quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr

Quinta, 14 de Fevereiro


Esquema da página:

I.              Liturgia do dia
II.            Frase do dia
III.           Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
IV.          Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente.
V.            Atividades da paróquia.
VI.          Voz do Pastor



LITURGIA DIA A DIA
Quinta feira de cinzas

Nota Histórica
S. CIRILO, monge, e S. METÓDIO, bispo

Nota Histórica


Cirilo, natural de Salónica, recebeu uma excelente formação em Constantinopla. Juntamente com seu irmão, Metódio, dirigiu-se para a Morávia, a pregar a fé católica. Ambos prepararam os textos litúrgicos em língua eslava, escritos com letras que depois se chamaram «cirílicas». Chamados a Roma, ali morreu Cirilo a 14 de Fevereiro de 869. Metódio foi então ordenado bispo e partiu para a Panónia onde exerceu intensa actividade evangelizadora. Teve muito que sofrer por causa de pessoas invejosas, mas contou sempre com o apoio dos Pontífices Romanos. Morreu no dia 6 de Abril de 885 em Velehrad (Morávia).


Missa

ANTÍFONA DE ENTRADA

Estes são os homens santos, amigos de Deus,
gloriosos mensageiros da verdade divina.

Na Europa diz-se o Glória.

ORAÇÃO COLETA

Senhor nosso Deus, que iluminastes os povos eslavos por meio dos santos irmãos Cirilo e Metódio, abri os nossos corações aos ensinamentos da vossa palavra e fazei de nós um povo unânime na confissão da verdadeira fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Actos 13, 46-49

«Voltamo-nos para os pagãos»

Jesus é anunciado pelos profetas como luz dos pagãos. Esta missão do Senhor continua viva na Igreja, que O prolonga e na qual é proclamada a Boa Nova do Reino de Deus. Mas há sempre na Igreja quem encarne, de modo particular, em cada tempo e lugar, esta missão, como aconteceu com os dois santos irmãos que hoje celebramos, missionários do Evangelho entre os povos da Europa do leste. Juntamente com a fé, e para lhe servir de veículo, levaram a esses povos elementos importantes de cultura humana, como foi o próprio alfabeto com que, ainda hoje, as línguas desses povos são escritas.

Leitura dos Atos dos Apóstolos

SALMO RESPONSORIAL Salmo 116 (117), 1.2 (cf. R. Mc 16, 15)
Refrão: Ide por todo o mundo
e anunciai o Evangelho.

Louvai o Senhor, todas as nações,
aclamai-O, todos os povos.
É firme a sua misericórdia para connosco,
a fidelidade do Senhor permanece para sempre.


ANTÍFONA DO EVANGELHO Lc 4, 18

Refrão: Louvor a Vós, Jesus Cristo, Senhor Repete-se
O Senhor enviou-me a anunciar aos pobres a boa nova,
e aos cativos a redenção. Refrão


EVANGELHO Lc 10, 1-9:

«Ide e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

Olhai, Senhor, para os dons que Vos apresentamos na festa dos Santos Cirilo e Metódio e fazei que se tornem sinal da nova humanidade, reconciliada no vosso amor. Por Nosso Senhor.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Mc 16, 20
Os discípulos partiram para anunciar o Evangelho
com a graça do Senhor, que confirmava com milagres a sua palavra.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus, Pai de todos os povos, que nos fizestes participantes do mesmo pão e do mesmo Espírito e herdeiros do banquete eterno, concedei, por intercessão dos Santos Cirilo e Metódio, que a multidão dos vossos filhos persevere na mesma fé e edifique na concórdia um reino de justiça e de paz. Por Nosso Senhor.



Liturgia das horas

Da Vida de Constantino em língua eslava

(Cap. 18: Denkschriften der kaiserl.

Akademie der Wissenschaften 19 [Wien 1870], 246)


Fazei crescer a vossa Igreja e reuni a todos na unidade

Constantino Cirilo, fatigado pelos muitos trabalhos, caiu doente; e quando havia já muitos dias que suportava a doença, teve em certa ocasião uma visão de Deus e começou a cantar assim: «O meu espírito alegrou-se e o meu coração exultou, quando me disseram: Vamos para a casa do nosso Deus».

