sexta-feira, 19 de setembro de 2014


 
PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


Sábado, 20 de setembro de 2014


Novo endereço a partir de 2014.09.25: Paróquia de Nisa


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais
   


Sábado da XXIV semana do tempo comum




SÁBADO
_____________________________________________________

SS. André Kim Taegon, presbítero,
Paulo Chang Hasang, e Companheiros, mártires – MO
Vermelho – Ofício da memória.
Missa da memória.


L 1 1 Cor 15, 35-37. 42-49; Sal 55 (56), 9ab e 10. 11-12. 13-14
Ev Lc 8, 4-15
________________________________________________________

SS. André Kim Taegon, presbítero,
Paulo Chang Hasang, e Companheiros, mártires

Nota histórica:

No início do século XVII, por iniciativa de alguns leigos, entrou pela primeira vez a fé cristã na Coreia. Assim se formou uma comunidade forte e fervorosa, sem pastores, quase só conduzida por leigos, até ao ano 1836, durante o qual chegaram os primeiros missionários, vindos de França, que entraram furtivamente na região. Nas perseguições dos anos 1839, 1846 e 1866, surgiram desta comunidade 103 santos mártires, entre os quais se distinguem o primeiro presbítero e ardente pastor de almas André Kim Taegon e o insigne apóstolo leigo Paulo Chong Hasang. Os outros são quase todos leigos, homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças, que, suportando o martírio, consagraram com o seu glorioso sangue os florescentes primórdios da Igreja coreana.


MISSA DA FÉRIA

ANTÍFONA DE ENTRADA
Os mártires derramaram o seu sangue por Cristo,
por isso alcançaram a recompensa eterna.

ORAÇÃO
Deus, criador e salvador de todos os povos, que, nas terras da Coreia, de modo admirável chamastes à fé católica um povo de adopção filial e o fizestes crescer pelo glorioso testemunho dos santos mártires André, Paulo e seus companheiros, concedei que, a seu exemplo e por sua intercessão, também nós permaneçamos até à morte fiéis aos vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I - 1 Cor 15, 35-37.42-49
«Assim como trazemos em nós a imagem do homem terreno,
procuremos também trazer em nós a imagem do homem celeste»

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos: Alguém poderia perguntar: «Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo voltam eles?». Insensato! O que tu semeias não volta à vida sem morrer. E o que semeias não é a planta que há-de nascer, mas um simples grão, de trigo, por exemplo, ou de qualquer outra espécie. Assim é também a ressurreição dos mortos: semeado corruptível, o corpo ressuscita incorruptível; semeado desprezível, ressuscita glorioso; semeado na fraqueza, ressuscita cheio de força; semeado como corpo natural, ressuscita como corpo espiritual. Se há um corpo natural, também há um corpo espiritual. Assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi criado como um ser vivo; o último Adão tornou-se um espírito que dá vida. O primeiro não foi o espiritual, mas o natural; depois é que veio o espiritual. O primeiro homem, tirado da terra, é terreno; o segundo homem veio do Céu. O homem que veio da terra é o modelo dos homens terrenos; o homem que veio do Céu é o modelo dos homens celestes. E assim como trouxemos em nós a imagem do homem terreno, traremos também em nós a imagem do homem celeste.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 55 (56), 9ab e 10.11-12.13-14 (R. cf. 14c)
Refrão: Caminharei na presença do Senhor. Repete-se

Vós contastes os passos da minha vida errante
e recolhestes as minhas lágrimas.
Hão-de recuar os meus inimigos,
quando eu Vos invocar.
Eu sei que Deus está por mim. Refrão

Enalteço a palavra do Senhor,
enalteço a promessa do Senhor.
Em Deus confio e nada temo:
que poderão fazer-me os homens? Refrão

Oferecer-Vos-ei sacrifícios de acção de graças,
porque salvastes a minha vida da morte;
preservastes os meus pés da queda,
para andar na vossa presença, à luz da vida. Refrão

ALELUIA cf. Lc 8, 15
Refrão: Aleluia. Repete-se
Felizes os que recebem a palavra de Deus
de coração sincero e generoso
e produzem fruto pela perseverança. Refrão

