PARÓQUIAS
DE NISA
Sábado,
28 de setembro de 2019
Sábado da XXV semana do
tempo comum
Santa
Maria no Sábado – MF
S. Venceslau, mártir – MF
SS. Lourenço Ruiz e Companheiros, mártires – MF
Verde ou br. ou verm. – Ofício da féria ou da memória.
Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18).
L 1 Zac 2, 5-9. 14-15a; Sal Jer 31, 10. 11-12ab. 13
Ev Lc 9, 43b-45
* Na Ordem Agostiniana – BB. Pedro de Zúñiga, presbítero, e Companheiros, mártires do Japão – MO
* Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Inocêncio de Berzo, presbítero, da I Ordem – MF
* Na Ordem de São Domingos – Ss. Domingos Ibáñez de Erquicia, presbítero e Lourenço Ruiz, leigo, e Companheiros, mártires do Japão – MO
* Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – I Vésp. de S. Miguel.
* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.
MISSA
ANTÍFONA
DE ENTRADA
Eu sou a salvação do meu povo, diz o Senhor.
Quando chamar por Mim nas suas tribulações,
Eu o atenderei e serei o seu Deus para sempre.
ORAÇÃO COLECTA
Senhor, que fizestes consistir a plenitude da lei
no vosso amor e no amor do próximo,
dai-nos a graça de cumprirmos este duplo mandamento,
para alcançarmos a vida eterna.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
LEITURA I (anos ímpares) Zac 2, 5-9.14-15a
«Eu venho habitar no meio de ti»
Leitura da Profecia de Zacarias
Eu sou a salvação do meu povo, diz o Senhor.
Quando chamar por Mim nas suas tribulações,
Eu o atenderei e serei o seu Deus para sempre.
ORAÇÃO COLECTA
Senhor, que fizestes consistir a plenitude da lei
no vosso amor e no amor do próximo,
dai-nos a graça de cumprirmos este duplo mandamento,
para alcançarmos a vida eterna.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
LEITURA I (anos ímpares) Zac 2, 5-9.14-15a
«Eu venho habitar no meio de ti»
Leitura da Profecia de Zacarias
Levantei os olhos e vi um homem que tinha na mão um cordel de medir. Eu perguntei-lhe: «Aonde vais?». Ele respondeu-me: «Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento». Quando o Anjo que me falava se adiantou, outro Anjo veio ao seu encontro e disse-lhe: «Corre e vai dizer a esse jovem: Jerusalém deverá ficar sem muros, por causa da multidão de homens e animais que haverá nela. E Eu serei para ela __ diz o Senhor __ uma muralha de fogo à sua volta e no meio dela serei a sua glória. Exulta e alegra-te, filha de Sião, porque Eu venho habitar no meio de ti – oráculo do Senhor. Nesse dia, muitas nações hão-de aderir ao Senhor. Serão o meu povo e Eu habitarei no meio de ti».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Jer 31, 10.11-12ab.13 (R. 10d)
Refrão: Como o pastor guarda o seu rebanho,
assim nos guarda o Senhor. Repete-se
Escutai, ó povos, a palavra do Senhor,
e anunciai-a às ilhas distantes:
Aquele que dispersou Israel vai reuni-lo
e guardá-lo como um pastor ao seu rebanho. Refrão
O Senhor resgatou Jacob
e libertou-o das mãos do seu dominador.
Regressarão com brados de alegria ao monte Sião,
acorrendo às bênçãos do Senhor. Refrão
A virgem dançará alegremente,
exultarão os jovens e os velhos.
Converterei o seu luto em alegria
e a sua dor será mudada em consolação e júbilo. Refrão
ALELUIA cf. 2 Tim 1, 10
Refrão: Aleluia. Repete-se
Jesus Cristo, nosso Salvador, destruiu a morte
e fez brilhar a vida por meio do Evangelho. Refrão
EVANGELHO Lc 9, 43b-45
«O Filho do homem vai ser entregue.
Eles tinham medo de O interrogar sobre tal assunto»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, estavam todos admirados com tudo o que Jesus fazia. Então Ele disse aos discípulos: «Escutai bem o que vou dizer-vos. O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens». Eles, porém, não compreendiam aquelas palavras; eram misteriosas para eles e não as entendiam. Mas tinham medo de O interrogar sobre tal assunto.
Palavra da salvação.
ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai benignamente, Senhor, os dons da vossa Igreja,
para que receba nestes santos mistérios
os bens em que pela fé acredita.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 118, 4-5
Promulgastes, Senhor,
os vossos preceitos para se cumprirem fielmente.
Fazei que os meus passos sejam firmes
na observância dos vossos mandamentos.
Ou Jo 10, 14
Eu sou o Bom Pastor, diz o Senhor;
conheço as minhas ovelhas
e as minhas ovelhas conhecem-Me.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Sustentai, Senhor, com o auxílio da vossa graça
aqueles que alimentais nos sagrados mistérios,
para que os frutos de salvação
que recebemos neste sacramento
se manifestem em toda a nossa vida.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
«As pessoas pensam
em vingar-se de seus inimigos. Contudo, são elas que se atormentam a si mesmas»
S.
