terça-feira, 23 de setembro de 2014

 
 
PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


Quarta, 24 de setembro de 2014


Novo endereço a partir de 2014.10.02: Paróquia de Nisa


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais
   


Quarta da XXV semana do tempo comum



QUARTA
_____________________________________________________

Verde – Ofício da féria.
Missa à escolha


L 1 Prov 30, 5-9; Sal 118 (119), 29 e 72. 89 e 101. 104 e 163
Ev Lc 9, 1-6
______________________________________________________

MISSA DA FÉRIA

ANTÍFONA DE ENTRADA
Eu sou a salvação do meu povo, diz o Senhor.
Quando chamar por Mim nas suas tribulações,
Eu o atenderei e serei o seu Deus para sempre.

ORAÇÃO
Senhor, que fizestes consistir a plenitude da lei
no vosso amor e no amor do próximo,
dai-nos a graça de cumprirmos este duplo mandamento,
para alcançarmos a vida eterna.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I - Prov 30, 5-9
«Não me deis pobreza nem riqueza,
concedei-me apenas o alimento necessário»


Leitura do Livro dos Provérbios

Toda a palavra de Deus é comprovada, é um escudo para quem n’Ele se refugia. Não acrescentes nada às suas palavras, porque Ele te repreenderia e passarias por mentiroso. Duas coisas Vos peço, Senhor, não mas negueis antes de eu morrer: Afastai de mim a fraude e a mentira; não me deis pobreza nem riqueza, concedei-me apenas o alimento necessário. Porque na abundância eu poderia renegar-Vos, dizendo: «Afinal, quem é o Senhor?», e na miséria poderia roubar e assim profanar o nome do meu Deus.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 118 (119), 29 e 72.89 e 101.104 e 163 (R. 105a)
Refrão: A vossa palavra, Senhor, é luz dos meus caminhos. Repete-se

Afastai-me do caminho da mentira
e dai-me a graça de cumprir a vossa lei.
Para mim vale mais a lei da vossa boca
do que milhões em ouro e prata. Refrão

A vossa palavra permanece eternamente,
imutável como os céus.
Desviei os meus pés de todo o mau caminho,
a fim de guardar a vossa palavra. Refrão

Com os vossos preceitos me tornei prudente,
por isso detesto todo o caminho da mentira.
Odeio e abomino a mentira,
porque estou afeiçoado à vossa lei. Refrão

ALELUIA Mc 1, 15
Refrão: Aleluia. Repete-se
Está próximo o reino de Deus:
arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Refrão

EVANGELHO Lc 9, 1-6
«Enviou-os a proclamar o reino de Deus e a curar os enfermos»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demónios e para curarem todas as doenças. Depois enviou-os a proclamar o reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: «Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem alforge, nem pão, nem dinheiro, e não leveis duas túnicas. Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. Se alguns não vos receberem, ao sair dessa cidade, sacudi o pó dos vossos pés, como testemunho contra eles». Os Apóstolos partiram e foram de terra em terra a anunciar a boa nova e a realizar curas por toda a parte.

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai benignamente, Senhor, os dons da vossa Igreja,
para que receba nestes santos mistérios
os bens em que pela fé acredita.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 118, 4-5
Promulgastes, Senhor,
os vossos preceitos para se cumprirem fielmente.
Fazei que os meus passos sejam firmes
na observância dos vossos mandamentos.

Ou Jo 10, 14
Eu sou o Bom Pastor, diz o Senhor;
conheço as minhas ovelhas
e as minhas ovelhas conhecem-Me.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Sustentai, Senhor, com o auxílio da vossa graça
aqueles que alimentais nos sagrados mistérios,
para que os frutos de salvação
que recebemos neste sacramento
se manifestem em toda a nossa vida.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



«Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece».

PROVÉRBIOS 11, 24

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste
     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
       - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURA: Prov 30, 5-9:Estas admiráveis sentenças do sábio são uma luz que abre caminho aos homens, que, como os de hoje, vivem rodeados de grandes facilidades materiais, debaixo das quais podem ficar submergidos. A regra de oiro é aquela justa medida, o equilibrado meio termo, de que até os pagãos fizeram regra da vida: “Nada em excesso”.

Lc 9, 1-6:A missão dos Apóstolos é exatamente a mesma que a de Jesus: evangelizar e curar os enfermos. O Concílio Vaticano II disse-o de maneira clara, ao introduzir a explicação de como na Liturgia se continua a obra de salvação realizada por Jesus. Diz o Concílio que, assim como o Pai enviou Jesus, assim agora Jesus envia os Apóstolos a tornarem presente entre os homens do futuro a obra da salvação por Ele realizada.


Oração: Senhor, que fizestes consistir a plenitude da lei no vosso amor e no amor do próximo, dai-nos a graça de cumprirmos este duplo mandamento



ATIVIDADES PAROQUIAIS

09.00  horas: Missa em Almodôvar.
+ Ilídia da Silva Moiteiro.
          
                                  

INTENÇÕES DO SANTO PADRE

SETEMBRO 2014

Universal
Portadores de deficiência mental
Para que os portadores de deficiência mental recebam o amor e a ajuda que necessitam para levar uma vida digna.

Pela Evangelização
Serviço aos pobres
Para que os cristãos, inspirados pela Palavra de Deus, se comprometam com o serviço aos pobres e aos que sofrem.



Sem comentários:

Enviar um comentário