quarta-feira, 14 de março de 2012

Depois de uns dias de interrupção, damos continuidade ao blog Almodovarsvd. Uma inesperada avaria no sistema da internet local deixou-nos sem possibilidade de comunicação por este meio.
************
À guisa de resumo do que aconteceu durante a semana diremos:
* Após três dias em que nos apresentámos ao vivo, tivemos momentos muito importantes de valorização da nossa vida pessoal, ajudados pelo Professor de psicologia.
* Durante a semana chegou o Pe. Jorge Fernandes, ficando assim completa a equipe de coordenação do Curso que, com a partido do Pe. Tony Pates para Steyl, Holanda, ficara unicamente a cargo do Pe. Lorenzo Goyeneche.
* No Sábado partilhamos com o Pe. Goyeneche a partida de sua irmã Montserrat para a eternidade. Tinha 84 anos e dedicara a sua vida de mulher consagrada a minorar, como enfermeira, a dor das pessoas, particularmente na América Latina, onde trabalhara durante muitos anos. O Pe. Goyneche disse-nos que, quando há semanas se despediu dela, comentaram que o nome de família Goyeneche significa em basco a casa de cima ou a casa do alto, e que todos devemos estar preparados para entrar nela. Foi o que aconteceu. Logo de manhã, na missa que presidiu, o Pe. Lorenzo disse-nos que ia celebrar a missa em ação de graças, com paramentos brancos, sinal da certeza de que a irmã estaria já na Casa de Cima, na presença do Pai Celeste. Foi um dia marcante pela fraternidade com que todos vivemos o acontecimento. Ao Pe. Lorenzo o agradecimento pela serenidade com que viveu este dia e também pelo testemunho da esperança cristã com que nos brindou.
Domingo, dia 11 de Março
Catacumbas de Domitila
Foi um dia diferente. Saímos de manhã para Roma. Às 9.00 horas já estávamos nas Catacumbas de Santa Domitila para celebrar a Eucaristia. Foi o ponto marcante: celebrar o triunfo daqueles e daquelas que, nos primeiros séculos da Igreja, derramaram o próprio sangue por Jesus Cristo. Depois da Missa percorremos um pouco dos dezasseis quilómetros de galerias deste cemitério cristão.
As catacumbas de Santa Domitila estão entregues à administração da Congregação do Verbo Divino. Foi aí que encontrámos, antes da Missa, os primeiros confrades.
Estas catacumbas são muito visitadas. Isso mesmo o constatamos, quando ao sair, nos demos conta de como estava cheio o parque de autocarros. Muitos vinham como curiosos ou turistas, mas notamos que outros, pelos cânticos e celebrações, vinham robustecer a fé no exemplo dos santos mártires que nos precederam no seguimento do Senhor.
Martírio de São Paulo
Das catacumbas de Santo Domitila fomos a Tre Fontane, local onde, segundo uma antiquíssima tradição, foi morto São Paulo, o grande ouvinte de Cristo Ressuscitado e de quem ele foi anunciador até dar a vida por Ele.
Visita ao Generalato
Para completar a manhã e depois de dar graças a Deus por tão grandes testemunhas da fé que nos foi dado contemplar, fomos ao encontro dos nossos irmãos que na Casa Generalícia em Roma orientam os destinos da Congregação. Fomos recebidos como los hermanos avuelos (os irmãos avós). Para além do almoço, notamos a natural amizade e gratidão de todos os que agora a este nível são servidores da missão.
Foi belo constatar que na Igreja Povo de Deus, se mantém desde o ontem da história até ao  hoje da nossa vida, o mesmo tom do anúncio do Ressuscitado, e que a todos nos anima o mesmo Espírito que deu força aos mártires .
Para terminar bem o dia e já de volta para casa, passamos pela Basílica de São Paulo, onde a mesma antiquíssima tradição afirma estar sepultado o apóstolo dos gentios.

Sem comentários:

Enviar um comentário