segunda-feira, 6 de agosto de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAR

Terça, 07 de Agosto

               
Saudades do templo
Salmo 42


Fazei-me justiça, meu Deus, *
        defendei a minha causa contra a gente sem piedade, †
        livrai-me do homem desleal e perverso.
Vós, ó Deus, sois o meu refúgio: *
        Porque me abandonastes? †
        Porque hei-de andar triste, sob a opressão do inimigo?
Enviai a vossa luz e verdade, *
        sejam elas o meu guia e me conduzam †
        à vossa montanha santa e ao vosso santuário.
E eu irei ao altar de Deus, *
        a Deus que é a minha alegria. †
        Ao som da cítara Vos louvarei, Senhor meu Deus.
Porque estás triste, minha alma, e desfaleces? *
        Espera em Deus: ainda O hei-de louvar, †
        meu Salvador e meu Deus.

.

Laudes, Terça – II semana.



A fé começa por um dirigir-se à pessoa de Jesus, mas tem habitualmente origem numa sede”.
Irmão François, de Taizé



I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I  Jer 30, 1-2.12-15.18-22

«Foi por causa dos teus grandes pecados que Eu te tratei assim.
Reconstruirei as tendas de Jacob»


Leitura do Livro de Jeremias

Palavra que o Senhor dirigiu ao profeta Jeremias: Eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: «Escreve num livro todas as palavras que Eu te disse. Assim fala o Senhor: É incurável a tua ferida, a tua chaga não tem remédio. Ninguém se interessa por ti, para defender a tua causa; para uma úlcera há remédios, mas para ti não existe cura. Todos os teus amigos te esqueceram e nem perguntam por ti. Porque Eu te feri como fere um inimigo e o castigo foi severo, por causa das tuas grandes culpas, dos teus inúmeros pecados. Porque te queixas da tua ferida, do teu mal que não tem cura? Foi pelas tuas grandes culpas, pelos teus inúmeros pecados, que Eu te tratei assim». Assim fala o Senhor: «Restaurarei as tendas de Jacob e terei compaixão das suas moradas. A cidade será reconstruída sobre as suas ruínas e a fortaleza reedificada no seu verdadeiro lugar. Deles sairão hinos de louvor e brados de alegria. Multiplicá-los-ei e não mais serão reduzidos; exaltá-los-ei e não mais serão humilhados. Os seus filhos serão como outrora, a sua assembleia será estável diante de Mim e castigarei todos os seus opressores. De entre eles surgirá um chefe, do meio deles sairá um soberano. Chamá-lo-ei e ele virá à minha presença. Aliás, quem arriscaria a vida aproximando-se de Mim? – diz o Senhor – Mas vós sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 101 (102), 16-18.19-21.29 e 22-23

Refrão: Quando o Senhor restaurar Sião,
manifestará a sua glória.
Repete-se

Os povos temerão, Senhor, o vosso nome,
todos os reis da terra a vossa glória.
Quando o Senhor reconstruir Sião
e manifestar a sua glória,
atenderá a súplica do infeliz
e não desprezará a sua oração. Refrão

Escreva-se tudo isto para as gerações futuras
e o povo que se há-de formar louvará o Senhor.
Debruçou-Se do alto da sua morada,
lá do Céu o Senhor olhou para a terra,
para ouvir os gemidos dos cativos,
para libertar os condenados à morte. Refrão

Os filhos dos vossos servos hão-de permanecer
e a sua descendência se perpetuará na vossa presença,
para ser proclamado em Sião o nome do Senhor
e em Jerusalém o seu louvor,
quando se reunirem todos os reinos
para servirem o Senhor. Refrão


ALELUIA Jo 1, 49b
Refrão: Aleluia Repete-se
Mestre, Vós sois o Filho de Deus,
Vós sois o Rei de Israel. Refrão

