quarta-feira, 16 de maio de 2012




QUINTA, 17 de maio 2012
“REZAI O TERÇO TODOS OS DIAS”, 
Nossa Senhora em Fátima

«Como Eu vos fiz, fazei vós também».
Para um rosto missionário da Igreja em Portugal

Sob este título publicamos o documento que os Bispos de Portugal publicaram sobre a ação missionária da Igreja em Portugal. A razão de ser da igreja é continuar a missão de Jesus, pondo em prática o seu mandamento: “ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova aos povos”.

Os Institutos Missionários, em parceria com o Santuário de Fátima, têm desde 12 de Maio uma exposição missionária, cujo cartaz abaixo publicamos. Sob o lema: “Alarga a tua tenda” a exposição sublinha o compromisso que todo o batizado deve assumir no anúncio do Evangelho.

A exposição está na cripta da Igreja da Santíssima Trindade. Entra-se pelo lado das capelas subterrâneas (do Santíssimo, da reconciliação…). Numa ida a Fátima, é um momento de reflexão e de cultura que não se deve perder! A exposição está aberta ao público todos os dias desde as 09.00 horas até às 19.00.




I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I Atos 18, 1-8

«Ficou em casa deles para trabalharem juntos e falava na sinagoga»

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto. Encontrou lá um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado de Itália, com Priscila, sua mulher, porque o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo juntou-se a eles e, como era da mesma profissão, fabricante de tendas, ficou em sua casa para trabalharem juntos. Todos os sábados, Paulo falava na sinagoga, procurando convencer tanto judeus como gregos. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedónia, Paulo consagrou-se totalmente à pregação, afirmando aos judeus que Jesus era o Messias. Mas perante a oposição e blasfémias deles, sacudiu as vestes e declarou-lhes: «O vosso sangue recaia sobre as vossas cabeças. Eu não sou responsável por isso. A partir de agora, vou dirigir-me aos gentios». Saiu dali e foi para casa de Tício Justo, homem que adorava a Deus e morava junto da sinagoga. Entretanto, Crispo, chefe da sinagoga, acreditou no Senhor, ele e a sua família, e muitos coríntios que ouviam a palavra de Paulo abraçavam também a fé e recebiam o Batismo.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b)

Refrão: O Senhor manifestou a salvação a todos os povos. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória. Refrão

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel. Refrão

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai. Refrão

ALELUIA cf. Jo 14, 18

Refrão: Aleluia Repete-se
Não vos deixarei órfãos, diz o Senhor;
voltarei para junto de vós e exultareis de alegria. Refrão

EVANGELHO  Jo
16, 16-20

«Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me». Alguns discípulos disseram entre si: «Que significa isto que nos diz: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’, e ainda: ‘Eu vou para o Pai’?». E perguntavam: «Que é esse pouco tempo de que Ele fala? Não sabemos o que está a dizer». Jesus percebeu que O queriam interrogar e disse-lhes: «Procurais entre vós compreender as minhas palavras: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’. Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria».

Palavra da salvação

Primeira leitura: - De Atenas, a capital, Paulo desce a Corinto, cidade marítima, populosa, mal reputada do ponto de vista moral. A presença de Paulo em Corinto começou de maneira simples e modesta. A sua palavra foi primeiro dirigida aos judeus, na sinagoga. A recusa, uma vez mais repetida, dos que estavam mais preparados para a escutar, levou Paulo a voltar-se para os pagãos, que o escutaram e abraçaram a fé

Evangelho: - Será ao longo de toda a sua vida que a Igreja irá experimentando o mistério da morte e da vida, de tristeza e de alegria, que é a sua participação na Páscoa de Cristo. Mas, depois da Ressurreição do Senhor, mesmo as suas tristezas são agora sofridas na alegria da esperança. (Ecclesia)



II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


Rezando a Palavra de Deus
Leituras da Missa do dia - Evangelho
- Método de oração Bíblica -

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


Leitura: Este jogo de palavras entre ausência e presença pode desorientar um pouco. Mas apenas quer sublinhar a brevidade do tempo em que Jesus estárá com os discípulos, e que Sua relação com eles não se modificará só porque não é vista. João pretende transmitir também a realidade da presença do Ressuscitado, que agora é igualmente real, embora diferente da do tempo da vida pública.
Meditação: - Como vou na fidelidade nos mentos de prova? Por vezes procuro sinais equivocados da presença do Ressuscitado só para acalmar a angústia e a tristeza. Se me dou conta que sei encontrar a Vida que me dá vida, não se me encherão os olhos de lágrimas, não ficarei de mãos e pés atados e serei testemunha da confiança e fé no meio das dificuldades.
Oração: Que quem me veja, Te veja a Ti, Senhor
______________________________
“Por vezes, para ver claro, basta mudar a direção do olhar” (Saint-Exupéry)


III. AGENDA PAROQUIAL


Paróquia de Almodôvar: 17 de maio de 2012.


Missa, 9.00 horas
+ Sílvio José Romana
Esposa
Adoração ao SSmo: 21.00 horas

Sem comentários:

Enviar um comentário