sábado, 15 de setembro de 2012


PARÓQUIA DE ALMODÔVAR

Domingo, 16 de Setembro


Louvai o Senhor
Salmo 150
E clamavam dia e noite:
Santo, Santo, Santo o Senhor do Universo (Ap 4, 8).

Louvai o Senhor no seu santuário, *
        louvai-O no seu majestoso firmamento.
Louvai-O pela grandeza das suas obras, *
        louvai-O pela sua infinita majestade.
Louvai-O ao som da trombeta, *
        louvai-O ao som da lira e da cítara.
Louvai-O com o tímpano e com a dança, *
        louvai-O ao som da harpa e da flauta.
Louvai-O com címbalos sonoros, *   
        louvai-O com címbalos retumbantes. †
        Tudo quanto respira louve o Senhor.

                                                                                LAUDES, Domingo -  IV semana


Mostra-me a tua fé sem as obras, que eu pelas obras te mostrarei a minha fé”.
São Tiago


16 de Setembro
S. CORNÉLIO, papa, e S. CIPRIANO, bispo,
mártires

Cornélio foi ordenado bispo da Igreja de Roma no ano 251. Teve de combater o cisma dos Novacianos e, com a ajuda de S. Cipriano, conseguiu consolidar a sua autoridade. Foi desterrado pelo imperador Gallo e morreu no exílio, perto de Civitavecchia, no ano 253. O seu corpo foi trasladado para Roma e sepultado no cemitério de Calixto.
Cipriano nasceu em Cartago cerca do ano 210, de uma família pagã. Tendo‑se convertido à fé e ordenado sacerdote, foi eleito bispo daquela cidade no ano 249. Em tempos muito difíceis, governou sabiamente, com suas obras e escritos, a Igreja que lhe foi confiada. Na perseguição de Valeriano, sofreu primeiramente o exílio e depois o martírio no dia 14 de Setembro do ano 258.

                                            
                                             I - LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I -  Is 50, 5-9ª

«Apresentei as costas àqueles que me batiam»

Leitura do Livro de Isaías

O Senhor Deus abriu-me os ouvidos e eu não resisti nem recuei um passo. Apresentei as costas àqueles que me batiam e a face aos que me arrancavam a barba; não desviei o meu rosto dos que me insultavam e cuspiam. Mas o Senhor Deus veio em meu auxílio e por isso não fiquei envergonhado; tornei o meu rosto duro como pedra e sei que não ficarei desiludido. O meu advogado está perto de mim. Pretende alguém instaurar-me um processo? Compareçamos juntos. Quem é o meu adversário? Que se apresente! O Senhor Deus vem em meu auxílio. Quem ousará condenar-me?

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 114 (116), 1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 9)

Refrão: Andarei na presença do Senhor
sobre a terra dos vivos
.
Repete-se

Amo o Senhor,
porque ouviu a voz da minha súplica.
Ele me atendeu,
no dia em que O invoquei. Refrão

Apertaram-me os laços da morte,
caíram sobre mim as angústias do além,
vi-me na aflição e na dor.
Então invoquei o Senhor:
«Senhor, salvai a minha alma». Refrão

Justo e compassivo é o Senhor,
o nosso Deus é misericordioso.
O Senhor guarda os simples:
estava sem forças e o Senhor salvou-me. Refrão

Livrou da morte a minha alma,
das lágrimas os meus olhos, da queda os meus pés.
Andarei na presença do Senhor,
sobre a terra dos vivos. Refrão

LEITURA II -  Tg 2, 14-18

«A fé sem obras está morta»

Leitura da Epístola de São Tiago

Irmãos: De que serve a alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Poderá essa fé obter-lhe a salvação? Se um irmão ou uma irmã não tiverem que vestir e lhes faltar o alimento de cada dia, e um de vós lhes disser: «Ide em paz. Aquecei-vos bem e saciai-vos», sem lhes dar o necessário para o corpo, de que lhes servem as vossas palavras? Assim também a fé sem obras está completamente morta. Mas dirá alguém: «Tu tens a fé e eu tenho as obras». Mostra-me a tua fé sem obras, que eu, pelas obras, te mostrarei a minha fé.
Palavra do Senhor.