EVANGELHO Mt 14, 22-36

«Manda-me ir ter contigo sobre as águas»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Depois de ter saciado a fome à multidão, Jesus obrigou os discípulos a subir para o barco e a esperá-l’O na outra margem, enquanto Ele despedia a multidão. Logo que a despediu, subiu a um monte, para orar a sós. Ao cair da tarde, estava ali sozinho. O barco ia já no meio do mar, açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário. Na quarta vigília da noite, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Os discípulos, vendo-O a caminhar sobre o mar, assustaram-se, pensando que fosse um fantasma. E gritaram cheios de medo. Mas logo Jesus lhes dirigiu a palavra, dizendo: «Tende confiança. Sou Eu. Não temais». Respondeu-Lhe Pedro: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas». «Vem!» – disse Jesus. Então, Pedro desceu do barco e caminhou sobre as águas, para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento e começando a afundar-se, gritou: «Salva-me, Senhor!». Jesus estendeu-lhe logo a mão e segurou-o. Depois disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?». Logo que subiram para o barco, o vento amainou. Então, os que estavam no barco prostraram-se diante de Jesus e disseram-Lhe: «Tu és verdadeiramente o Filho de Deus». Depois fizeram a travessia e vieram para terra em Genesaré. Os homens do lugar reconheceram Jesus e mandaram avisar toda aquela região. Trouxeram-Lhe todos os doentes e pediam que os deixasse tocar ao menos na orla do seu manto. E quantos lhe tocaram foram completamente curados.

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA

Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


Leitura: Jer 30, 1-2.12-15.18-22: - Começa a ler-se hoje a parte do livro de Jeremias, chamada o “livro da consolação”. As duas partes de que se compõe esta leitura são impressionantemente contrastantes. Na primeira, o Senhor denuncia o pecado do povo; logo na segunda, promete-lhe o perdão e a restauração. Por aqui mais uma vez se nos revela que Deus não anda à espreita do homem para o apanhar em falta, mas, se lhe sai ao encontro, é para o salvar. E sai-nos ao encontro em cada momento, mesmo quando nos parece que é para nos acusar. Então apenas nos chama mais energicamente, porque então mais precisamos.

Mt 14, 22-36: - Como novo Moisés, Jesus, depois da multiplicação do pão, sobe à montanha e aí fica em oração ao Pai, nesse diálogo íntimo e profundo, mais do que o de Moisés sobre o Horeb. Depois atravessa o lago sobre as águas e salva Pedro que nelas se afogava por falta de fé. Jesus mostra-Se assim, de novo, Senhor da natureza e das suas leis, para firmar a fé dos discípulos. O milagre não serve apenas para causar admiração, como o seu nome significa, mas para que esta admiração leve à fé e ao amor. (Ecclesia).
Meditação: - Come seguidores de Jesus continuamos a ter dificuldades de toda a espécie, que tanto podem ameaçar a nossa fé e esperança como, pelo contrário, podem suscitar uma maior confiança. Muito depende se sabemos dar nome ao que vivemos e de reconhecer a presença do ressuscitado na nossa vida.

Oração: - Senhor, que não nos deixemos abater pelos problemas, mas que eles nos levem a colocar em Ti o fundamento de tudo o que fizermos.

                                                  

III. AGENDA PAROQUIAL



Atividades pastorais:

Missas:

09.00 horas: Almodôvar
11.00 horas: Gomes Aires
15.30 horas: Lar do Rosário

Outras atividades:
10.00 horas: funeral em Corte Zorrinho
17.00 horas: Almodôvar – reunião de preparação para o casamento


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
Agosto 2012

Intenção Geral:
OS PRESOS, PESSOAS COM DIGNIDADE
Para que os presos sejam tratados com justiça e seja respeitada a sua dignidade.
Intenção Missionária:
JOVENS EVANGELIZADORES

Para que os jovens, chamados ao seguimento de Cristo, se disponham a proclamar e testemunhar o Evangelho até aos confins da terra


IV – Acontecimentos do dia


Casamento do João e da Soraia
O Sábado e o Domingo foram marcados por acontecimentos importantes na comunidade. Dois casamentos e um batizado no Sábado e a visita ao ACANAC (acampamento nacional dos escuteiros em Idanha a Nova. São destes acontecimentos algumas fotos.  Do casamento da Sandrine e do Dinis não obtivemos fotos. Quanto ao batismo do Alejando, que aconteceu no Sábado, já publicamos uma foto.

No que respeito ao acampamento do ACANAC que visitámos,  está a ser notícia pela multidão que congrega: 17100 jovens acampados em 3400 tendas, ocupando uma superfície de 90 hectares. Durante este tempo da sua duração (uma semana aproximadamente) serão fornecidas mais 300 mil refeições.

Está tudo pensado ao pormenor, nesta "cidade" de jovens, que se divertem, crescem e aprendem a viver como cidadãos úteis e cristãos responsáveis. Este é acampamento com mais escuteiros, nos já 90 anos do escutismo em Portugal.

Algumas jovens de Almodôvar no recinto da celebração da Missa

Recinto da celebração do Missa

 Elementos dos escuteiros de Almodôvar que se preparam para uma atividade

Sem comentários:

Enviar um comentário