quinta-feira, 17 de maio de 2012




Sexta, 18 de maio 2012
“REZAI O TERÇO TODOS OS DIAS”, 
Nossa Senhora em Fátima


Imagens da Exposição Missionária em Fátima

Logotipo

Praça da Missão: Os discípulos de todos os tempos (pormenor)






Ascensão e Pentecostes: Festas Missionárias




I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I Atos 18, 9-18

«Tenho um povo numeroso nesta cidade»

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Quando Paulo estava em Corinto, certa noite o Senhor disse-lhe numa visão: «Não temas, continua a falar, que Eu estou contigo e ninguém porá as mãos sobre ti, para te fazer mal, pois tenho um povo numeroso nesta cidade». Então Paulo demorou-se ali ano e meio a ensinar aos coríntios a palavra de Deus. Quando Galião era procónsul da Acaia, os judeus levantaram-se todos contra Paulo e levaram-no ao tribunal, dizendo: «Este homem induz as pessoas a prestarem culto a Deus à margem da lei». Quando Paulo ia a abrir a boca, disse Galião aos judeus: «Judeus, se se tratasse de alguma injustiça ou grave delito, escutaria certamente as vossas queixas, como é meu dever. Uma vez, porém, que são questões de doutrina e de nomes da vossa própria lei, o assunto é convosco. Eu não quero ser juiz dessas coisas». E mandou-os sair do tribunal. Todos então se apoderaram de Sóstenes, chefe da sinagoga, e começaram a bater-lhe em frente do tribunal. Mas Galião não se importou nada com isso. Paulo demorou-se ainda algum tempo em Corinto; depois despediu-se dos irmãos e embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila, e rapou a cabeça em Cêncreas, por causa de um voto que fizera.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Sal. 46 (47), 2-3.4-5.6-7

Refrão: Deus é o Senhor de toda a terra. Repete-se

Povos todos, batei palmas,
aclamai a Deus com brados de alegria,
porque o Senhor, o Altíssimo, é terrível,
o Rei soberano de toda a terra. Refrão

Submeteu os povos à nossa obediência
e pôs as nações a nossos pés.
Para nós escolheu a nossa herança,
glória de Jacob, por Ele amado. Refrão

Deus subiu entre aclamações,
o Senhor subiu ao som da trombeta.
Cantai hinos a Deus, cantai,
cantai hinos ao nosso Rei, cantai. Refrão


ALELUIA cf. Lc 14, 46.26

Refrão: Aleluia Repete-se

Cristo tinha de sofrer e ressuscitar dos mortos
para entrar na sua glória. Refrão


EVANGELHO Jo 16, 20-23ª

«Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria. A mulher, quando está para ser mãe, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas depois que deu à luz um filho, já não se lembra do sofrimento, pela alegria de ter dado um homem ao mundo. Também vós agora estais tristes; mas Eu hei-de ver-vos de novo e o vosso coração se alegrará e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Nesse dia, não Me fareis nenhuma pergunta».
Palavra da salvação.
_______________________________________

Primeira Leitura: - Atenas, orgulhosa na sua ciência, não conseguiu acolher a palavra de Deus. Em relação a Corinto, cidade marítima, de costumes fáceis, como é frequente em cidades portuárias, o Senhor declara a Paulo que tem ali um povo numeroso, não evidentemente pelos seus costumes, mas pela humildade e generosidade com que a palavra ali será acolhida e levará aquele povo a voltar-se para Deus. A humildade é sempre caminho mais direto para encontrar a Deus do que o orgulho, mesmo quando ele nasce da ciência, nesse caso certamente mal apreendida.

Evangelho: - Os discípulos irão sentir, prolongada em si, a Paixão do Mestre. Mas a Ressurreição será para eles fonte de alegria eterna, que ninguém lhes poderá roubar. Esta alegria será fruto do conhecimento que eles terão de Cristo ressuscitado. Eles já não terão que interrogar Jesus; se necessitassem de o fazer, isso suporia, da parte deles, falta de compreensão; mas, à luz da Ressurreição, tudo será luminoso: foi o Dia eterno do Senhor que despontou e que não mais terá ocaso. (Ecclesia)

II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus



Rezando a Palavra de Deus
- Método de oração Bíblica -

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Primeira Leitura do dia:

Leitura: Paulo tem uma vida difícil na evangelização de Corinto. Ali está o melhor e o pior da cultura grega. E o confronto com o paganismo é importante. Ao redor do Apóstolo as coisas não vão bem. É levado a tribunal. Porém o juiz, julgando que eram coisas internas à religião, julga conveniente não se quer meter. Lucas sublinha assim que, no princípio, o poder Romano era imparcial face à Igreja, salvando até alguns dos seus representantes.

Meditação:  Provavelmente, para Paulo estadia foi demasiado longa em Corinto. Mas são muitos os missionários que permanecem muitos anos em países de missão, uns comprometidos com o povo onde estão inseridos, outros, devido a dificuldades exteriores, fazem o apostolado de simples presença. Todos receberão cem por um.

Oração: Peço-te, Senhor: leva-me para onde as pessoas necessitem da tua palavra, lá onde, porque não Te conhecem, falta a esperança e a alegria
_________________

“Às vezes temos a sensação que aquilo que fazemos é apenas uma gota no mar, mas o mar seria mais pequeno se lhe faltasse uma gota”. Madre Teresa de Calcutá.


III. AGENDA PAROQUIAL


DIA 18 DE MAIO DE 2012

Almodôvar: 09.00 horas
+ Assunção Maria Constança
Marido
Gomes Aires: 11.00 horas
+ Ilda Maria Cândida, pais e familiares falecidos
Filha
Almodôvar: 21.00 horas
Terço, seguido de reunião do Movimento da Mensagem de Fátima

Sem comentários:

Enviar um comentário