ALELUIA cf. Gal 6, 14

Refrão: Aleluia. Repete-se
Toda a minha glória está na cruz do Senhor,
por quem o mundo está crucificado para mim
e eu para o mundo. Refrão

EVANGELHO -  Mc 8, 27-35

«Tu és o Messias... O Filho do homem tem de sofrer muito»

 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

 Naquele tempo, Jesus partiu com os seus discípulos para as povoações de Cesareia de Filipe. No caminho, fez-lhes esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?». Eles responderam: «Uns dizem João Baptista; outros, Elias; e outros, um dos profetas». Jesus então perguntou-lhes: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Pedro tomou a palavra e respondeu: «Tu és o Messias». Ordenou-lhes então severamente que não falassem d’Ele a ninguém. Depois, começou a ensinar-lhes que o Filho do homem tinha de sofrer muito, de ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas; de ser morto e ressuscitar três dias depois. E Jesus dizia-lhes claramente estas coisas. Então, Pedro tomou-O à parte e começou a contestá-l’O. Mas Jesus, voltando-Se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: «Vai-te, Satanás, porque não compreendes as coisas de Deus, mas só as dos homens». E, chamando a multidão com os seus discípulos, disse-lhes: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Na verdade, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA:
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA Is 50, 5-9ª: Esta leitura do Antigo Testamento fala-nos de uma personagem a que a Sagrada Escritura dá o nome de “Servo do Senhor”. Apresenta-se como alguém obediente a Deus, sujeito a muitas humilhações, mas sempre confiante no Senhor, e que, por fim, Deus exaltará na glória. É a figura típica de Jesus na sua Paixão, obediente até à morte na Cruz, exaltado na glória da Ressurreição, como o Evangelho O vai apresentar.
Tg 2, 14-18: A pregação de S. Tiago é muito concreta. A fé vive-se na prática da vida de cada dia, sobretudo nas relações com o próximo, que hão-de ter sempre a caridade como fundamento. A fé supõe a aceitação total da palavra de Deus, no pensar, no querer, no agir. Acreditar não é apenas admitir com a inteligência a verdade que a Igreja ensina, mas viver, em toda a vida, dessa mesma verdade. Doutro modo, a fé estaria morta, e a fé é um princípio de vida.
Mc 8, 27-35: Jesus anuncia, pela primeira vez, a sua Paixão, depois de Pedro ter feito um ato de fé na sua missão de Messias. Ao ouvir falar da Paixão Pedro escandaliza-se. Não consegue ligar as ideias de Messias com a do sofrimento, muito menos com a da Morte. Não tinha ainda compreendido as palavras sobre o “Servo de Deus” sofredor de que fala a primeira leitura.

Meditação: - Que significado em para mim professar a fé? O que me distingue das pessoas minhas amigas mas que não acreditam em Jesus? Para mim que significa servir?

Oração: Senhor, que a nossa fé produza frutos, de modo que os homens ao vê-los, deem glória Deus

                          

III. AGENDA PAROQUIAL



Missas:
Ø 10.30 horas: Almodôvar e Rosário
Ø 12.00 horas: Santa Clara e Aldeia dos Fernandes
Ø 15.00 horas: Gomes Aires
Ø 15.30 horas: São Barnabé

Outra atividades:
Ø 16.15: Funeral em São Barnabé

APOSTOLADO DA ORAÇÃO                         
Os políticos. Para que os políticos atuem sempre com honestidade, integridade e amor à verdade. [Intenção Geral]

Auxílio às Igrejas pobres. Para que as comunidades cristãs estejam sempre mais disponíveis para enviar missionários, sacerdotes e leigos, e recursos materiais em favor das Igrejas mais pobres. [Intenção Missionária



IV – Acontecimentos do dia


O final da semana foi marcado na Província Portuguesa do Verbo Divino pelo “envio missionário” do Pe. José Antunes. Após quase dois triénios à frente da Província como Provincial, foi eleito para o serviço de Conselheiro Geral em Roma. A Província prestou-lhe uma fraternal homenagem durante um almoço em Fátima no dia 14, sexta feira. Que exerça com frutos evangélicos a nova missão e que a Mãe de Deus o acompanhe na sua nova atividade.





Sem comentários:

Enviar um comentário