quarta-feira, 9 de maio de 2012



10 de Maio de 2012
Quinta-feira

PENSAMENTO DO DIA:
“As energias que se unem para fazer o bem não se somam, multiplicam-se”. (Concepción Arenal)

“Senhor, faz de mim instrumento da vossa paz:
- Onde há ódio que eu leve o amor;
- Onde há ofensa que eu leve o perdão;
- Onde há discórdia que eu leve a união;
- Onde há desespero que eu leve a esperança”. (Francisco de Assis).


I . LITURGIA DIÁRIA


“Temos no texto dos Atos dos Apóstolos proclamado hoje, a descrição da reunião da assembleia cristã de Jerusalém, presidida pelos apóstolos Pedro e Tiago, que após terem ouvido Paulo a narrar as maravilhas operadas nos pagãos convertidos pela graça de Jesus, apesar de não seguirem as prescrições da Lei, decidem não impor aos neocristãos as leis judaicas, mas só as que derivam da nova Lei trazida por Jesus, o que veio aumentar a alegria dos que, vindos do paganismo, iam aderindo à fé cristã”.(Liturgia Diária – Paulus)

LEITURA I Atos 15, 7-21

«Sou de opinião de que não se devem importunar os pagãos
que se convertem a Deus»


Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, depois de longa discussão, Pedro levantou-se e disse aos Apóstolos e aos anciãos: «Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu do meio de vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do Evangelho e abraçassem a fé. Deus, que conhece os corações, deu testemunho a favor deles, ao conceder-lhes o Espírito Santo como a nós; não fez qualquer distinção entre nós e eles, porque purificou os seus corações pela fé. Porque tentais agora a Deus, impondo aos ombros dos discípulos um jugo, que nem os nossos pais nem nós mesmos fomos capazes de suportar? Aliás, é pela graça do Senhor Jesus que nós acreditamos que seremos salvos, do mesmo modo que eles». Então, toda a assembleia ficou em silêncio e começou a ouvir Barnabé e Paulo descrever os milagres e prodígios que Deus realizara por seu intermédio entre os gentios. Quando eles acabaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: «Irmãos, escutai-me. Simão contou como Deus, ao princípio, Se dignou intervir, para formar de entre os gentios um povo consagrado ao seu nome. Isto concorda com as palavras dos Profetas, como está escrito: ‘Depois disto, virei para reconstruir a tenda de David, que estava caída; reconstruirei as suas ruínas e erguê-las-ei de novo, para que o resto dos homens procurem o Senhor, com todas as nações consagradas ao meu nome. Assim fala o Senhor, que desde sempre dá a conhecer estas coisas’. Por isso, sou de opinião de que não se devem importunar os gentios convertidos a Deus. Digam-lhes apenas que se abstenham de tudo o que foi contaminado pela idolatria, das relações imorais, das carnes sufocadas e do sangue. Desde os tempos antigos, Moisés tem em cada cidade os seus pregadores e é lido todos os sábados nas sinagogas».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 95 (96), 1-2a.2b-3.10 (R. cf. 3) 

Refrão: Anunciai a todos os povos as maravilhas do Senhor. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor, terra inteira,
cantai ao Senhor, bendizei o seu nome. Refrão

Anunciai dia a dia a sua salvação,
publicai entre as nações a sua glória,
em todos os povos as suas maravilhas. Refrão

Dizei entre as nações: «O Senhor é Rei»,
Sustenta o mundo e ele não vacila,
governa os povos com equidade. Repete-se


ALELUIA Jo 10, 27

Refrão: Aleluia Repete-se

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, diz o Senhor;
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refrão


EVANGELHO Jo 15, 9-11

«Permanecei no meu amor, para que a vossa alegria seja completa»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa».

Palavra da salvação

Primeira leitura: - No “concílio” de Jerusalém, foi decisiva a voz de Pedro, ele próprio marcado pelo que acontecera aquando da conversão do pagão Cornélio, confirmada pela narração de Paulo, acabado de regressar da sua primeira missão entre os pagãos. Mas foi a palavra de Tiago que formulou a conclusão: a novidade do Evangelho ao lado da tradição vinda de longe! Verdade na caridade!

Evangelho: - A alegria de Jesus, e que há-de ser também a dos seus discípulos, é a alegria de que Ele seja reconhecido como o Messias, Filho e Enviado de Deus, Salvador dos homens, seu Pastor e Guia para a casa do Pai. É a alegria de que a Igreja faz agora a experiência ao longo do Tempo Pascal.





II. LECTIO DIVINA
Rezando a palavra de Deus




 


Rezando a Palavra de Deus:
Método de oração Bíblica

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra



Aplicando às leituras de hoje:


Leitura: - A primeira leitura de hoje relata o acolhimento e aceitação, por parte dos Apóstolos reunidos em assembleia em Jerusalém, do relato que Pedro e Barnabé lhes fazem no que se refere à evangelização entre os pagãos.

Meditação: - Se, como diz Pedro, o Senhor conhece todos os corações e dá testemunho a favor dos pagãos e lhes transmite o Espírito tal como a nós, porque andamos nós a fazer distinções apontando o dedo aos que são diferentes, de nós, quando “é pela graça do Senhor Jesus que nós acreditamos que seremos salvos, do mesmo modo que eles”. É que o próprio Pedro se aceita como perdoado por Ele.
Também nós fomos escolhidos, não pela nossa santidade, mas pelo amor que Ele tem por nós. Se Ele nos ama, procuremos transmitir a todos a alegria de ser amados.

 Oração: - Senhor, levantai-me, livrai-me das minhas falhas e fazei que caminhe de pé. Só assim poderei ser testemunho do amor e brotará em mim uma alegria contagiante que proclama que o amor é o fundamento da minha vida. Amém.



III. AGENDA PAROQUIAL:





Local e hora
INTENÇÃO
A PEDIDO
Missa
Almodôvar,
09.00 horas
+ Germínia dos Barros, marido e filhos
+ Adelina da Palma, Manuel Custódio e esposa, Manuel António e esposa
+ Manuel Candeias de Jesus  e pais
Filhos
Filha
Filha
Guedelhas
14.30
+ Maria Rosa – 30º dia
Família

Outras atividades:

Igreja Matriz
14.30 – 19.00 horas: - Catequese por grupos
Casa Paroquial
20.30 horas: - Reunião de preparação para o batismo
Igreja Matriz
21.00 horas: - Adoração ao Santíssimo

Sem comentários:

Enviar um comentário