sexta-feira, 3 de agosto de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAR

SÁBADO, 4 DE AGOSTO
               

Louvor a Deus
Salmo 116
Louvai o Senhor, todas as nações, *
        aclamai-O, todos os povos.
É firme a sua misericórdia para connosco, *
        a fidelidade do Senhor permanece para sempre.


Laudes, Sábado – I semana.



A verdade sem caridade é tiramia.

 S. JOÃO MARIA VIANNEY, presbítero
Nota Histórica
Nasceu em Lião no ano 1786. Depois de superar muitas dificuldades, pôde ser ordenado sacerdote. Tendo-lhe sido confiada a paróquia de Ars, na diocese de Belley, o santo promoveu nela admiravelmente a vida cristã, por meio duma eficaz pregação, com a mortificação, a oração e a caridade. Revelou especiais qualidades na administração do sacramento da Penitência e na direção espiritual, e por isso acorriam fiéis de todas as partes para escutar os seus santos conselhos. Morreu em 1859.

I. LITURGIA DA PALAVRA

LEITURA I Jer 26, 11-16.24

«Na verdade, foi o Senhor que me enviou a vós,
para anunciar aos vossos ouvidos todas estas palavras»


Leitura do Livro de Jeremias

Naqueles dias, os sacerdotes e os profetas disseram aos chefes e a todo o povo: «Este homem merece a morte, por ter profetizado contra esta cidade, como acabais de ouvir com os vossos ouvidos». Então Jeremias disse aos chefes e a todo o povo: «Foi o Senhor que me enviou a profetizar, contra este templo e contra esta cidade, tudo o que ouvistes. Portanto, emendai os vossos caminhos e as vossas ações, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, e o Senhor afastará de vós os males com que vos ameaçou. Quanto a mim, estou nas vossas mãos: tratai-me como vos parecer melhor e mais justo. Mas ficai sabendo que, se me condenardes à morte, sereis responsáveis pelo sangue de um inocente, vós, esta cidade e os seus habitantes. Na verdade, foi o Senhor que me enviou a vós, para anunciar aos vossos ouvidos todas estas palavras». Então os chefes e todo o povo disseram aos sacerdotes e aos profetas: «Este homem não merece a morte, porque nos falou em nome do Senhor, nosso Deus». Jeremias ficou sob a proteção de Aican, filho de Safan, e assim não caiu nas mãos do povo para ser morto.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 68 (69), 15-16.30-31.33-34

Refrão: Pela vossa bondade, ouvi-me, Senhor. Repete-se

Tirai-me do lamaçal, para que não me afunde,
livrai-me dos que me odeiam e do abismo das águas.
Não me cubram as ondas nem me arraste a voragem,
não se feche sobre mim a boca do abismo. Refrão

Eu sou pobre e miserável:
defendei-me com a vossa proteção.
Louvarei com cânticos o nome de Deus
e em ação de graças O glorificarei. Refrão

Vós, humildes, olhai e alegrai-vos,
buscai o Senhor e o vosso coração se reanimará.
O Senhor ouve os pobres
e não despreza os cativos. Refrão

ALELUIA Mt 5, 10
Refrão: Aleluia Repete-se
Bem-aventurados os que sofrem perseguição
por amor da justiça,
porque deles é o reino dos Céus. Refrão

EVANGELHO Mt 14, 1-12
«Herodes mandou decapitar João na cadeia
e os seus discípulos foram dar a notícia a Jesus»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar da fama de Jesus e disse aos seus familiares: «Esse homem é João Baptista que ressuscitou dos mortos. Por isso é que nele se exercem tais poderes miraculosos». De fato, Herodes tinha mandado prender João e algemá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Porque João dizia constantemente a Herodes: «Não te é permitido tê-la por mulher». E embora quisesse dar-Lhe a morte, tinha receio da multidão, que o considerava como profeta. Ocorreu entretanto o aniversário de Herodes e a filha de Herodíades dançou diante dos convidados. Agradou de tal maneira a Herodes, que este lhe prometeu com juramento dar-lhe o que ela pedisse. Instigada pela mãe, ela respondeu: «Dá-me agora mesmo num prato a cabeça de João Baptista». O rei ficou consternado, mas por causa do juramento e dos convidados, ordenou que lha dessem e mandou decapitar João no cárcere. A cabeça foi trazida num prato e entregue à jovem, que a levou a sua mãe. Os discípulos de João vieram buscar o seu cadáver e deram-lhe sepultura. Depois foram dar a notícia a Jesus.

Palavra da salvação.






II. LECTIO DIVINA

Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leitura: primeira leitura: - Jer 26, 11-16.24: - A pregação do profeta que ontem ouvimos, em que foi anunciada a destruição do próprio templo, se o povo se não quisesse converter, atraiu sobre ele o ódio dos sacerdotes e de outros, os quais pensaram até em dar-lhe a morte. Mas o bom senso de alguns dos mais responsáveis levou a fazer refletir que, se eram do Senhor as palavras que o profeta lhes anunciava, ele não devia ser condenado, mas antes escutado.

 Evangelho: - Mt 14, 1-12: - A perseguição, mais tarde desencadeada contra Jesus, começa já a fazer sentir-se em relação àquele que preparou o seu aparecimento em público, João Baptista. A palavra de Deus projeta luz sobre as trevas dos homens, e, ao mesmo tempo que ilumina os que a acolhem, denuncia os que a rejeitam. E, se aquele que a proclama insiste em a fazer ouvir, não lhe faltará perseguição, mesmo até chegar à morte, como aconteceu a (Ecclesia).

Meditação: - Agir segundo as conveniências é, muitas vezes, trair a verdade e a justiça evangélica. A exemplo de João e, sobretudo a exemplo de Jesus, prefiro optar sempre pela verdade na caridade?

Oração: - Senhor, que eu opte sempre pelos valores que deixaste.

                                                  

III. AGENDA PAROQUIAL



Atividades de Sábado

09.15 horas: Missa em Almodôvar
09.30 horas: Batismo em Almodôvar
10.30 horas: Funeral em Castro Verde
12.00 horas: Casamento em Almodôvar
13.00 horas: Batismo em Gomes Aires
15.00 horas: Casamento em Almodôvar
15.00 horas: Missa em Corte Figueira Mendonça
16.00 horas: Missa no Dogueno
17.00 horas: Missa em Santa Cruz
18.00 horas: Missa em Almodôvar


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
Agosto 2012

Intenção Geral:
OS PRESOS, PESSOAS COM DIGNIDADE
Para que os presos sejam tratados com justiça e seja respeitada a sua dignidade.
Intenção Missionária:
JOVENS EVANGELIZADORES

Para que os jovens, chamados ao seguimento de Cristo, se disponham a proclamar e testemunhar o Evangelho até aos confins da terra


IV – Acontecimentos do dia


Os escuteiros partiram para o acampamento Nacional (ACANAC) que se realiza junto da barragem de Idanha a Nova. Saíram pelas 8.30 horas da manhã. Na despedida estiveram os pais e o assistente, Pe. Joaquim Valente. Após uma breve oração partiram num autocarro da Câmara. Chegaram ao campo pelas 17.30 horas. Desejamos uma óptima experiência.

Foto na despedida

Oração antes da partida:



Sem comentários:

Enviar um comentário