quinta-feira, 27 de setembro de 2012



PARÓQUIA DE ALMODÔVAR
Sexta, 28 de Setembro


Compadecei-Vos de mim, ó Deus
Salmo 50
  

Renovai-vos
pela transformação espiritual da vossa inteligência
e revesti-vos do homem novo
(Ef 4, 23-24).
Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade, *
        pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade *
        e purificai-me de todas as faltas.
Porque eu reconheço os meus pecados *
        e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
Pequei contra Vós, só contra Vós, *
        e fiz o mal diante dos vossos olhos.
Assim é justa a vossa sentença *
        e recto o vosso julgamento.
Porque eu nasci na culpa *
        e minha mãe concebeu-me em pecado.
Amais a sinceridade de coração *
        e fazeis-me conhecer a sabedoria no íntimo da alma.
Aspergi-me com o hissope e ficarei puro, *
        lavai-me e ficarei mais branco do que a neve.
Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria *
        e estremeçam meus ossos que triturastes.
Desviai o vosso rosto das minhas faltas *
        e purificai-me de todos os meus pecados.
Criai em mim, ó Deus, um coração puro *
        e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença *
        e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação *
        e sustentai-me com espírito generoso.
Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos *
        e os transviados hão-de voltar para Vós.
Ó Deus, meu Salvador, livrai-me do sangue derramado *
        e a minha língua proclamará a vossa justiça.
Abri, Senhor, os meus lábios *
        e a minha boca anunciará o vosso louvor.
Não é do sacrifício que Vos agradais *
        e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis.
Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido: *
        não desprezareis, Senhor, um espírito humilhado e contrito.
Pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, *
        reconstruí os muros de Jerusalém.
Então Vos agradareis dos sacrifícios devidos, †
oblações e holocaustos, *
        então serão oferecidas vítimas sobre o vosso altar.

                                                                                LAUDES, Sexta -  I semana


As árvores com raízes profundas são sempre as mais altas”.


S. VENCESLAU, mártir
28  Setembro
Nota Histórica

Nasceu na Boémia, cerca do ano 907; de uma sua tia paterna recebeu uma sólida formação cristã e assumiu o governo do seu ducado por volta de 925. Suportou muitas dificuldades no governo e formação cristã de seus súbditos. Traído por seu irmão Boleslau, foi morto por uns sicários no ano 935. Em breve foi venerado como mártir e escolhido pela Boémia como seu patrono principal.
                                            
                                             I - LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I - Co 3, 1-11

«Tudo tem a sua hora debaixo do céu»

Leitura do Livro de Coelet

Tudo tem o seu tempo, tudo tem a sua hora debaixo do céu: Há tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para plantar e tempo para arrancar; tempo para matar e tempo para curar, tempo para demolir e tempo para construir; tempo para chorar e tempo para rir, tempo para gemer e tempo para dançar; tempo para atirar pedras e tempo para as juntar, tempo para se abraçar e tempo para se separar; tempo para ganhar e tempo para perder, tempo para guardar e tempo para deitar fora; tempo para rasgar e tempo para coser, tempo para calar e tempo para falar; tempo para amar e tempo para odiar, tempo para a guerra e tempo para a paz. Que aproveita ao homem com tanto trabalho? Tenho observado a tarefa que Deus atribuiu aos homens, para nela se ocuparem. Ele fez todas as coisas apropriadas ao seu tempo e pôs no coração do homem a sucessão dos séculos, sem que ele possa compreender o princípio e o fim da obra de Deus.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 143 (144), 1a e 2abc.3-4 (R.1a)

Refrão: Bendito seja o Senhor, rochedo do meu refúgio. Repete-se

Bendito seja o Senhor, meu refúgio,
meu amparo e minha cidadela,
meu baluarte e meu libertador,
meu escudo e meu abrigo. Refrão

Que é o homem, Senhor, para que dele cuideis,
o filho do homem para pensardes nele?
O homem é semelhante ao sopro da brisa,
os seus dias passam como a sombra. Refrão

ALELUIA Mc 10, 45

Refrão: Aleluia. Repete-se
O Filho do homem veio para servir
e dar a vida pela redenção dos homens. Refrão

EVANGELHO Lc 9, 18-22

«És o Messias de Deus. O Filho do homem tem de sofrer muito»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Um dia, Jesus orava sozinho, estando com Ele apenas os discípulos. Então perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?». Eles responderam: «Uns, João Baptista; outros, que és Elias; e outros, que és um dos antigos profetas que ressuscitou». Disse-lhes Jesus: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Pedro tomou a palavra e respondeu: «És o Messias de Deus». Ele, porém, proibiu-lhes severamente de o dizerem fosse a quem fosse e acrescentou: «O Filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia».
Palavra da salvação.

II. LECTIO DIVINA:
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA I - Co 3, 1-11: Todas as coisas deste mundo, por melhores que sejam – e Deus as fez boas – estão sujeitas às mudanças do tempo, e isso dá-lhes um aspeto de fragilidade e de mutabilidade, que faz descobrir nelas o vazio, a vaidade, no sentido de vacuidade, fonte de ilusão e de desilusão. Estas mudanças das coisas e da vida, meditadas por Coeleth, deram origem a este poema sob a vaidade ou ilusão em que tudo parece redundar neste mundo. Mas Deus deu sentido à vida, e ao homem revela, pouco a pouco, esse sentido, que é sempre o do seu amor pelos homens.

Lc 9, 18-22: Jesus é, em Si mesmo, um mistério tal que os próprios Apóstolos só O vão compreendendo aos poucos. Como nós. Antes de mais é preciso crer que Ele é o Messias de Deus, o seu Enviado, o seu próprio Filho; mas ao mesmo tempo ser-se capaz de não se escandalizar com a sua Paixão. E, por fim, acreditar que Ele ressuscitou e está vivo, e é a nossa esperança.

MEDITAÇÃO: A reflexão e a conclusão do Cohelet não são ingénuas: é o reconhecimento objetivo que devemos ter da nossa limitação. Não somos capazes de alcançar a compreensão e a razão do ser e das coisas. O autor aconselha-nos que discirnamos qual é a decisão e opção mais justa que devemos ter a cada momento.

ORAÇÃO: - Senhor, que não nos conformemos com uma existência medíocre.

                          

III. AGENDA PAROQUIAL



Missas:
Ø 09.00 horas: Almodôvar

Outra atividades:
Ø 19.00 horas: Fim das inscrições das crianças do primeiro ano da catequese
Ø 17.00 horas: Funeral em Gomes Aires.
Ø Peregrinação a Fátima programado pelo Movimento do Apostolado da Oração de Santa Clara a Nova.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO                         
Os políticos. Para que os políticos atuem sempre com honestidade, integridade e amor à verdade. [Intenção Geral]

Auxílio às Igrejas pobres. Para que as comunidades cristãs estejam sempre mais disponíveis para enviar missionários, sacerdotes e leigos, e recursos materiais em favor das Igrejas mais pobres. [Intenção Missionária


IV – Acontecimentos do dia










Sem comentários:

Enviar um comentário