João Crisóstomo
ORAÇÃO BÍBLICA
Reza a PALAVRA do dia
1. Leitura: Lê, respeita,
situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste
2. Meditação:
Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
-
Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”
3. Oração: Louva
o Senhor, suplica, escuta
-
Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra
LEITURAS
: Zac 2, 5-9.14-15a: O
profeta vê numa visão a cidade de Jerusalém como cidade aberta a todos os
homens, defendida por Deus, que habita no meio dela. Mais tarde, S. João há de
contemplar de modo semelhante a Jerusalém celeste (Ap 21, 15). A experiência do
exílio fez certamente compreender melhor estas novas perspetivas da cidade de
Deus, que nós agora, à luz de Jesus ressuscitado, melhor ainda podemos admirar.
Lc
9, 43b-45: O mistério da Cruz, que não é outro senão o
mistério Pascal da salvação do mundo em Cristo morto e ressuscitado, domina
toda a vida de Jesus. Para os discípulos de todos os tempos, ele será sempre
uma realidade misteriosa, difícil de ser acreditada. No entanto, é nele que se
revela todo o mistério de Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.
ORAÇÃO: Senhor, o teu
caminho é difícil e exigente. Pedes que sejamos como Tu, estando dispostos a
servir. Ajuda-nos a ser humildes de coração, a ser generosos como Tu, prontos a
dar a vida como Tu a deste.
AGENDA DO DIA
11.00 horas: Batismo
em Nisa – Espírito Santo
12.00 horas: Missa
em Alpalhão – Bodas de ouro
15.00 horas: Missa
na Falagueira
16.00 horas: Missa
em Monte Claro
16.00 horas: Missa
no Pardo
18.00 horas: Missa
em Nisa
18.00 horas: Missa
em Alpalhão..
A VOZ DO PASTOR
CAMINHOS DE SANTIAGO E PEREGRINAÇÕES
Foi em
Santiago do Cacém, Diocese de Beja, que teve lugar a cerimónia de lançamento
dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo”. O ato teve lugar na igreja
matriz, junto ao castelo. Uma bela igreja, sofrida no tempo com o terramoto de
1755 e por mais dois incêndios, ela continua a desafiar os séculos. Tem três
naves, elementos de gótico e barroco, painéis de azulejo, talha dourada e com o
detrás para a frente. O que antigamente era a capela-mor com abóbada e cruzaria
de ogivas, virou a coro alto e entrada principal da igreja, ao cimo de uma bela
escadaria. O fundo da igreja permitiu rasgar uma nova capela-mor nos fins do
século XVIII e no dealbar do XIX, junto da qual permaneceu a torre sineira. Se
a orientação do templo foi invertida, não prejudicou a sua harmonia interna nem
o seu espaço envolvente. Enriqueceu a beleza paisagística do local donde se
avista a cidade aos pés, a longa planície, o porto de Sines e o mar. Santiago
ainda por lá combate os mouros num interessante alto-relevo gótico do século
XIV.
A
sessão foi muito concorrida, solene e promissora. Teve a presença de
responsáveis pela iniciativa e gente envolvida na área do turismo e do
religioso, quer da Galiza quer de Portugal.
Desde que colocou os pés neste vale de lágrimas, o homem,
embora sentindo o nascimento como entrada e a morte como saída, sempre se teve
como peregrino a percorrer os caminhos do tempo e do espaço, sobretudo até
dentro de si próprio. Este peregrinar em direção ao seu interior é quase sempre
o caminho mais difícil de percorrer, o mais longo e mais longínquo, há quem
desista ou erre os azimutes!... Foi assim desde Adão e Eva que até entraram por
atalhos solavancados, virando as costas ao verdadeiro trajeto. E assim foi
acontecendo no peregrinar do povo e de cada indivíduo através da história. Ora
se enganava e desviava, ora sentia a necessidade de se reencontrar no certo e
essencial, removendo os equívocos do coração e ingressando na rota que o
conduziria à meta pela justiça e fidelidade. Tal como outrora, também hoje isso
acontece. E neste peregrinar, a eficácia foi e é tanto maior quanto mais se
percebia e percebe que o próprio Senhor Se fez peregrino com cada um e a todos
chama à comunhão na gratuidade e na misericórdia.
Hoje
existem muitos outros caminheiros à procura de “metas diferentes, através do
turismo, da exploração científica e do comércio”, do desporto, etc. São
fenómenos complexos que embora, aqui ou ali, possam ser “causa de injustiça, de
exploração das pessoas, de erosão das culturas ou de devastação da natureza”,
conservam “em si valores de pesquisa, de progresso e de promoção da mútua
compreensão entre os povos, que merecem ser fomentados”. A informática e o
virtual vão rasgando outras estradas para o peregrinar humano, com muitos
riscos e deformações, é verdade, mas também com enormes e latentes
virtualidades. Sim, todos os caminhos podem ser sublimes para quem, de coração
sincero, procura o sentido da vida e das coisas: Deus serve-Se de tudo para Se
fazer encontrado. Faz-nos tropeçar n’Ele, mas disfarçamos, sentimo-nos
demasiadamente importantes e seguros nas nossas peneiras, não queremos dar
sinais de tais fraquezas!...
