quinta-feira, 31 de maio de 2012


Sexta, 1 de Junho 2012

“REZAI O TERÇO TODOS OS DIAS”, 
Nossa Senhora em Fátima

Intenções do Apostolado da Oração

Intenção Geral:
EUCARISTIA, PRESENÇA DE JESUS RESSUSCITADO
Para que os fiéis saibam reconhecer na Eucaristia a presença viva do Ressuscitado, que os acompanha na sua vida quotidiana.

Intenção Missionária:
OS CRISTÃOS EUROPEUS DEVEM REDESCOBRIR A SUA IDENTIDADE
Para que os cristãos da Europa redescubram a própria identidade e participem com entusiasmo no anúncio do Evangelho.


I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I (anos pares) 1 Pedro 4, 7-13

«Sede bons administradores da graça de Deus,
tão variada nas suas formas»

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro

Caríssimos: O fim de todas as coisas está próximo. Sede prudentes e sóbrios, para vos dedicardes à oração. Sobretudo, conservai uma caridade intensa uns para com os outros, porque a caridade cobre a multidão dos pecados. Praticai entre vós a hospitalidade, sem murmuração. Cada um de vós ponha ao serviço dos outros os dons que recebeu, como bons administradores da graça de Deus, tão variada nas suas formas. Se alguém fala, diga palavras de Deus; se alguém exerce um ministério, faça-o como um mandato recebido de Deus, para que em tudo Deus seja glorificado, por Jesus Cristo, a quem é devida a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amen. Caríssimos, não vos perturbeis com a labareda que se acendeu no meio de vós para vos provar, como se estivesse a acontecer-vos alguma coisa estranha. Alegrai-vos na medida em que participais nos sofrimentos de Cristo, a fim de que possais também alegrar-vos e exultar no dia em que se manifestar a sua glória.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 95 (96), l0.11-12.13 (R. 13ab)

Refrão: O Senhor julgará a terra com justiça. Repete-se
Dizei entre as nações:
«O Senhor é Rei».
Sustenta o mundo e ele não vacila,
governa os povos com equidade. Refrão

Alegrem-se os céus, exulte a terra,
ressoe o mar e tudo o que ele contém,
exultem os campos e quanto neles existe,
alegrem-se as árvores das florestas. Refrão

Diante do Senhor que vem,
que vem para julgar a terra.
Julgará o mundo com justiça
e os povos com equidade. Refrão


ALELUIA cf. Jo 15, 16
Refrão: Aleluia Repete-se

Eu vos escolhi do mundo, para que vades e deis fruto
e o vosso fruto permaneça. Refrão


EVANGELHO Mc 11, 11-26

«A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Tende fé em Deus»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus, depois de ser aclamado pela multidão, entrou em Jerusalém e foi ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, saiu para Betânia com os Doze. No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus sentiu fome. Viu então de longe uma figueira com folhas e foi ver se encontraria nela algum fruto. Mas, ao chegar junto dela, nada encontrou senão folhas, pois não era tempo de figos. Então, dirigindo-Se à figueira, disse: «Nunca mais alguém coma do teu fruto». E os discípulos escutavam. Chegaram a Jerusalém. Quando Jesus entrou no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam: derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos vendedores de pombas e não deixava ninguém levar nada através do templo. E ensinava-os, dizendo: «Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? E vós fizestes dela um covil de ladrões». Os príncipes dos sacerdotes e os escribas souberam disto e procuravam maneira de o fazer morrer. Mas temiam Jesus, porque toda a multidão andava entusiasmada com a sua doutrina. Ao cair da noite, Jesus e os discípulos saíram da cidade. Na manhã seguinte, ao passarem perto da figueira, os discípulos viram-na seca até às raízes. Pedro recordou-se do que tinha acontecido na véspera e disse a Jesus: «Olha, Mestre. A figueira que amaldiçoaste secou». Jesus respondeu: «Tende fé em Deus. Em verdade vos digo: Se alguém disser a este monte: ‘Tira-te daí e lança-te no mar’, e não hesitar em seu coração, mas acreditar que se vai cumprir o que diz, assim acontecerá. Por isso vos digo: Tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes e assim sucederá. E quando estiverdes a orar, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai que está nos Céus vos perdoe também as vossas faltas».
Palavra da salvação.
________________________________________________
Primeira Leitura: -  Os cristãos, peregrinos neste mundo, hão-de ter sempre diante dos olhos a vinda última do Senhor, não como dia de angústia, mas como Dia de libertação, plena e total. E essa atitude de feliz expectativa inspirará a caridade fraterna, que se manifestará, de modo particular, ao pôr ao serviço dos outros os dons que o Senhor deu a cada um. E não hão-de perturbar-se, se virem começar a arder em volta de si o fogo da perseguição
Evangelho: - A figueira estéril é uma parábola em acto, que põe em realce a falta de fé com que Jesus é acolhido pela nação judaica, e, por outro lado, a eficácia da oração feita com fé, como o próprio Senhor a seguir explicou. À maneira que estes episódios iam acontecendo, ia-se aprofundando a fé dos discípulos, como, ainda hoje à medida que esta palavra vai sendo proclamada, ela se irá enraizando em nós.

 II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus



                                        Rezando a Palavra de Deus
- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra                                                       

Leitura: - A figueira simboliza na tradição bíblica o Povo da Aliança que deve dar fruto. Jesus, maldizendo a figueira proclama a esterilidade do judaísmo oficial. Um exemplo é o estado em que se encontra o Templo: não há um culto verdadeiro; mais: converteu-se num refúgio para não ajudar ao próximo. O gesto de Jesus, primeiro,  e as suas palavras, depois, indicam que os Seus seguidores devem ter uma fé firme  que se exprime numa oração confiada e num saber perdoar o próximo.
Meditação: - Sinto-me interpelado pelas palavras de 1º Pedro. Eu próprio me sinto interpelado se me estou entregando sem reservas ao serviço da missão que Deus me entregou (Qual é a minha missão principal? Já a descobri e assumi?). Está dando frutos?
Oração: - Que a minha vida dê fruto, Senhor.


                          
                           III. AGENDA PAROQUIAL



Almodôvar, 09.00 horas: liturgia da palavra.
Às 21.00 horas: Terço orientado pelo Movimento do Apostolado da Oração


IV – Acontecimentos do dia


Os Padres do Arciprestado de Almodôvar na visita ao Bispo da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário