sábado, 17 de março de 2012

A Semana em Nemi


A semana em Nemi

A semana decorreu praticamente sob a orientação do Pe. Pio Estepa svd, sociólogo e missionólogo. Foi surpreendente! A profundidade da visão do mundo, da Igreja e da sociedade emergente constituiu uma surpresa para todos nós. Foi na verdade um ouvir e pedir mais.

O método de análise e a análise em si mesma constituiu uma novidade para todos. Mais do que uma vez ficámos sem voz quando nos desafiava tirar as consequências pastorais de uma realidade que vemos todos os dias mas sobre a qual não refletimos, quer por falta de tempo quer por falta de instrumentos de análise.

O Sábado de manhã foi preenchido com uma exposição clara e muito esclarecedora de uma médica, Drª Anna Maria Sansone, que nos falou sobre o tema: “Saúde integral na terceira idade.

Pela tarde descemos ao lago de Nemi e mergulhamos um pouco na história de Nemi. O lago foi muito apreciado pelo imperador Calígula que construiu e deixou nele duas barcaças, que foram destruídas durante os bombardeios da última guerra mundial. Podemos admirá-las no museu local, em duas réplicas construídas numa escala de 5 para 1.

O Pe. José Antunes, provincial da província portuguesa do Verbo Divino, orientará a primeira parte da próxima semana. Após uma boa viagem, chegou, depois do meio dia, ao aeroporto de Fiumicino, em Roma. Na chegada, à sua espera no aeroporto, estavam os Pe. Jorge Fernandes e Pe. Joaquim Valente.



MAHATMA GHANDI
Alguns pensamentos


Tudo o que se coma sem necessidade, é um roubo ao estômago dos pobres.

O jejum é para a alma o que os olhos são para o corpo.

O verdadeiro progresso social não consiste em aumentar as necessidades, mas em reduzi-las voluntariamente; mas para tal é preciso ser-se humilde.

A pureza dos meios deve ser igual à pureza dos fins.

A verdade é totalmente interior. Não é preciso procurá-la fora de nós nem realizá-la lutando com violência contra inimigos exteriores.

Todo o direito que não suponha um dever não merece defesa.

Está bem falar de Deus quando se tomou um bom pequeno almoço e se espera almoçar ainda melhor; mas é impossível aquecer-se ao sol da divina presença quando à tua porta batem milhões de pessoas famintas.

Rezar não é pedir: é o respirar da alma.

O amor e a verdade estão tão unidos que é praticamente impossível separá-los; são como as duas caras de uma mesma moeda.

O amor é o meio, a verdade é o fim; se usamos o meio, mais cedo ou mais tarde alcançaremos o fim, que é o amor de Deus.

O que se alcança pela violência, só pela violência se mantém; a violência é o medo pelos outros.

Mahtma Ghandi

Sem comentários:

Enviar um comentário