domingo, 9 de dezembro de 2018







PARÓQUIAS DE NISA


Segunda, 10 de dezembro de 2018








Segunda da II semana do Advento
Ofício da féria:  II semana







SEGUNDA-FEIRA da semana II

Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. I do Advento.

L 1 Is 35, 1-10; Sal 84 (85), 9ab-10. 11-12. 13-14
Ev Lc 5, 17-26
* Na Arquidiocese de Braga – S. Eulália, virgem e mártir – MF
* Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – B. Marco António, missionário – MO



MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Jer 31, 10; Is 35, 4
Ouvi, ó povos, a palavra do Senhor
e proclamai-a até aos confins da terra.
Não temais. Deus vem salvar-nos.


ORAÇÃO COLECTA
Acolhei benignamente, Senhor, a nossa oração e suscitai nos vossos servos o desejo sincero de chegar, de coração purificado, ao grande mistério da Encarnação do vosso Filho Unigénito, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Is 35, 1-10
«Deus vem salvar-nos»


Leitura do Livro de Isaías

Alegrem-se o deserto e o descampado, rejubile e floresça a terra árida, cubra-se de flores como o narciso, exulte com brados de alegria. Ser-lhe-á dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron. Verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos fatigadas e robustecei os joelhos vacilantes. Dizei aos corações perturbados: «Tende coragem, não temais: Aí está o vosso Deus, que vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-vos». Abrir-se-ão os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um veado e a língua do mudo cantará de alegria. As águas brotarão no deserto e as torrentes na aridez da planície; a terra seca transformar-se-á em lago e a terra sequiosa em nascentes de água. No covil dos chacais crescerão canas e juncos. Aí haverá uma estrada, que se chamará «caminho sagrado»; nenhum homem impuro passará por ele e nele os insensatos não se perderão. Nesse caminho não haverá leões, nem andarão por ali animais ferozes. Por ele caminharão os resgatados e voltarão os que tiver libertado o Senhor. Hão de chegar a Sião com brados de alegria, com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto. Reinarão o prazer e o contentamento e acabarão a dor e os gemidos.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Sal. 84 (85), 9ab-10.11-12.13-14 (R. Is 35, 4d)
Refrão: O Senhor, nosso Deus, vem salvar-nos. Repete-se


Escutemos o que diz o Senhor:
Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis.
A sua salvação está perto dos que O temem
e a sua glória habitará na nossa terra. Refrão

Encontraram-se a misericórdia e a fidelidade,
abraçaram-se a paz e a justiça.
A fidelidade vai germinar da terra
e a justiça descerá do Céu. Refrão

O Senhor dará ainda o que é bom
e a nossa terra produzirá os seus frutos.
A justiça caminhará à sua frente
e a paz seguirá os seus passos. Refrão


ALELUIA
Refrão: Aleluia Repete-se
Eis que vem o Rei, Senhor de toda a terra,
libertar-nos do jugo do nosso cativeiro. Refrão



EVANGELHO Lc 5, 17-26
«Hoje vimos maravilhas»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Certo dia, enquanto Jesus ensinava, estavam entre a assistência fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as povoações da Galileia, da Judeia e de Jerusalém; e Ele tinha o poder do Senhor para operar curas. Apareceram então uns homens, trazendo num catre um paralítico; tentavam levá-lo para dentro e colocá-lo diante de Jesus. Como não encontraram modo de o introduzir, por causa da multidão, subiram ao terraço e, através das telhas, desceram-no com o catre, deixando-o no meio da assistência, diante de Jesus. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados». Os escribas e fariseus começaram a pensar: «Quem é este que profere blasfémias? Não é só Deus que pode perdoar os pecados?» Mas Jesus, que lia nos seus pensamentos, tomou a palavra e disse-lhes: «Que estais a pensar nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados... Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa». Logo ele se levantou à vista de todos, tomou a enxerga em que estivera deitado e foi para casa, dando glória a Deus. Ficaram todos muito admirados e davam glória a Deus; e, cheios de temor, diziam: «Hoje vimos maravilhas».

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai, Senhor, estes dons que recebemos da vossa bondade e fazei que os sagrados mistérios que celebramos no tempo presente sejam para nós penhor de salvação eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio do Advento I


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 105, 4-5; Is 38,3
Vinde visitar-nos, Senhor, e dai-nos a paz,
para que nos alegremos de todo o coração na vossa presença.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Fazei frutificar em nós, Senhor, os mistérios que celebramos, pelos quais, durante a nossa vida na terra, nos ensinais a amar os bens do Céu e a viver para os valores eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.





«Não importa a flor que sejas; importa que floresças».





ORAÇÃO BÍBLICA

Reza a PALAVRA do dia



1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
      - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra



LEITURA: Is 35, 1-10: Os tempos do Messias são anunciados pelo profeta como um novo paraíso. O profeta, que é, ao mesmo tempo, um poeta, anuncia, por meio de imagens cheias de otimismo e beleza, a transformação feliz de todas as coisas: o deserto será jardim, o que é fraco será revestido de força, o que é árido tornar-se-á viçoso. São imagens que, já desde longa data, anunciavam a renovação trazida ao mundo pelo Filho de Deus; agora exprimem o júbilo e a alegria da Igreja nesta expectativa da vinda do Senhor, que ela celebra no Advento.

