quinta-feira, 6 de setembro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr

Sexta, 07 de Setembro


Elogio da lei divina
Salmo 118, 73-80
Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que Eu o beba,
faça-se a tua vontade (Mt 26, 42).
As vossas mãos me fizeram e me formaram, *
        dai-me inteligência para aprender os vossos mandamentos.
Ao ver-me hão-de alegrar-se os que Vos temem, *
        porque eu espero na vossa palavra.
Senhor, eu sei que os vossos juízos são justos *
        e que a vossa fidelidade me põe à prova.
Console-me a vossa bondade, *
        segundo a promessa feita ao vosso servo.
Desçam sobre mim as vossas misericórdias e viverei, *
        porque a vossa lei faz as minhas delícias.
Sejam confundidos os arrogantes
                que injustamente me oprimem, *
        a mim que medito nos vossos preceitos.
Voltem-se para mim os que Vos temem *
        e conhecem as vossas ordens.
Seja perfeito o meu coração em cumprir os vossos decretos, *
        de modo que eu não seja confundido.

HORA INTERMÉDIA – Sexta, II semana


O amor é a força mais humilde e a mais poderosa do mundo”.
Mahatma Gandhi






I. LITURGIA DA PALAVRA



LEITURA I  - 1 Cor 4, 1-5

«O Senhor manifestará o desígnio dos corações»

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo  aos Coríntios

Irmãos: Todos nos devem considerar como servos de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. Ora o que se requer nos administradores é que sejam fiéis. Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por um tribunal humano; nem sequer me julgo a mim próprio. De nada me acusa a consciência, mas não é por isso que estou justificado: quem me julga é o Senhor. Portanto, não façais qualquer juízo antes do tempo, até que venha o Senhor, que há-de iluminar o que está oculto nas trevas e manifestar os desígnios dos corações. E então cada um receberá da parte de Deus o louvor que merece.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 36 (37), 3-4.5-6.27-28.39-40ac (R. 39a)

Refrão: A salvação dos justos vem do Senhor. Repete-se

Confia no Senhor e pratica o bem,
possuirás a terra e viverás tranquilo.
Põe no Senhor as tuas delícias
e Ele satisfará os anseios do teu coração. Refrão

Confia ao Senhor o teu destino
e tem confiança, que Ele atuará.
Fará brilhar a tua luz como a justiça
e como o sol do meio-dia os teus direitos. Refrão

Afasta-te do mal e pratica o bem
e permanecerás para sempre;
porque o Senhor ama a justiça
e não desampara os que Lhe são fiéis. Refrão

A salvação dos justos vem do Senhor,
Ele é o seu refúgio no tempo da tribulação.
O Senhor os ajuda e defende,
porque n’Ele procuraram refúgio. Refrão


ALELUIA Jo 8, 12
Refrão: Aleluia Repete-se
Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor;
quem Me segue terá a luz da vida. Refrão


EVANGELHO  Lc 5, 33-39

«Dias virão em que o noivo lhes será tirado...  Nesses dias jejuarão»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, os fariseus e os escribas disseram a Jesus: «Os discípulos de João Baptista e os fariseus jejuam muitas vezes e recitam orações. Mas os teus discípulos comem e bebem». Jesus respondeu-lhes: «Quereis vós obrigar a jejuar os companheiros do noivo, enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado; nesses dias jejuarão». Disse-lhes também esta parábola: «Ninguém corta um remendo de um vestido novo, para o deitar num vestido velho, porque não só rasga o vestido novo, como também o remendo não se ajustará ao velho. E ninguém deita vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo acaba por romper os odres, derramar-se-á e os odres ficarão perdidos. Mas deve deitar-se vinho novo em odres novos. Quem beber do vinho velho não quer do novo, pois diz: ‘O velho é que é bom’».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA:
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA I 1 Cor 4, 1-5 - Diante dos juízos que os Coríntios fazem dos pregadores do Evangelho, juízos que nem a Paulo poupavam, este apela para o juízo de Deus, que o Dia do Senhor, o Dia do juízo, há-de trazer. Só então é que tudo, até as intenções mais profundas dos corações dos homens, poderá ser julgado com a justiça mais exata e mais livre.

Lc 5, 33-39 - Jesus tenta fazer compreender aos fariseus e escribas, pessoas que passavam por ser das mais religiosas do Antigo Testamento, o espírito novo que Ele lhes vinha comunicar. Jesus é o noivo presente no meio dos seus, estes não podem tomar atitudes menos festivas; um dia, quando Ele lhes for tirado, na hora da paixão, então eles jejuarão, como a Igreja depois começou a fazer, e ainda faz, no “jejum pascal”, na Sexta-feita Santa e no Sábado Santo (cf. Concílio, SC 110).

Meditação: - Uma das acusações que muitas vezes nos dirigem é a de encaixotar e catalogar Deus segundo as categorias da nossa segurança. É o que acontece com qualquer instituição, quer seja laica ou religiosa. Com o rodar dos tempos acabamos por esquecer as razões que deram lugar a usos e costumes e os cumprimos porque assim foi sempre

ORAÇÃO: - Senhor, que aceitemos que o quer queres de nós é que aprendamos a amar.

                          

III. AGENDA PAROQUIAL



Missas:
09.00 horas: Almodôvar
APOSTOLADO DA ORAÇÃO
Respeito pelos presos. Para que os presos sejam tratados com justiça e seja respeitada a sua dignidade. [Intenção Geral]

Jovens, testemunhas de Cristo. Para que os jovens, chamados ao seguimento de Cristo, se disponham a proclamar e testemunhar o Evangelho até aos confins da terra. [Intenção Missionária]


IV – Acontecimentos do dia



Sem comentários:

Enviar um comentário