terça-feira, 8 de maio de 2012




9 de maio de 2012
Quarta-feira


Recordando…

O encontro de jovens já foi. A caminhada vocacional aconteceu. Tudo decorreu bem, segundo o programado. Este é o momento de dar graças a Deus e pedir por esta mais de meia centena de jovens que nela participou.

Mas também o de agradecer a quantos colaboraram: os que acolheram os jovens em suas casas, os que os acompanharam na caminhada, os que preparam os convívios e as refeições, os que rezaram juntos... Todos foram impecáveis, e não houve nenhum rosto contraído ou desgostoso. A todos o muito obrigado em nome de Deus.

Podemos perguntar: para que serviu e o que ficou?

É difícil distinguir entre o espírito de aventura e a fé; entre o gosto de conhecer novas caras e fazer novas amizades e o seguir a Jesus Cristo. Contudo, sabemos que a fé e a experiência de Deus passam pelos sentidos. É Palavra de Deus a tornar-se nossa vida.

Penso e rezo para que a experiência seja duradoira na memória dos participantes e voz de Cristo seja cada vez mais familiar às novas gerações. Foi para isso que organizámos e fizemos esta caminhada.


I.  Liturgia:


LEITURA I Atos 15, 1-6

«Decidiram que fossem tratar esta questão
com os Apóstolos e os anciãos»

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, alguns homens que desceram da Judeia começaram a ensinar aos irmãos de Antioquia: «Se não receberdes a circuncisão, segundo a lei de Moisés, não podereis salvar-vos». Isto provocou um conflito e uma discussão intensa que Paulo e Barnabé tiveram com eles. Então decidiram que Paulo e Barnabé e mais alguns discípulos subissem a Jerusalém para tratarem desta questão com os Apóstolos e os anciãos. Despedidos afavelmente pela Igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, onde narravam a conversão dos gentios, causando grande contentamento a todos os irmãos. Ao chegarem a Jerusalém, foram recebidos pela Igreja, pelos Apóstolos e pelos anciãos, e contaram tudo o que Deus tinha feito por seu intermédio. Ergueram-se alguns homens do partido dos fariseus que tinham abraçado a fé, para dizerem que era preciso circuncidar os gentios e impor-lhes a observância da Lei de Moisés. Então os Apóstolos e os anciãos reuniram-se para examinar o assunto.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 121 (122), 1-2.3-4a.4b-5 (R. cf. 1)

Refrão: Vamos com alegria para a casa do Senhor. Repete-se

Alegrei-me quando me disseram:
«Vamos para a casa do Senhor».
Detiveram-se os nossos passos
às tuas portas, Jerusalém. Refrão

Jerusalém, cidade bem edificada,
que forma tão belo conjunto!
Para lá sobem as tribos,
as tribos do Senhor. Refrão

Segundo o costume de Israel,
para celebrar o nome do Senhor;
ali estão os tribunais da justiça,
os tribunais da casa de David. Refrão


ALELUIA Jo 15, 4a.5b

Refrão: Aleluia Repete-se

Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós,diz o Senhor.
Quem permanece em Mim dá fruto abundante. Refrão

EVANGELHO Jo 15, 1-8

«Quem permanece em Mim e Eu nele dá fruto abundante»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».

Palavra da salvação.
_________________________________________

PRIMEIRA LEITURA: - Grande dificuldade, na Igreja primitiva, foi a passagem do Antigo ao Novo Testamento, do judaísmo para o cristianismo. A novidade do cristianismo não era facilmente aceite pelos judeus tradicionalistas. Era a consequência de se confundir o espírito com a letra. A lei de Moisés era o guia para Cristo, e não a palavra definitiva. Para encontrar uma solução para tal questão, reúne-se em Jerusalém um “concílio”.

EVANGELHO : - A comparação entre o povo de Deus e a vinha é tradicional na Sagrada Escritura. Mas aqui é o próprio Jesus que Se apresenta como a videira, e aos seus discípulos como as varas da mesma. Tal comparação sublinha a identidade de vida, que, procedendo de Jesus, vivifica os membros da sua Igreja. Não se trata apenas de união exterior, mas de comunhão de vida que d’Ele nos vem. (Ecclesia).




II. LECTIO DIVINA
Rezando a palavra de Deus






Rezando a Palavra de Deus:
Método de oração Bíblica

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra



Aplicando às leituras de hoje:

Leitura: - A imagem da vinha, os ramos e o agricultor representam o povo e Israel é um símbolo muito acessível para quantos – que devemos ser todos nós, - escutamos Jesus.

Meditação: - João tem como pano de fundo a comunidade, e a mensagem é clara: Jesus convoca e dá unidade ao grupo e, nos momentos de sofrimento, (a poda) é preciso saber permanecer, estar e perseverar. Além disso, se Jesus não está no centro do grupo, a seiva não circula, não dá fruto. Mas, “se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto”.

 Oração: - Senhor, mergulha as minhas raízes em terra boa, terra adubada pela tua Palavra e regada a partir da fonte que nunca seca. Que a semente da Vida que semeaste em mim, brote e cresça forte e vigorosa; que cresça tão livre que a seiva possa passar por todos os lados da minha existência. Quando produzir fruto, recolhe-o, porque te pertence. Concede-me, então, a sabedoria necessária para começar do zero. Amém.

___________________________________________________


III. AGENDA PAROQUIAL

2012.05.09:

FUNÇÃO

Local e hora
INTENÇÃO
A PEDIDO
Missa
Almodôvar,
09.00 horas
+ Clotilde Maria Ferreira
+ Manuel Francisco da Encanação – 30º dia
Sobrinha
Filhos
Corte Zorrinho
15.30 horas
+ Joaquim Casimiro, familiares
+ João António Silva

Elisa Cristina

Outras atividades:

Igreja Matriz
14.30 – 17.30 horas: - Catequese de grupos
Igreja Matriz
18.00 horas: - Encontro e formação para os jovens
Casa Paroquial
20.30 horas: - Reunião de preparação para o batismo
Igreja Matriz
21.00 horas: - Terço
Ensaio de canto (depois do terço)

Sem comentários:

Enviar um comentário