Depois envergou trajes de cerimónia e permaneceu assim todo aquele dia, cheio de alegria e dizendo: «A partir de agora não sou servo nem do imperador, nem de homem algum na terra, mas unicamente de Deus Omnipotente. Eu não existia, mas agora existo e existirei para sempre. Amen». No dia seguinte, vestiu o santo hábito monástico e, juntando luz à luz, impôs-se o nome de Cirilo. E permaneceu assim cinquenta dias.

Ao chegar a hora de receber o repouso e de emigrar para as habitações eternas, ergueu as mãos para Deus e rezou, chorando e dizendo:

«Senhor meu Deus, que criastes todas as ordens de anjos e os espíritos incorpóreos, estendestes o céu e firmastes a terra e formastes do nada todas as coisas que existem, Vós que sempre atendeis aqueles que fazem a vossa vontade, Vos temem e observam os vossos preceitos, atendei a minha oração e conservai na fidelidade o vosso povo de quem me fizestes servo incompetente e indigno.

Livrai-o da malícia ímpia e pagã dos que blasfemam contra Vós; fazei crescer a vossa Igreja e reuni a todos na unidade. Ao povo escolhido tornai-o concorde na fé verdadeira e na recta confissão e inspirai aos seus corações a palavra da vossa doutrina: porque é dom vosso que nos tenhais escolhido para pregar o Evangelho do vosso Ungido, incitando-nos a praticar boas obras e a fazer o que é do vosso agrado. Aqueles que me destes, eu Vo-los devolvo, porque são vossos; governai-os com a vossa mão direita e protegei-os à sombra das vossas asas, para que todos louvem e glorifiquem o vosso nome, Pai e Filho e Espírito Santo. Amen».

Depois de ter beijado a todos com o ósculo santo, disse: Bendito seja Deus, que não nos entregou aos dentes dos nossos adversários, mas rompeu as suas redes e nos libertou do mal que tramavam contra nós». E assim adormeceu no Senhor, com a idade de quarenta e dois anos.

O Papa ordenou que todos os gregos que estavam em Roma, juntamente com os romanos, se reunissem, acendessem velas e cantassem as suas exéquias, e que lhe fossem dadas honras funerárias não inferiores às que seriam tributadas ao próprio Papa; e assim se fez.

« Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita.»
Jesus


 

                       Método de oração Bíblica

     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.



1.  LEITURA: 13, 46-49: Jesus é anunciado pelos profetas como luz dos pagãos. Esta missão do Senhor continua viva na Igreja, que O prolonga e na qual é proclamada a Boa Nova do Reino de Deus. Mas há sempre na Igreja quem encarne, de modo particular, em cada tempo e lugar, esta missão, como aconteceu com os dois santos irmãos que hoje celebramos, missionários do Evangelho entre os povos da Europa do leste. Juntamente com a fé, e para lhe servir de veículo, levaram a esses povos elementos importantes de cultura humana, como foi o próprio alfabeto com que, ainda hoje, as línguas desses povos são escritas.


Lc 10, 1-9: O problema, que já existia no tempo de Jesus, ainda hoje continua a existir e continuará até ao fim dos tempos: a seara de Deus precisa de trabalhadores. O que os Santos missionários de outrora fizeram é testemunho do que em cada tempo poderá ser feito, desde que se abra o coração aos apelos do Espírito de Deus.


 3. ORAÇÃO: Senhor, quero olhar para o meu interior e, desde dentro de mim, encontrar-me contigo e, ao mesmo tempo, em Ti, sentir-me unido a toda a humanidade. Amém.



INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:


INTENÇÕES DO SANTO PADRE – FEVEREIRO 2013
Intenção Geral
Famílias dos emigrantes:
Para que as famílias dos emigrantes sejam apoiadas e acompanhadas nas suas dificuldades, de modo particular as mães.

Intenção Missionária
Vítimas da guerra, agentes de paz:
Para que aqueles que sofrem por causa da guerra e dos conflitos sejam protagonistas de um futuro de paz.


ATIVIDADES PAROQUIAIS:
                                              
09.00 horas: Almodôvar
10.00 horas: Funeral (Almodôvar)
16.00 horas: Funeral (Semblana).


Sem comentários:

Enviar um comentário