sexta-feira, 31 de agosto de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr

Sábado, 01 de Setembro


Louvor a Deus
Salmo 116
Digo-vos... que os gentios dão glória a Deus
pela sua misericórdia (Rom 15, 8.9).
Louvai o Senhor, todas as nações, *
        aclamai-O, todos os povos.
É firme a sua misericórdia para connosco, *
        a fidelidade do Senhor permanece para sempre.

Laudes – Sábado, I semana



«Quem se gloria deve gloriar-se no Senhor».

São Paulo


S. BEATRIZ DA SILVA, virgem
1  Setembro
Nota Histórica


Filha de pais portugueses, nasceu em Ceuta (África Setentrional) por volta de 1426. Ainda jovem, veio para Campo Maior (Portugal) e daqui passou à corte de Castela em 1447 como dama de honor da Infanta D. Isabel de Portugal. Para se poder dedicar a uma vida cristã mais perfeita, retirou-se da corte para um mosteiro de Toledo, onde permaneceu mais de 30 anos. Em 1484 fundou o Instituto que mais tarde tomou o título da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (Concecionistas) e que foi aprovado pelo papa Inocêncio VIII em 1489. Pouco depois de fazer profissão religiosa, faleceu com fama de santidade. Foi canonizada por Paulo VI a 3 de Outubro de 1976.

I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I 1 Cor 1, 26-31

«Deus escolheu o que é fraco aos olhos do mundo»

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos: Vede quem sois vós, os que Deus chamou: não há muitos sábios, naturalmente falando, nem muitos influentes, nem muitos bem-nascidos. Mas Deus escolheu o que é louco aos olhos do mundo para confundir os sábios; escolheu o que é fraco para confundir os fortes; escolheu o que é vil e desprezível, o que nada vale aos olhos do mundo, para reduzir a nada aquilo que vale, a fim de que nenhuma criatura se possa gloriar diante de Deus. É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual Se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santidade e redenção. Deste modo, conforme está escrito, «quem se gloria deve gloriar-se no Senhor».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 32 (33), 12-13.18-19.20-21 (R. 12b)

Refrão: Feliz o povo que o Senhor
escolheu para sua herança
. Repete-se

Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus,
o povo que Ele escolheu para sua herança.
Do Céu o Senhor contempla
e observa todos os homens. Refrão

Os olhos do Senhor estão voltados
para os que O temem,
para os que esperam na sua bondade,
para libertar da morte as suas almas
e os alimentar no tempo da fome. Refrão

A nossa alma espera o Senhor:
Ele é o nosso amparo e protetor.
N’Ele se alegra o nosso coração,
em seu nome santo pomos a nossa confiança. Refrão

ALELUIA Jo 13, 34
Refrão: Aleluia Repete-se
Dou-vos um mandamento novo, diz o Senhor:
amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Refrão

EVANGELHO Mt 25, 14-30

«Foste fiel em coisas pequenas:
vem tomar parte na alegria do teu Senhor»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «Um homem, ao partir de viagem, chamou os seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um entregou cinco talentos, a outro dois e a outro um, conforme a capacidade de cada qual; e depois partiu. O que tinha recebido cinco talentos fê-los render e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois talentos ganhou outros dois. Mas, o que recebera um só talento foi escavar a terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. Muito tempo depois, chegou o senhor daqueles servos e foi ajustar contas com eles. O que recebera cinco talentos aproximou-se e apresentou outros cinco, dizendo: ‘Senhor, confiaste-me cinco talentos: aqui estão outros cinco que eu ganhei’. Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel. Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes. Vem tomar parte na alegria do teu senhor’. Aproximou-se também o que recebera dois talentos e disse: ‘Senhor, confiaste-me dois talentos: aqui estão outros dois que eu ganhei’. Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel. Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes. Vem tomar parte na alegria do teu senhor’. Aproximou-se também o que recebera um só talento e disse: ‘Senhor, eu sabia que és um homem severo, que colhes onde não semeaste e recolhes onde nada lançaste. Por isso, tive medo e escondi o teu talento na terra. Aqui tens o que te pertence’. O senhor respondeu-lhe: ‘Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei e recolho onde nada lancei; devias, portanto, depositar no banco o meu dinheiro e eu teria, ao voltar, recebido com juro o que era meu. Tirai-lhe então o talento e dai-o àquele que tem dez. Porque, a todo aquele que tem, dar-se-á mais e terá em abundância; mas, àquele que não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. Quanto ao servo inútil, lançai-o às trevas exteriores. Aí haverá choro e ranger de dentes’».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA:
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA I - 1 Cor 1, 26-31: - Tanto no momento de Jesus chamar os Apóstolos no princípio da Igreja, como entre os cristãos de Corinto, a quem S. Paulo dirige esta carta, Deus chamou sempre pessoas que impuseram ao mundo o Evangelho de Jesus, não pela sua elevada condição social, mas pela força do Espírito Santo que as animava.

Mt 25, 14-30: - Escutamos hoje outra parábola, que sublinha o sentido que a vida deve tomar, quando se olha para o seu fim. Em vida, somos administradores dos dons de Deus; por isso, o julgamento recairá sobre o uso que tivermos feito desses dons. A boa administração dos mesmos, levar-nos-á à comunhão eterna com a fonte de todos eles, na alegria do Senhor.

Meditação: - Através desta parábola, Mateus quer animar os membros da sua comunidade a que deem fruto. Deus concede diferentes dons para que se ponham a serviço do reino. Ao que colabora na Sua obra será premiado. Porém, o que tem medo, pensando que Deus é um Deus terrível, e por isso não arrisca, será castigado.

Oração: -  Senhor, que a minha vida seja um hino de ação de graças e de louvor a Ti, e concede-me que me ponha totalmente ao Teu serviço.

                          

III. AGENDA PAROQUIAL



Missas:
Ø 09.00 horas: Almodôvar
Ø 15.00 horas: Corte Figueira Mendonça
Ø 16.00 horas: Dogueno
Ø 17.00 horas: Santa Cruz
Ø 18.00 horas: Almodôvar
Ø 19.30 horas: Moinhos de Vento

Outras atividades
Ø 11.30 horas: casamento - Almodôvar
Ø 13.30 horas: batismo - Almodôvar
Ø 20.00 hora: Procissão - Moinhos de Vento


APOSTOLADO DA ORAÇÃO - Setembro
Intenção Geral:
A NOBRE ARTE DA POLÍTICA

Para que os políticos atuem sempre com honestidade, integridade e amor à verdade

Intenção Missionária:
AJUDA ESPIRITUAL E MATERIAL ÀS IGREJAS MAIS POBRES
Para que as comunidades cristãs estejam sempre mais disponíveis para enviar missionários, sacerdotes e leigos, e recursos materiais em favor das Igrejas mais pobres.



IV – Acontecimentos do dia




Sem comentários:

Enviar um comentário