sexta-feira, 27 de julho de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAR

SÁBADO, 28 DE JULHO


                              
Louvor a Deus Criador
Salmo 91
É bom louvar o Senhor *
        e cantar salmos ao vosso nome, ó Altíssimo;
proclamar pela manhã a vossa bondade *
        e durante a noite a vossa fidelidade,
ao som da harpa e da lira *
        e com as melodias da cítara.
Vós me alegrastes, Senhor, com as vossas maravilhas, *
        exulto com a obra das vossas mãos.
Como são grandes, Senhor, as vossas obras *
        e insondáveis os vossos desígnios!
O homem insensato não entende estas coisas *
        e o ignorante não as compreende.
Ainda que os ímpios cresçam como a erva †
e floresçam todos os malfeitores, *
        estão destinados à perdição eterna.
Vós, porém, Senhor, *
        sois o Altíssimo por todo o sempre.
Vossos inimigos, Senhor, *
        vossos inimigos hão-de perecer, †
        serão dispersos todos os que praticam o mal.
Exaltastes a minha força como a do búfalo, *
        ungistes-me com óleo puríssimo.
Os meus olhos fitam com desdém os meus inimigos *
        e os meus ouvidos ouvem falar †
        dos que se insurgem contra mim.
O justo florescerá como a palmeira, *
        crescerá como o cedro do Líbano;
plantado na casa do Senhor, *
        florescerá nos átrios do nosso Deus.
Mesmo na velhice dará o seu fruto, *
        cheio de seiva e de vigor,
para proclamar que o Senhor é justo; *
        n’Ele, que é o meu refúgio, não há iniquidade.
.
.
Laudes,  Sábado  – IV semana



São mais necessários os profetas do que os pregadores”



I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I  Jer 7, 1-11

«Será porventura um covil de ladrões esta casa onde é invocado o meu nome?»

Leitura do Livro de Jeremias

Palavra que o Senhor dirigiu ao profeta Jeremias: «Vai à entrada do templo do Senhor e proclama ali a seguinte mensagem: Escutai a palavra do Senhor, vós todos, homens de Judá, que entrais por estas portas para adorar o Senhor. Assim fala o Senhor do Universo, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas ações e Eu vos deixarei habitar neste lugar. Não vos fieis em palavras enganadoras, dizendo: ‘É o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!’. Mas se endireitardes os vossos caminhos e corrigirdes as vossas obras, se praticardes a justiça uns para com os outros, se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão e a viúva, se não derramardes neste lugar sangue inocente, se não seguirdes outros deuses para vossa desgraça, então vos deixarei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais desde há muito e para sempre. Mas vós fiais-vos em palavras enganadoras que para nada servem. Assim podeis roubar, matar, cometer adultério, jurar falso, queimar incenso a Baal, seguir deuses estrangeiros que não conheceis. Depois vindes aqui apresentar-vos diante de Mim, nesta casa em que é invocado o meu nome, e dizeis: ‘Estamos salvos’, para voltar a cometer todas essas abominações. Será porventura um covil de salteadores esta casa onde é invocado o meu nome? Eu também vi tudo isto».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 83 (84), 3.4.5-6a e 8a.11

Refrão: Como é agradável a vossa morada, Senhor do Universo! Repete-se

A minha alma suspira ansiosamente
pelos átrios do Senhor.
O meu ser e a minha carne
exultam no Deus vivo. Refrão

Até as aves do céu encontram abrigo
e as andorinhas um ninho para os seus filhos,
junto dos vossos altares, Senhor dos Exércitos,
meu Rei e meu Deus. Refrão

Felizes os que moram em vossa casa:
podem louvar-Vos continuamente.
Felizes os que em Vós encontram a sua força,
os que caminham para ver a Deus em Sião. Refrão

Um dia em vossos átrios
vale por mais de mil longe de Vós.
Antes quero ficar no vestíbulo da casa do meu Deus,
do que habitar nas tendas dos pecadores. Refrão

ALELUIA Tg 1, 21bc

Refrão: Aleluia Repete-se

Acolhei docilmente a palavra em vós plantada,
que pode salvar as vossas almas. Refrão

EVANGELHO Mt 13, 24-30

«Deixai-os crescer ambos até à ceifa»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus disse às multidões mais esta parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e começou a espigar, apareceu também o joio. Os servos do dono da casa foram dizer-lhe: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem então o joio?’. Ele respondeu-lhes: ‘Foi um inimigo que fez isso’. Disseram-lhe os servos: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’. ‘Não!  disse ele  não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo. Deixai-os crescer ambos até à ceifa e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar; e ao trigo, recolhei-o no meu celeiro’».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA

Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leitura: - A parábola do trigo e do joio vem mostrar-nos que o bem e o mal andarão sempre de mistura, durante os dias desta vida; mas também que Deus nunca abandona este mundo, antes o tem em suas mãos, e, por fim, Ele próprio saberá salvar o bem do meio de todo o mal que, porventura, o envolva. Este julgamento começa agora já, na medida em que a palavra de Deus vai apontando a cada um o caminho da salvação e afastando-o do caminho da perdição.

Meditação: - Ontem nos perguntamos que tipo de terra somos, ao escutar a Palavra. Hoje somos convidados a pensar que tipo de semente semeamos. Atenção aos testemunho!
Oração: - Senhor, que eu nunca esqueça que para semear a Tua Palavra ela tem que crescer dentro de mim.
                                                  

III. AGENDA PAROQUIAL




MISSAS:


09.00 horas: Almodôvar
15.00 horas: Graça de Padrões
16.00 horas: Semblana
17.00 hora: A dos Neves (Rosário)
18.00 horas: Almodôvar

Outras atividades:
11.00 horas: Batismo em Almodôvar e Faro (Conceição
13.30horas: Casamento - Rosário


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
JULHO 2012

Intenção Geral:
Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições d e estabilidade e segurança.

Intenção Missionária:
Para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de Missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.  


IV – Acontecimentos do dia




1 comentário:

  1. Obriga sr. Padre Valente pela maravilhosa cerimónia de batismo do Guilherme e por se ter deslocado de propósito a Faro.

    Todos gostaram muito da missa , incluindo nós.

    Felicidades e parabéns pelo blog.

    Cumprimentos,
    Anabela, Luis e Guilherme Gonçalves

    ResponderEliminar