Lc 5, 17-26: A leitura do Evangelho vem mostrar que as promessas do profeta (I leitura) se cumpriram em Jesus. O enfermo, jazendo no catre, é imagem de toda a humanidade entregue a si mesma, sem ter quem a salve. O encontro com Jesus foi para o enfermo a cura da doença, o perdão dos pecados, a fonte da alegria. E quem o presenciou soube reconhecer o dom de Deus e proclamar as suas maravilhas. Há de ser assim a atitude de quem reconhece, no Filho de Deus que vem, o seu Salvador.
________________________

LEITURA DO EVANGELHO

MEDITAÇÃO: 

ORAÇÃO: Ajuda-nos, Senhor, a gostar de nós mesmos, simplesmente porque tu nos amas.






AGENDA

21.00 horas: Oração de louvor no Calvário






A VOZ DO PASTOR

FELIZ ENCONTRO NA ALEGRIA DA PALAVRA

No final do Ano da Misericórdia, o Papa Francisco achou conveniente «que cada comunidade pudesse, num domingo do Ano Litúrgico, renovar o compromisso em prol da difusão, conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura: um Domingo dedicado inteiramente à Palavra de Deus». Entre nós, e em cada ano, o Domingo dedicado inteiramente à Palavra é o III Domingo do Advento, o Domingo da Alegria. De forma pedagógica, e a partir já deste II Domingo do Advento, não faltarão dinâmicas e criatividade para enriquecer tal iniciativa em cada comunidade cristã. Porque a Igreja vive da Palavra de Deus, a Palavra de Deus tem de ecoar na Igreja, no seu ensinamento, em toda a sua vida. O Deus da Bíblia é o Deus que fala, o Deus que intervém na História, muitas vezes e de muitos modos. É o Deus que não desiste de nos chamar à salvação. O Deus que tem nos profetas as testemunhas e os intérpretes mais qualificados da Sua Palavra e dos acontecimentos históricos pelos quais fala ao Seu povo. Nos últimos tempos, porém, o Filho deste Deus que falou e fala, fez-se homem, é o Verbo, é a Palavra incarnada, é Cristo Jesus. É o enviado como homem aos homens para testemunhar tudo quanto viu e ouviu da parte do Pai, quem O vê, vê o Pai. Os Apóstolos, por sua vez, sempre se apresentaram como testemunhas das palavras e dos acontecimentos que Jesus disse e fez. E é pelo acolhimento da Palavra e do testemunho de Deus em Jesus Cristo, que o encontro com Deus acontece. A palavra é um facto interpessoal, um ser-para-o-outro, interpela, é algo vivo, dá a conhecer o mistério de uma pessoa a outra, põe-nos em comunicação através de conteúdos e gestos vários. No entanto, o ponto mais alto da comunicação interpessoal feita pela palavra é o da Palavra eterna. Esta, de tal modo se entregou aos homens que Ela própria se tornou Homem. Incarnou em Jesus Cristo, tornou-Se próxima de cada homem, entrou na história, nessa história que ao longo dos tempos preparou, anunciou e prefigurou Aquele que haveria de vir. Mas os Seus não O receberam, recusaram o diálogo, recusaram receber a Palavra em que Deus se queria manifestar, enfraqueceram a comunicação que Deus quis estabelecer com o homem. Quando meramente religioso, o homem prefere dialogar com os seus próprios ídolos, prefere fazer súplicas, em monólogo, a um Deus transcendente e distante, sem encontro, sem afeto, sem consequências. O verdadeiro cristão, porém, sabe que é precisamente na ausência de comunicação do homem com Deus que se situa o "fracasso” e a tragédia da cruz. Sabe que só a Palavra encurta a distância entre Deus e o homem, tornando-O o Emanuel, o Deus-connosco, o Deus que nos trata como amigos, o Deus que Se revela na e pela Palavra, o Deus que comunica ao homem o mistério da Sua Pessoa para tornar o homem participante da vida divina. O cristão sabe que a Palavra mais perfeita e mais significativa alguma vez dita por Deus à humanidade está na oferta de Cristo, como Palavra e como Vida, na Cruz. Sim, se a Cruz significa a tragédia do corte da relação entre Deus que fala e o homem que não escuta nem aceita, Ela também exprime a plenitude do amor de Deus pela humanidade. Merece, por isso, uma resposta pronta, alegre e vital da parte do cristão, peregrino que é neste mundo em direção à Pátria definitiva. Aí, sim, aí, nesse encontro final, nesse conhecimento perfeito do Emissor divino com o recetor humano, aí viver-se-á a verdadeira dimensão do amor (cf. H. Alves, Doc. da Igreja sobre a Bíblia desde 160 a 2010, Dif. Bíblica, 2011, Introdução).
Podem perguntar: mas se é Deus que toma a iniciativa de estabelecer o contacto com o homem, se é Ele que desce até nós, se é Ele que inicia o diálogo, se é Ele quem primeiro nos dirige a Palavra e de forma progressiva ao longo da história, se é Ele que Se comunica de forma mais perfeita em Cristo Palavra incarnada, como é que esta Palavra que vem de Deus até ao homem pode subir do homem até Deus? Sim, como é que isso acontece? Só acontecerá depois de ter sido posta em prática pelo homem no amor aos outros. Só o amor aos irmãos pode ter eco no coração de Deus que é amor e misericórdia.
Maria Imaculada acolheu a Palavra e aderiu à vontade de Deus. Pelo Espírito Santo tornou-se Mãe de Jesus e associou-Se à Sua obra redentora. É nossa Mãe na ordem da graça, é Mãe da Igreja. Diante do Presépio, diante do Menino, de Maria e de José, deixemo-nos encontrar por Jesus que vem ao nosso encontro, contemplemos a sua extraordinária condescendência, humildade e simplicidade. E, sobretudo, deixemo-nos de peneiras!...

Antonino Dias
Portalegre, 07-12-2018.




Sem comentários:

Enviar um comentário