segunda-feira, 21 de maio de 2012





TERÇA, 22 de maio 2012
“REZAI O TERÇO TODOS OS DIAS”, 
Nossa Senhora em Fátima


Quem é incapaz de perdoar é incapaz de amar. Quem não perdoa não ama.


I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I Atos 20, 17-27

«Levar a bom termo a minha carreira
e a missão que recebi do Senhor Jesus»

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, estando Paulo em Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da Igreja. Quando chegaram junto dele, disse-lhes: «Sabeis como me comportei sempre convosco, desde o primeiro dia em que pus os pés na Ásia. Servi o Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio de provações que me vieram das ciladas dos judeus. Em nada que vos pudesse ser útil me furtei a pregar-vos e a instruir-vos, publicamente e de casa em casa. Exortei judeus e gregos a converterem-se a Deus e a acreditarem em Jesus, nosso Senhor. Agora vou para Jerusalém, prisioneiro do Espírito, sem saber o que lá me espera. Só sei que o Espírito Santo me avisa, de cidade em cidade, que me aguardam cadeias e tribulações. Mas por título nenhum eu dou valor à vida, contanto que leve a bom termo a minha carreira e a missão que recebi do Senhor Jesus: dar testemunho do Evangelho da graça de Deus. Agora, eu sei que não tornareis a ver o meu rosto, vós todos entre os quais passei anunciando o Reino. Por isso posso garantir-vos, hoje, que não me sinto responsável pela perda de nenhum de vós, pois não me furtei a anunciar-vos todo o desígnio de Deus a vosso respeito».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 67 (68), 10-11.20-21

Refrão: Povos da terra, cantai ao Senhor. Repete-se

Derramastes, ó Deus, uma chuva de bênçãos,
restaurastes a vossa herança enfraquecida.
A vossa grei estabeleceu-se numa terra
que a vossa bondade, ó Deus, preparara ao oprimido. Refrão

Bendito seja o Senhor, dia após dia.
Preocupa-se connosco Deus, nosso Salvador.
O nosso Deus é um Deus que salva,
da morte nos livra o Senhor. Refrão

ALELUIA cf. Jo 14, 16

Refrão: Aleluia  Repete-se

Eu pedirei ao Pai, que vos dará o Espírito Santo,
para estar convosco para sempre. Refrão

EVANGELHO  Jo 17, 1-11ª

«Pai, glorifica o teu Filho»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e disse: «Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho Te glorifique e, pelo poder que Lhe deste sobre toda a criatura, Ele dê a vida eterna a todos os que Lhe confiaste. É esta a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e Aquele que enviaste, Jesus Cristo. Eu glorifiquei-Te sobre a terra, consumando a obra que Me encarregaste de realizar. E agora, Pai, glorifica-Me junto de Ti mesmo com aquela glória que tinha em Ti, antes que houvesse mundo. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo Me deste. Eram teus e Tu mos deste e eles guardam a tua palavra. Agora sabem que tudo quanto Me deste vem de Ti, porque lhes comuniquei as palavras que Me confiaste e eles receberam-nas: reconheceram verdadeiramente que saí de Ti e acreditaram que Me enviaste. É por eles que Eu rogo; não pelo mundo, mas por aqueles que Me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu; e neles sou glorificado. Eu já não estou no mundo, mas eles estão no mundo, enquanto Eu vou para Ti».

Palavra da salvação.
_________________________________________

PRIMEIRA LEITURA: - É este o terceiro grande discurso de S. Paulo, que os Actos dos Apóstolos nos transmitiram; é o seu testamento pastoral, dirigido aos anciãos, aos pastores, de Éfeso, quando supunha que seria a última vez que os veria. Vigilância, desinteresse e caridade, são as virtudes fundamentais que lhes recomenda. O discurso continua na leitura do dia seguinte.

SEGUNDA LEITURA: - Começamos a ler hoje, e leremos durante mais dois dias, a oração em que Jesus, no fim da última Ceia, faz a oblação de Si ao Pai e intercede pelos seus, os do presente e os do futuro. É a chamada “oração sacerdotal”. A glorificação que Jesus pede para Si é a participação da sua santa humanidade na glória que o Filho de Deus desde sempre leve junto do Pai, glorificação que se há-de manifestar na ressurreição e que será participada por todos aqueles que O reconhecerem. É a grande oração ofertorial do Sacrifício do Senhor ao Pai, em seu nome e em nome de toda a Igreja e por toda a humanidade.


II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


Rezando a Palavra de Deus
- Método de oração Bíblica -

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leitura: - A primeira parte do evangelho é considerada uma oração sacerdotal. Jesus tem consciência que a sua missão está chegando ao fim e, levantando os olhos para Deus pede que esta tenha um fim positivo e que sirva para a glorificação do Pai. A vida eterna de que fala Jesus é a vida que se consegue através da fé. Os discípulos responderam na fé; darão glória ao Filho acolhendo e anunciando a sua palavra e pondo em prática o seu amor. Como Paulo, que entregando-se a um serviço total, exclusivo e sem descanso por Jesus, pelo anúncio do Reino, renunciando à sua própria glória.

Meditação: - Escutemos a voz de Deus em nosso coração que nos diz: “é a tua hora, o tempo da mudança, de superar a mediocridade, de enterrar temores e viver em liberdade”.

Oração: - Que todos Te reconheçam a Ti como o Único Deus e a Jesus como o teu enviado. Amém


III. AGENDA PAROQUIAL


Paróquias de Almodôvar

22 de maio de 2012.

DIA
INTENÇÃO
A PEDIDO
22 – Terça
+ António João Mendes
+ Maria Augusta Romão
+ Inácia Rosa ramos e marido
Filhos
Fernanda
Irmãs
OUTRAS ATIVIDADES
21.00 horas: Terço em Almodôvar. Em seguida reunião do Movimentos dos Cursos de Cristandade

Foto do dia:

Pe. Pradeep com colegas padres indianos da Congregação do Verbo Divino: O do centro trabalha na Espanha e o da direita na Colômbia.


Sem comentários:

Enviar um comentário