domingo, 18 de março de 2012

Senhor...

O DIA EM NEMI

Ir a Roma e ver o Papa…
peregrinar e “participar” na maratona

Assim foi hoje. Na programação livre a maior parte dos participantes optou por ir a Roma. Outros propuseram-se outras maneiras de passar o Domingo.
O Dia começou cedo: Missa às 07.30 horas. Não há nada como começar o dia em conjunto e juntos com Deus.

Depois, em autocarro privativo, fomos para Roma, desembarcado junto da Casa dos Missionários do Verbo Divino, onde mais tarde devíamos almoçar.

Os que fomos a Roma, tínhamo-nos previamente subdivido em grupos. Os portugueses, Pe. Jorge Fernandes, Pe. José Antunes e o Pe. Valente,  decidimos ir à Praça de S. Pedro para rezarmos o Angelus com o Papa.
Mas, demo-nos conta de que estava a decorrer a maratona de Roma e o trânsito estava cortado e suprimidos muitos autocarros.

Decidimos então ir a pé, acompanhando ao longo do passeio a maratona que era percorrida na mesma direção por dezenas de milhares de pessoas. Assim, sem nos darmos conta, fizemos cerca de 6 quilómetros a pé, “participando” nessa maratona.

Mas valeu a pena: as ruas habitualmente saturadas de trânsito, estavam livres de carros e sem fumo. As pessoas corriam na mesma direção, como se todas tivessem o mesmo querer e sentir.

Lembrei-me de uma frase que fora dito numa das novas reuniões de psicologia: o que faz com que duas pessoas se amem não é passarem o tempo a olhar uma para a outra, mas quando as duas olham na mesma direção. Que bom seria se na sociedade  a maratona fosse um sinal...

Em São Pedro, o Papa falou de conversão, de misericórdia e, sobretudo, do sacramento da confissão. Comparou: “se um doente não reconhece que está doente, não se cura, mesmo que vá ao médico. O mesmo connosco quando nos confessamos e não reconhecemos a desgraça do pecado: não nos emendamos”.

O regresso de São Pedro foi igual à ida: quando quisemos entrar no autocarro, um motorista deu-nos apenas um conselho muito conciso: ”ide a pé, porque este autocarro só recomeça daqui a 5 horas”… Olhamos uns para os outros e para o lado: não havia táxis naquela zona, tínhamos 6 quilómetros pela frente e o estômago vazio. Mais leves e com passo ligeiro caminhamos pela cidade toda essa distância. Foi mesmo uma peregrinação e uma mini maratona pela cidade de Roma!

Pensamentos:

Meu Senhor…

Ajuda-me  a dizer a verdade
diante dos fortes…
E a não dizer mentiras para atrair
o aplauso dos fracos.

Se me deres fortuna, não me retires o raciocínio.
Se me deres o êxito não me retires a humildade.

Se me deres a humildade, não me retires a dignidade.
Ajuda-me a ver sempre o outro lado da medalha.
Não permitas que culpe os outros
por não pensarem como eu.

Ensina-me a gostar dos outros como gosto de mim mesmo.
Não permitas que caia no orgulho se triunfar,
nem no desespero se fracassar.

Faz-me lembrar que
o fracasso é a experiência que precede o triunfo.
Ensina-me que perdoar
é um sinal de grandeza
e que a vingança é um sinal de baixeza.

Se me retirares o êxito,
Deixa-me forças para aprender com o fracasso.
Se ofender as pessoas,
dá-me forças para pedir desculpa;
e se as pessoas me ofenderem,
dá-me forças para perdoar.

Senhor… se me esquecer de Ti,
nunca te esqueças de mim!

Sem comentários:

Enviar um comentário