quinta-feira, 2 de agosto de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAR

SEXTA, 03 DE AGOSTO

               
Todos os povos
se converterão ao Senhor
Is 45, 15-26


Vós sois, na verdade, um Deus escondido, *
        Deus de Israel, Salvador.
Todos os que Vos odeiam serão envergonhados e confundidos,*
        serão confundidos os fabricantes de ídolos.
Israel foi salvo pelo Senhor, *
        salvo pelo Senhor para sempre.
Não sereis confundidos e humilhados, *
        pelos séculos dos séculos.
Assim fala o Senhor que criou os céus, *
        o Deus que formou a terra e a consolida,
que não a criou para ficar deserta, *
        mas a formou para ser habitada:
«Eu sou o Senhor e não há outro. *
        Não tenho falado em segredo ou em lugar tenebroso.
Não disse aos filhos de Jacob: *
        ‘Procurai-Me em lugar deserto’.
Eu, o Senhor, falo a verdade *
        e proclamo o que é reto.
Reuni-vos e vinde, aproximai-vos todos juntos, *
        sobreviventes das nações.
Nada compreendem os que elevam ídolos de madeira *
        e oram a um deus que não pode salvar.
Declarai-vos, dizei as vossas razões, *
        deliberai uns com os outros:
Quem anunciou estas coisas no passado? *
        Quem o predisse há tanto tempo?
Não fui Eu, o Senhor, o único Deus verdadeiro? *
        Eu sou o Deus justo e salvador; e não há outro.
Voltai-vos para Mim e sereis salvos, *
        todos os confins da terra.
Eu sou Deus e mais ninguém. *
        Juro pelo meu nome.
É verdade o que sai da minha boca, *
        a minha palavra é irrevogável:
Diante de Mim se hão-de dobrar todos os joelhos, *
        em meu nome hão-de jurar todas as línguas».

E dirão: ‘Só no Senhor está a justiça e a fortaleza’; *
        hão-de vir, cobertos de vergonha, à sua presença †
        todos os que se levantaram contra Ele.
No Senhor terá salvação e glória *
        toda a descendência de Israel».


Laudes, Sexta – I semana.



Jesus, na sua vida terrena, fez o que fez porque confiou no Pai.



I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I Jer 26, 1-9

«Todo o povo se amotinou contra Jeremias no templo do Senhor»

Leitura do Livro de Jeremias

No princípio do reinado de Joaquim, filho de Josias e rei de Judá, foi dirigida a Jeremias esta palavra do Senhor: «Assim fala o Senhor: Vai colocar-te no átrio do templo do Senhor e diz a todos os habitantes das cidades de Judá, que vêm prostrar-se no templo do Senhor, todas as palavras que te mandei anunciar, sem nada omitir. Pode ser que as escutem e se arrependa cada um do seu mau caminho; e Eu desistirei do castigo que penso mandar-lhes por causa da maldade das suas ações. Vai dizer-lhes: ‘Assim fala o Senhor: Se não quiserdes escutar-Me e não seguis a lei que vos proponho, se não ouvirdes as palavras dos meus servos, os profetas, que sem cessar vos tenho enviado, mas vós não escutais, farei deste templo o que fiz de Silo e farei desta cidade um objeto de maldição para todos os povos da terra’». Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram Jeremias dizer estas palavras no templo do Senhor. E quando Jeremias acabou de anunciar o que o Senhor lhe mandara dizer a todo o povo, os sacerdotes e os profetas apoderaram-se dele, gritando: «Tu tens de morrer! Porque profetizaste em nome do Senhor que este templo teria a mesma sorte de Silo e que esta cidade ficaria em ruínas e sem habitantes?». E todo o povo se amotinou contra Jeremias no templo do Senhor.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 68 (69), 5.8-10.14 (R. 14c)

Refrão: Pela vossa grande misericórdia, atendei-me, Senhor. Repete-se

São mais numerosos que meus cabelos
os que me odeiam sem razão;
são mais fortes que meus ossos
os que me detestam sem motivo. Refrão

Por Vós tenho suportado afrontas,
cobrindo-se meu rosto de confusão.
Devorou-me o zelo pela vossa casa
e recaíram sobre mim os insultos contra Vós. Refrão

A Vós, Senhor, elevo a minha súplica,
no momento propício, meu Deus.
Pela vossa grande bondade, respondei-me,
pela vossa fidelidade, salvai-me. Refrão


ALELUIA 1 Pedro 1, 25

Refrão: Aleluia Repete-se
A palavra do Senhor permanece eternamente.
Esta é a palavra que vos foi anunciada. Refrão


EVANGELHO Mt 13, 54-58

«Não é Ele o filho do carpinteiro? Donde Lhe vem tudo isto?»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus foi à sua terra e começou a ensinar os que estavam na sinagoga, de tal modo que ficavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem esta sabedoria e este poder de fazer milagres? Não é Ele o filho do carpinteiro? A sua Mãe não se chama Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs não vivem entre nós? De onde Lhe vem tudo isto?». E estavam escandalizados com Ele. Mas Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra e em sua casa». E por causa da falta de fé daquela gente, Jesus não fez ali muitos milagres.

Palavra da salvação






II. LECTIO DIVINA

Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leitura: primeira leitura: - Jer 26, 1-9: - O profeta faz ouvir a palavra de Deus aos que entram no templo, para lhes dizer que o templo pode vir a cair, como, antes daquele, outro já tinha caído, a fim de que o povo compreenda que não são os templos que trazem a segurança e a salvação, mas a palavra de Deus que lá é anunciada e que há-se ser acolhida no coração e posta em prática na vida de cada momento. No entanto, os que isto ouviram irritaram-se e ameaçaram com a morte o profeta. Assim havia de acontecer a Jesus: acusação semelhante, de demolidor do templo, foi apresentada no tribunal contra o Senhor.

 Evangelho: - Mt 13, 54-58: - A fé tem de ultrapassar a experiência dos sentidos: estes podem até dificultar a fé. Foi o que aconteceu aos conterrâneos de Jesus, que, à força de O verem no meio deles, não conseguiram penetrar mais profundamente e reconhecer n’Ele o Filho de Deus. Não souberam entender os sinais de Deus que Se manifestava no seu tempo e tão junto de si. Se através dos sinais se não vai até à significação dos mesmos, não se chega à fé, mas apenas ao aspecto material da experiência.. (Ecclesia).

Meditação: - Reconheço Jesus como Aquele que nos traz a vida plena querida por Deus, e comprometo-me com Ele seguindo os seus caminhos?

Oração: - Senhor, que nos ponhamos em tuas mãos, e que acreditemos que és capaz de transformar a nossa incapacidade de amar.

                                                  

III. AGENDA PAROQUIAL



Missas:

09.00 horas: Almodôvar
10.00 horas: Santa Clara
11.00 horas: Gomes Aires.


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
Agosto 2012

Intenção Geral:
OS PRESOS, PESSOAS COM DIGNIDADE
Para que os presos sejam tratados com justiça e seja respeitada a sua dignidade.
Intenção Missionária:
JOVENS EVANGELIZADORES

Para que os jovens, chamados ao seguimento de Cristo, se disponham a proclamar e testemunhar o Evangelho até aos confins da terra


IV – Acontecimentos do dia




Sem comentários:

Enviar um comentário