Quando
Jesus entrou na história, a sua vida foi-se desenrolando pelos caminhos da Sua
terra, constituindo uma verdadeira peregrinação em direção a Jerusalém, à meta
da cruz e da glória pascal. A etapa definitiva, porém, teve lugar no dia da
Ascensão, no dia da subida à plenitude da comunhão com Deus.
À
semelhança de Cristo, também a Igreja está em constante peregrinação.
Ultrapassando o tempo e as fronteiras, ela anuncia a Palavra de Cristo para
conduzir a todos em direção à cidade futura, em direção ao Reino, já presente e
operante em todo o mundo. No desafio que Jesus nos fez e faz à perfeição,
configura-se o perfil da verdadeira peregrinação. Ao longo dos tempos, este
desejo de perfeição e busca da intimidade divina, fez e faz surgir diversas
experiências de peregrinação, desde a fuga para o deserto até à peregrinação a
lugares significativos e excecionais, cada um com o seu encanto e a sua rica
história. Jerusalém, Roma, Santiago de Compostela e tantos outros santuários e
“fortalezas do espírito e da cultura” que enriquecem a história local, nacional
e internacional, são “lugares que encarnam a memória de grandes santos” e de
Nossa Senhora. Foram e são lugares privilegiados para a cultura do encontro. Do
encontro com Deus, com a Sua Palavra, com a Igreja, com a reconciliação, com
Jesus Eucaristia, com a caridade, com a humanidade, consigo mesmo, com a
natureza, com Maria, a Senhora do Encontro. Este “grande fenómeno que envolve
massas populares, animadas por convicções simples e profundas, alimenta a
espiritualidade, faz aumentar a fé, estimula a caridade, anima a missão da
Igreja”. No entanto, não faltou quem alertasse que “o verdadeiro caminho a
empreender é o que conduz o fiel, da realidade física à espiritual, da vida no
corpo à vida no Senhor”, e não tanto a caminhada de um lugar para o outro.
Martinho Lutero até denunciava que pode acontecer “que alguém faça a
peregrinação a Roma e gaste cinquenta e cem florins e até mais, e deixe a
esposa e os filhos e talvez um seu próximo em casa, à mercê da miséria”.
Nos
últimos tempos, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco foram peregrinos
dos grandes santuários internacionais, tornando-se peregrinos do próprio mundo,
como que a dar um sinal de um caminhar mais vasto e universal da humanidade ao
encontro de si própria. O homem sempre foi e continua a ser “um viandante que
tem sede de novos horizontes e fome de paz e de justiça, investigador da
verdade, desejoso de amor, aberto ao absoluto e ao infinito”. Ao encaminhar-se
para metas positivas de vária ordem e natureza, a humanidade enfrenta novos
obstáculos e também muitos dos antigos. Por isso, é normal que ela “experimente
também o cansaço e nutra o desejo de um lugar, que possa ser um santuário onde
repousar, um espaço de liberdade que torne possível o diálogo consigo mesmo,
com os outros e com Deus. A peregrinação do cristão acompanha esta busca da
humanidade e oferece-lhe a segurança da meta, a presença do Senhor”.
Para
nós, os crentes, a peregrinação é “uma manifestação cultural a ser realizada
com fidelidade à tradição, com sentimento religioso intenso e como atuação da sua
existência pascal. A dinâmica própria da peregrinação revela algumas etapas que
se tornam um paradigma de toda a vida de fé: “a partida” torna manifesta a sua
decisão de avançar até à meta e de conseguir os objetivos espirituais da sua
vocação batismal; “o caminho” condu-lo à solidariedade com os irmãos e à
preparação necessária para o encontro com o seu Senhor; “a visita ao santuário”
convida-o à escuta da palavra de Deus e à celebração sacramental; “o retorno”,
por fim, recorda-lhe a sua missão no mundo, como testemunha da salvação e
construtor da paz”.
Estando
a experimentar um novo impulso, a peregrinação reclama uma pastoral com “uma
clara fundamentação teológica que a justifique”, tornando-a “uma profunda e
amadurecida experiência de fé”. Sobre a Peregrinação e o Santuário, aconselho a
ler os documentos publicados em 1999 pelo Conselho Pontifício para a Pastoral
dos Emigrantes e Itinerantes, intitulado “A Peregrinação no Grande Jubileu do
Ano 2000 - O Santuário, memória, presença e profecia do Deus vivo”. Foram
publicados num pequeno volume pela Ed. Paulinas, em junho de 1999, e foi deles
que me servi na elaboração deste texto.
Antonino
Dias
Portalegre-Castelo
Branco, 20-09-2019.
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