domingo, 30 de setembro de 2012



PARÓQUIA DE ALMODÔVAR

Segunda, 01 de Outubro



Hino ao Deus Criador
Salmo 18 A

Deus visitou-nos do alto como sol nascente...
para dirigir os nossos passos no caminho da paz
(Lc 1, 78.79).
Os céus proclamam a glória de Deus *
        e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
O dia transmite ao outro esta mensagem *
        e a noite a dá a conhecer à outra noite.
Não são palavras nem linguagem, *
        cujo sentido se não perceba.
O seu eco ressoou por toda a terra *
        e a sua notícia até aos confins do mundo.
Aí levantou uma tenda para o sol, *
        donde sai como esposo de seu tálamo, †
        a percorrer alegremente como atleta o seu caminho.
Parte dum extremo do céu *
        e no outro termina o seu curso: †
        nada escapa ao seu calor.
                                                                                LAUDES, Segunda - II semana



Não julgues em cada dia pelo que colheste mas pelo que semeaste”.



S. TERESA DO MENINO JESUS, virgem e doutora da Igreja
1  Outubro
Nota Histórica

Nasceu em Alençon (França) no ano 1873. Entrou ainda muito jovem no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e exercitou se de modo singular na humildade, simplicidade evangélica e confiança em Deus, virtudes que também procurou inculcar especialmente nas noviças do seu mosteiro. Morreu a 30 de Setembro de 1897, oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela Igreja.

                                          

                                             I - LITURGIA DA PALAVRA



LEITURA I - Job 1, 6-22

«O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor»

Leitura do Livro de Job

Um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se diante do Senhor, Satanás apareceu também no meio deles. O Senhor disse-lhe: «De onde vens?». Satanás respondeu: «Venho de percorrer a terra, de rondar por toda ela». O Senhor disse-lhe: «Reparaste no meu servo Job? Não há ninguém como ele na terra: é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e se afasta do mal». Satanás respondeu ao Senhor: «Porventura teme Job a Deus de maneira desinteressada? Não o cercastes Vós com um muro protetor, a ele, à sua casa e a todos seus bens? Abençoastes o trabalho das suas mãos e os seus rebanhos cobrem toda a região. Mas estendei a mão e tocai nos seus bens e vereis que Vos amaldiçoa frente a frente». Disse então o Senhor a Satanás: «Pois bem, tudo o que lhe pertence fica sob o teu poder, mas não estenderás a mão sobre ele». E Satanás saiu da presença do Senhor. Ora um dia em que os filhos e as filhas de Job comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho, um mensageiro veio dizer a Job: «Estavam os teus bois a lavrar e as jumentas a pastar junto deles, quando os sabeus arremeteram contra eles e os levaram e passaram os teus servos ao fio da espada. Só eu escapei, para te vir dar a notícia». Ainda ele estava a falar, quando outro veio dizer: «Caiu do céu o fogo de Deus e queimou e reduziu a cinzas as ovelhas e os teus servos. Só eu escapei, para te vir dar a notícia». Ainda ele falava, quando chegou outro e lhe disse: «Os caldeus, divididos em três grupos, lançaram-se sobre os teus camelos e levaram-nos e passaram os teus servos ao fio da espada. Só eu escapei, para te vir dar a notícia». Ainda ele falava, quando outro entrou e lhe disse: «Os teus filhos e as tuas filhas estavam a comer e a beber vinho em casa do irmão mais velho, quando um vento impetuoso veio do lado do deserto e abalou os quatro cantos da casa. A casa desabou sobre os jovens e morreram todos. Só eu escapei, para te vir dar a notícia». Então Job levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Depois prostrou-se por terra e disse: «Saí nu do ventre de minha mãe e nu para ele voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor». Em tudo isto, Job não cometeu pecado, nem disse contra Deus nenhuma blasfémia.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 16 (17), 1.2-3.6-7 (R. cf. 6b)

Refrão: Escutai, Senhor, e atendei a minha súplica. Repete-se

Ouvi, Senhor, uma causa justa,
atendei a minha súplica.
Escutai a minha oração,
feita com sinceridade. Refrão

