quinta-feira, 3 de maio de 2012


04 DE MAIO DE 2012
Sexta feira


LEITURA I Atos 13, 26-33

Jesus acabara de revelar aos seus discípulos a Sua próxima glorificaçã0 através da morte e ressurreição, mas logo lhes dirige palavras de conforto: “Acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de Meu Pai há muitas moradas… vou preparar-vos um lugar.” São Paulo discursando aos irmãos e Antioquia da Pisídia, anuncia boa nova que a promessa feita aos pais, Deus a cumpriu para nós, ressuscitando Jesus (Liturgia Diária, Paulus 2012, Maio)

«Deus cumpriu a sua promessa, ressuscitando Jesus»

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, disse Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia: «Irmãos, descendentes de Abraão e todos vós que temeis a Deus, a nós foi dirigida esta palavra da salvação. Na verdade, os habitantes de Jerusalém e os seus chefes não quiseram reconhecer Jesus, mas, condenando-O, cumpriram as palavras dos Profetas que se lêem cada sábado. Embora não tivessem encontrado nada que merecesse a morte, pediram a Pilatos que O mandasse matar. Cumprindo tudo o que estava escrito acerca d’Ele, desceram-no da cruz e depuseram-n’O no sepulcro. Mas Deus ressuscitou-O dos mortos e Ele apareceu durante muitos dias àqueles que tinham subido com Ele da Galileia a Jerusalém e são agora suas testemunhas diante do povo. Nós vos anunciamos a boa nova de que a promessa feita a nossos pais, Deus a cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no salmo segundo: ‘Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei’».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 2, 6-7.8-9.10-11 (R. 7)

Refrão: Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei. Repete-se

«Fui Eu quem ungiu o meu Rei
sobre Sião, minha montanha sagrada».
Vou proclamar o decreto do Senhor.
Ele disse-me: «Tu és meu filho, Eu hoje te gerei. Refrão

Pede-me e te darei as nações por herança
e os confins da terra para teu domínio.
Hás-de governá-los com cetro de ferro,
quebrá-los como vasos de barro». Refrão

E agora, ó reis, tomai sentido,
atendei, vós que governais a terra.
Servi o Senhor com temor,
aclamai-O com reverência. Refrão

ALELUIA Jo 14, 6
Refrão: Aleluia - Repete-se

Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor;
ninguém vai ao Pai senão por Mim. Refrão

EVANGELHO Jo 14, 1-6

«Eu sou o caminho, a verdade e a vida»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

.Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho». Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?» Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim

Palavra da salvação.
_________________________________
PRIMEIRA LEITURA: - As passagens da história da salvação recordadas pelo Apóstolo desde o principio deste discurso, apresenta-as ele hoje como tendo sido realizadas em Jesus no seu mistério pascal. É uma promessa que vem de longe, desde os tempos dos seus pais, os antigos patriarcas do povo de Deus, e que Deus cumpriu ao ressuscitar Jesus de entre os mortos. De facto, o mistério pascal é a síntese e o vértice para onde caminha toda a história da salvação.

EVANGELHO: - As grandes revelações da última Ceia, o tom direto das palavras de Jesus, são um belo testamento do seu Coração. No limite da sua vida terrena, quando os seus inimigos pensam ver tudo acabado, Jesus afirma-Se claramente como o caminho por onde os homens podem chegar ao Pai, e a sua morte é realmente a porta por onde passa este caminho, que os leva à vida. (Ecclesia)
_________________________________
AGENDA PAROQUIAL:

Local
Intenção
A Pedido
Hora
Almodôvar
Apostolado da Oração
Apostolado a Oração
09.15
Santa Clara
Apostolado da Oração
+ Francisco Inácio e familiares falecidos

Esposa e filha
10.00
Gomes Aires
+ António Manuel Corrreria – 30º dia
Família
11.00
Santa Clara
Funeral

11.00


Sem comentários:

Enviar um comentário