EVANGELHO Lc 8, 4-15
«A semente que caiu em boa terra são aqueles
que conservam a palavra e dão fruto pela sua perseverança»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, que vinha ter com Jesus de todas as cidades, e Ele falou-lhes por meio da seguinte parábola: «O semeador saiu para semear a sua semente. Quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho: foi calcada e as aves do céu comeram-na. Outra parte caiu em terreno pedregoso: depois de ter nascido, secou por falta de humidade. Outra parte caiu entre espinhos: os espinhos cresceram com ela e sufocaram-na. Outra parte caiu em boa terra: nasceu e deu fruto cem por um». Dito isto, exclamou: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça». Os discípulos perguntaram a Jesus o que significava aquela parábola e Ele respondeu: «A vós foi concedido conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros serão apresentados só em parábolas, para que, ao olharem, não vejam, e, ao ouvirem, não entendam. É este o sentido da parábola: A semente é a palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem, mas depois vem o diabo tirar-lhes a palavra do coração, para que não acreditem e se salvem. Os que estão em terreno pedregoso são aqueles que, ao ouvirem, acolhem a palavra com alegria, mas, como não têm raiz, acreditam por algum tempo e afastam-se quando chega a provação. A semente que caiu entre espinhos são aqueles que ouviram, mas, sob o peso dos cuidados, da riqueza e dos prazeres da vida, sentem-se sufocados e não chegam a amadurecer. A semente que caiu em boa terra são aqueles que ouviram a palavra com um coração nobre e generoso, a conservam e dão fruto pela sua perseverança».

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Olhai com bondade, Deus omnipotente, para as ofertas do vosso povo e, por intercessão dos santos mártires, fazei de nós mesmos um sacrifício agradável a vossos olhos para salvação de todo o mundo. Por Nosso Senhor.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Mt 10, 32
Se alguém der testemunho de Mim diante dos homens,
também Eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está no Céu.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentastes com o pão dos fortes, ao celebrarmos a memória gloriosa dos santos mártires, concedei que nos dediquemos fielmente a Cristo e trabalhemos na Igreja pela salvação de todos os povos. Por Nosso Senhor.



«Sangue de mártires semente de novos cristãos»


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste
     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
       - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURA: 1 Cor 15, 35-37.42-49:Ainda uma questão que parece preocupar os Coríntios é a da morte e a situação depois da morte. A resposta cristã é a da ressurreição. O Apóstolo tenta responder a possíveis dificuldades que se oferecem a pessoas que vinham de um ambiente pagão e materialista. E recorre, primeiro, à comparação da semente lançada à terra: embora leve em si, o gérmen da planta futura, em nada a semente se parece ainda com ela; depois, ao paralelo entre Adão e Cristo: o primeiro, Adão, ser vivo, mas mortal, porque terreno; o segundo, Cristo, fonte de vida, porque celeste, vivificado pelo Espírito de Deus. Mortais em Adão, os homens tornam-se celestes e imortais em Cristo ressuscitado.

Lc 8, 4-15:Depois da parábola da semente lançada à terra, para explicar aos discípulos o mistério da palavra de Deus e dos frutos que ela produz, Jesus explica porque é que Ele usa este método para desvendar os mistérios do reino de Deus, e, por fim, explica a própria parábola da semente. Esta parábola, por um lado, revela a força divina da palavra de Deus, e, por outro, convida os que a escutam a oferecerem à sementeira dela a terra de um bom coração.

Oração: Senhor, que trabalhemos incansavelmente pela unidade da Igreja.


ATIVIDADES PAROQUIAIS

                   09.00 horas: Missa em Almodôvar.
                                               + João António Duarte Teixeira – 30º dia
                                               + José Coelho, esposa e filho

                15.00 horas: Missa em Nossa Senhora da Graça dos Padrões

                   16.00 horas: Missa na Semblana
                                               +  Fiéis defuntos

                   17.00 horas: Missa em A dos Neves (Rosário)

                   18.00 horas: Missa em Almodôvar (Convento).
          
                                  

INTENÇÕES DO SANTO PADRE

SETEMBRO 2014

Universal
Portadores de deficiência mental
Para que os portadores de deficiência mental recebam o amor e a ajuda que necessitam para levar uma vida digna.

Pela Evangelização
Serviço aos pobres
Para que os cristãos, inspirados pela Palavra de Deus, se comprometam com o serviço aos pobres e aos que sofrem.


ENTRADA DOS NOVOS PÁROCOS:

Às 18.30 de ontem, sexta, celebrámos a eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. António Vitalino. Durante a Missa, prestaram juramento como párocos os padres Manuel Abreu, Pradeep e Glorio. Foi uma celebração que, apesar de ter sido num final de dia laboral, teve a participação de muitas pessoas. Na mesma celebração foi acentuado também o envio do padre Valente que, apesar dos seus 70 anos, vai continuar a missa em Nisa. A seguir à eucaristia houve um convívio num hotel da Vila de Almodôvar que se estendeu até por volta das 23 horas. No próximo domingo a comunidade celebrará expressamente o envio missionário do Padre Valente.

Algumas fotos da celebração (clicar para ampliar)


 assembleia


Juramento dos
párocos







Assembleia

Momento do convívio
  










Sem comentários:

Enviar um comentário