sexta-feira, 17 de agosto de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAR

Sábado, 18 de Agosto


Senhor, dai-me sabedoria


Deus de meus pais e Senhor de misericórdia, *
        que tudo criastes com a vossa palavra,
e com a vossa sabedoria formastes o homem, *
        para dominar sobre todas as criaturas,
para governar o mundo na santidade e na justiça *
        e proferir os seus juízos com rectidão de espírito,
Dai-me a sabedoria que está convosco no vosso trono *
        e não me rejeiteis do número dos vossos filhos;
porque eu sou vosso servo, filho da vossa serva, *
        um homem fraco e de existência breve, †
        incapaz de compreender a justiça e as leis.
Ainda o mais perfeito entre os filhos dos homens *
        nada será sem a vossa sabedoria.
Convosco está a sabedoria que conhece as vossas obras, *
        ela estava presente quando fizestes o mundo.
Ela sabe o que é agradável a vossos olhos *
        e o que é recto segundo as vossas ordens.
Enviai-a dos santos céus, *
        enviai-a do trono da vossa glória.
Esteja comigo e tome parte nos meus trabalhos, *
        para que eu saiba o que Vos é agradável.
Porque ela sabe e conhece todas as coisas: *
        ela guiará prudentemente os meus passos †
        e me protegerá com o esplendor da sua glória.


I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I   Ez 18, 1-10.13b.30-32

«Julgarei cada um segundo as suas acções»
Leitura da Profecia de Ezequiel

O Senhor dirigiu-me a palavra, dizendo: «Porque andais a repetir este provérbio em Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes e embotaram-se os dentes dos filhos’? Pela minha vida – diz o Senhor Deus – não voltareis a repetir este provérbio em Israel. Todas as vidas Me pertencem, tanto a do pai como a do filho. Aquele que pecar é que morrerá. O homem justo, que pratica o direito e a justiça, que não participa nos festins das montanhas, nem levanta os olhos para os falsos deuses da casa de Israel; que não desonra a esposa do seu próximo nem se aproxima da mulher em tempo indevido; que não explora ninguém, que devolve o penhor de uma dívida paga e não comete roubos; que dá o seu pão a quem tem fome e dá roupa a quem não tem que vestir; que não é usurário nem aceita juros, que afasta as suas mãos da iniquidade e exerce verdadeira justiça entre os homens; que segue as minhas leis e observa os meus preceitos, praticando fielmente a verdade, esse homem é verdadeiramente justo e viverá – diz o Senhor Deus –. Mas se ele tem um filho violento e sanguinário, que pratica alguma destas acções, esse filho não viverá, por ter praticado essas acções abomináveis; mas certamente morrerá e o seu sangue cairá sobre ele. Por isso, casa de Israel, Eu julgarei cada um segundo as suas acções – diz o Senhor Deus –. Convertei-vos e renunciai a todas as vossas iniquidades e o pecado deixará de ser a vossa ruína. Lançai para longe todos os vossos pecados e formai um coração novo e um espírito novo. Porque havias de morrer, casa de Israel? Eu não desejo a morte de ninguém – diz o Senhor Deus –. Convertei-vos e vivereis».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 50 (51), 12-13.14-15.18-19 (R. 12a)

Refrão: Dai-me, Senhor, um coração puro. Repete-se

Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.
Refrão
Dai-me de novo a alegria da vossa salvação
e sustentai-me com espírito generoso.
Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos
e os transviados hão-de voltar para Vós. Refrão

Não é do sacrifício que Vos agradais
e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis.
Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido:
não desprezeis, Senhor,
um espírito humilhado e contrito. Refrão


ALELUIA cf. Mt 11, 25
Refrão: Aleluia Repete-se
Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque revelastes aos pequeninos os mistérios do reino. Refrão


EVANGELHO Mt 19, 13-15

«Deixai que as crianças se aproximem de Mim:
dos que são como elas é o reino dos Céus»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, apresentaram umas crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse sobre elas. Mas os discípulos afastavam-nas. Então Jesus disse: «Deixai que as crianças se aproximem de Mim; não as estorveis. Dos que são como elas é o reino dos Céus». A seguir, impôs as mãos sobre as crianças e partiu dali.

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA

Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leitura: - Ez 18, 1-10.13b.30-32  - Num tempo em que a vida tinha carácter fortemente comunitário, o profeta afirma claramente a responsabilidade pessoal. Aliás, individual e comunitário não estão, de maneira nenhuma, em contradição. O povo de Deus é um só povo; será até, um dia, o Corpo de Cristo, Corpo uno, Igreja una; mas, nesse Corpo, cada qual há-de entrar por uma resposta pessoal ao convite da palavra de Deus.

Mt 19, 13-15- Quem acreditaria que o Reino dos Céus se pudesse comparar aos que, entre os homens, são os mais pequeninos? Mas foi assim que Jesus quis incutir nos seus a regra da boa convivência entre os membros deste reino de Deus, que, já na terra, é figura e antecipação do reino dos Céus. É aqui, nesta Igreja da terra, que vamos aprendendo a sermos membros da Igreja do Céu, que é, aliás, a mesma e única Igreja.

Meditação: - Deus manifesta-se preferentemente através dos humildes e simples. Onde me incluo? Será que estou disponível para testemunhar a presença de Deus n história dos homens?

Oração: - Senhor, que a minha pequenez seja motivo para te manifestares como o Todo-Poderoso.



AGENDA



Missas:
09.00 horas: Almodôvar
15.00 horas: Corte Figueira
16.00 horas: Dogueno
17.00 horas: Santa Cruz
18.00 horas: Almodôvar
20.30 horas: Missa com procissão em Aldeia dos Fernanades
20.30 horas: Missa com procissão em Viúvas

Outras atividades:

10.00 horas: Funeral em Santa Cruz
10.30 horas: batizado em Almodôvar
12.30 horas:  casamento em Semblana
13.30 horas : Casamento com batismo em Almodôvar
18.00 horas: durante a Missa – batismo em Almodôvar

Sem comentários:

Enviar um comentário