Sede Vós a fazer o meu julgamento,
pois vossos olhos vêem o que é recto.
Se perscrutais o meu coração e o provais com o fogo,
não encontrareis em mim iniquidade. Refrão

Eu Vos invoco, meu Deus, respondei-me,
ouvi-me e escutai as minhas palavras.
Mostrai a vossa admirável misericórdia,
Vós que salvais quem se acolhe à vossa direita. Refrão

ALELUIA Mc 10, 45
Refrão: Aleluia Repete-se
O Filho do homem veio para servir
e dar a vida pela redenção dos homens. Refrão

EVANGELHO - Lc 9, 46-50
«Quem for o mais pequeno entre vós, esse será o maior»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, houve uma discussão entre os discípulos sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, que lhes conhecia os sentimentos íntimos, tomou uma criança, colocou-a junto de Si e disse-lhes: «Quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-Me a Mim; e quem Me acolher acolhe Aquele que Me enviou. Na verdade, quem for o mais pequeno entre vós esse é que será o maior». João tomou a palavra e disse: «Mestre, vimos um homem expulsar os demónios em teu nome e quisemos impedi-lo, porque ele não anda connosco». Mas Jesus respondeu-lhe: «Não lho proibais, pois quem não é contra vós é por vós».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA:
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA I - Job 1, 6-22: O livro de Job é uma composição literária maravilhosa, em que, numa personagem chamada Job, é meditado o drama do sofrimento humano, as interrogações que ele levanta, a reação que ele faz nascer no coração do homem temente a Deus, a quem o Senhor responde sempre com a graça da salvação. Ao poder de Satanás, instigador do mal, Deus responde finalmente com o seu poder, que é capaz de renovar a vida depois de perdida. A história de Job é anúncio antecipado do Mistério Pascal de Jesus.
Lc 9, 46-50: Com o exemplo da criança ensina Jesus aos seus discípulos o sentido da humildade, bem necessário para eles poderem compreender a hora da Paixão, em que Jesus dará a vida por todos os homens, e não apenas por eles, até então ainda muito fechados sobre si próprios e pouco acolhedores para com os outros.

MEDITAÇÃO: - Podemos indagar as razões da nossa fé. Qual é a minha atitude habitual: A de me conformar com respostas dadas por outros ou, pelo contrário, me questiono e mantenho uma atitude aberta à mudança, isto é à conversão? E qual é a atitude do meu grupo de referência?

ORAÇÃO: - Senhor, ajuda-me a ter uma atitude de procura que me conduza a Ti.

                          

III. AGENDA PAROQUIAL



MISSAS:
Ø 09.00 horas: Almodôvar

Outra atividades:
Ø Em Fátima: reunião de programação das atividades missionárias svd para o presente ano pastoral.
Ø 17. 00 horas: Oração do Terço em Santa Clara a Nova, Gomes Aires e Rosário
Ø 21.00 horas: Oração do Terço em Almodôvar.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

INTENÇÕES DO SANTO PADRE – OUTUBRO

Intenção Geral:
UMA NOVA EVANGELIZAÇÃO
Pelo desenvolvimento e progresso da nova evangelização nos países de antiga tradição cristã.

Intenção Missionária:
RENOVADO COMPROMISSO MISSIONÁRIO
Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho na evangelização.




IV – Acontecimentos do dia

Outubro, mês de grandes celebrações:

Mês do Rosário. Muitas comunidades paroquiais rezam comunitariamente o terço, oração recomendada por Nossa Senhora em Fátima;

Mês das Missões. A atividade missionária é essencial na Igreja: perpetuar a Missão de Jesus no tempo é-lhe de uma necessidade só comparável à que temos de ar para viver. Este tema da missão será recordado várias vezes ao longo do mês.
 Propomos  duas fotos emblemáticas para este mês: a “Praça da Missão”, tão visitada na exposição missionária em Fátima, e o próprio Santuário de Fátima, local onde nos foi recomendado que rezássemos o terço todos os dias.

Exposição Missionária: "Praça da Missão"
Rezai o terço todos os dias...


Sem comentários:

Enviar um comentário