempre a vossa vontade.
Escolhi o caminho da verdade
e decidi-me pelos vossos juízos. Refrão

Vede como amo os vossos preceitos:
fazei-me viver segundo a vossa justiça.
Eu abro a minha boca e aspiro,
porque estou ávido dos vossos mandamentos. Refrão


ALELUIA Mt 11, 28

Refrão: Aleluia Repete-se
Vinde a Mim,
vós todos que andais cansados e oprimidos,
e Eu vos aliviarei, diz o Senhor. Refrão

EVANGELHO Mt 9, 9-13

«Não são os que têm saúde que precisam do médico.
Prefiro a misericórdia ao sacrifício»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?». Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: ‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –
1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leituras da missa

leitura – evangelho: - A misericórdia de Deus é a grande revelação que Jesus nos veio fazer. Mas é certamente esta a revelação que temos maior dificuldade em compreender. Por isso, o ser misericordiosos é também a atitude que temos mais dificuldade em manifestar para com os nossos irmãos. Somos mais facilmente justiceiros do que misericordiosos. Por isso, somos tão pouco cristãos!

Meditação: São cada vez mais, crentes e não crentes, que procuram estar com os que nada têm, que deixam tudo para tornar este mundo um mundo melhor. Cada um se julga uma gota no oceano de tantas necessidades. Muitos o fazem porque sabem que agindo assim estão a pôr em prática o mandato do Senhor de ir em Seu nome ao encontro das pessoas. Isto acontece por que cada vez mais são os que se poem a escutar a Palavra de Deus.
Oração: Senhor, ajuda-nos a decidir-nos a favor dos mais fracos…


                          
                            III. AGENDA PAROQUIAL



MISSAS:
Almodôvar: 09.00 horas
Intenção do Movimento do Apostolado da Oração


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
JULHO 2012

Intenção Geral:
Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições d e estabilidade e segurança.

Intenção Missionária:
Para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de Missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.  




IV – ACONTECIMENTOS DO DIA




O GOVERNO DA CONGREGAÇÃO DO VERBO DIVINO

Está completo o Governo da Congregação do Verbo Divino. Contamos publicar em breve a foto oficial de todo o elenco. A multi-culturalidade é um facto. Mas também, e ainda bem, a Igreja da Ásia está surgindo com muita evidência. Mesmo entre nós se está observando o "regresso das caravelas".


Pe. Paulus Budi Kleden nasceu em 1965 em Waibalun, diocese de Larantuka – Indonésia. Depois  de estudar filosofia e teologia em Ledalero e São Gabriel – Austria, foi ordenado sacerdote em 1993, recebendo a Suíça como primeiro destino missionário. Doutorou-se em Teologia Sistemática na Alemanha. Regressado a Ledalero trabalhou como formador, acumulando o cargo de Conselheiro Provincial a partir de 2005.

O Irmão Guy Mazola é de Bagata, diocese de Kenge, Congo, onde nasceu em 1962. Fez os votos perpétuos em 1992 e trabalha na pátria, o Congo. Foi assistente do Mestre de Noviços nas Filipinas e trabalhou nas Filipas Central até 1998. De 2003 a 2010 foi coordenador dos formadores no Congo e ainda conselheiro Provincial. Desde 2007 que desempenha o cargo de coordenador zonal na área de formação. A partir de2009 foi chefe de edição de VERBUM BILBLE EM Kinshasa – Congo




Sem comentários:

Enviar um comentário