sábado, 18 de agosto de 2012


pARÓQUIA DE ALMODÔVAR

Domingo, 19 de Agosto


Louvai o Senhor
Salmo 150

Louvai o Senhor no seu santuário, *
        louvai-O no seu majestoso firmamento.
Louvai-O pela grandeza das suas obras, *
        louvai-O pela sua infinita majestade.
Louvai-O ao som da trombeta, *
        louvai-O ao som da lira e da cítara.
Louvai-O com o tímpano e com a dança, *
        louvai-O ao som da harpa e da flauta.
Louvai-O com címbalos sonoros, *
        louvai-O com címbalos retumbantes. †
        Tudo quanto respira louve o Senhor.

LAUDES – Domingo – IV semana


Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia.
jesus



I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I Prov 9, 1-6

«Vinde comer do meu pão e beber do vinho que vos preparei»

Leitura do Livro dos Provérbios

A Sabedoria edificou a sua casa e levantou sete colunas. Abateu os seus animais, preparou o vinho e pôs a mesa. Enviou as suas servas a proclamar nos pontos mais altos da cidade: «Quem é inexperiente venha por aqui». E aos insensatos ela diz: «Vinde comer do meu pão e beber do vinho que vos preparei. Deixai a insensatez e vivereis; segui o caminho da prudência».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 33 (34), 2-3.10-11.12-13.14-15 (R.9a)

Refrão: Saboreai e vede como o Senhor é bom. Repete-se

A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca.
A minha alma gloria-se no Senhor:
escutem e alegrem-se os humildes. Refrão

Temei o Senhor, vós os seus fiéis,
porque nada falta aos que O temem.
Os poderosos empobrecem e passam fome,
aos que procuram o Senhor
não faltará riqueza alguma. Refrão

Vinde, filhos, escutai-me,
vou ensinar-vos o temor do Senhor.
Qual é o homem que ama a vida,
que deseja longos dias de felicidade? Refrão

Guarda do mal a tua língua
e da mentira os teus lábios.
Evita o mal e faz o bem,
procura a paz e segue os seus passos. Refrão



LEITURA II Ef 5, 15-20
«Procurai compreender qual é a vontade de Deus»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: Vede bem como procedeis. Não vivais como insensatos, mas como pessoas inteligentes. Aproveitai bem o tempo, porque os dias que correm são maus. Por isso não sejais irrefletidos, mas procurai compreender qual é a vontade do Senhor. Não vos embriagueis com o vinho, que é causa de luxúria, mas enchei-vos do Espírito Santo, recitando entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando em vossos corações, dando graças, por tudo e em todo o tempo, a Deus Pai, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Palavra do Senhor.


ALELUIA Jo 6, 56

Refrão: Aleluia. Repete-se
Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue
permanece em mim e Eu nele, diz o Senhor. Refrão


EVANGELHO Jo 6, 51-58
«A minha carne é verdadeira comida
e o meu sangue é verdadeira bebida»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é minha carne, que Eu darei pela vida do mundo». Os judeus discutiam entre si: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?». E Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA

Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leitura: I Prov 9, 1-6 - Personificada numa dona de casa, a Sabedoria de Deus convida os homens a participarem do seu banquete. No Antigo Testamento, a Palavra de Deus é frequentemente comparada a um banquete oferecido aos homens. O pão e o vinho são tidos como símbolo do alimento que dá a vida em plenitude. A imagem do banquete assume maior expressão na Eucaristia que nos é dado celebrar.

Ef 5, 15-20 - Deus criou o homem livre e não quer sobrepor-se a essa liberdade. Deixa a cada um a possibilidade de fazer as suas opções. Porém, uma escolha consciente só é possível, tendo presente determinada hierarquia de valores que ajudará a decidir, não apenas acerca do acto, como também do tempo próprio para o realizar.

Jo 6, 51-58 - A ceia pascal judaica estava intimamente ligada à libertação dos hebreus da escravatura egípcia. Ao comerem a Páscoa, os judeus tinham consciência de serem o povo libertado por Deus. Cristo associa também os discípulos à Sua morte redentora. Os participantes na celebração eucarística, ao comerem o pão e beberem o sangue derramado na cruz pela multidão dos homens, reconhecem-se no povo redimido por Cristo.

Meditação: -
Oração: -

                                                           
III. AGENDA PAROQUIAL



Missas:
Almodôvar: 10.30 horas
Rosário: 10.30 horas
Santa Clara: 12.00 horas
Gomes Aires: 15.00 horas
São Barnabé: - 15.30 horas

Outras atividades:
09.00 horas: Almodôvar - Funeral


IV – Acontecimentos do dia




Sem comentários:

Enviar um comentário