quarta-feira, 19 de setembro de 2012


PARÓQUIA DE ALMODÔVAR

Quinta, 20 de Setembro



Prece na aflição
Salmo 142, 1-11

O homem não é justificado pelas obras da Lei,
mas pela fé em Jesus Cristo (Gal 2, 16).
Ouvi, Senhor, a minha oração, *
        pela vossa fidelidade, escutai a minha súplica, †
        atendei-me pela vossa justiça.
Não chameis a juízo o vosso servo, *
        porque ninguém é justo diante de Vós.
O inimigo persegue a minha alma, *
        lançou por terra a minha vida;
atirou comigo para as trevas, *
        como se há muito tivesse morrido.
Quebrantou-se-me o ânimo, *
        gelou-se-me o coração dentro do peito.
Recordo os dias de outrora, *
        medito em todas as vossas obras †
        e considero as maravilhas que operastes.
Estendo para Vós as minhas mãos: *
        como terra sem água, a minha alma tem sede de Vós.
Ouvi-me, Senhor, sem demora, *
        porque se apaga a minha vida.
Não me escondais a vossa face: *
        seria como os que descem ao sepulcro.
Fazei-me sentir, desde a manhã, a vossa bondade, *
        porque em Vós confio.
Mostrai-me o caminho a seguir, *
        porque a Vós elevo a minha alma.
Livrai-me dos meus inimigos, *
        porque em Vós ponho a minha esperança.
Ensinai-me a cumprir a vossa vontade, *
        porque sois o meu Deus,
O vosso espírito de bondade *
        me conduza por caminho recto.
Por vosso nome, Senhor, conservai-me a vida, *
        por vossa clemência, tirai da angústia a minha alma.

                                                                                LAUDES, Quinta -  IV semana




Quanto mais o homem se humaniza mais Cristo cresce”.



SS. ANDRÉ KIM TAEGON, presbítero, PAULO CHONG HASANG e COMPANHEIROS, mártires
20  Setembro
Nota Histórica

No início do século XVII, por iniciativa de alguns leigos, entrou pela primeira vez a fé cristã na Coreia. Assim se formou uma comunidade forte e fervorosa, sem pastores, quase só conduzida por leigos, até ao ano 1836, durante o qual chegaram os primeiros missionários, vindos de França, que entraram furtivamente na região. Nas perseguições dos anos 1839, 1846 e 1866, surgiram desta comunidade 103 santos mártires, entre os quais se distinguem o primeiro presbítero e ardente pastor de almas André Kim Taegon e o insigne apóstolo leigo Paulo Chong Hasang. Os outros são quase todos leigos, homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças, que, suportando o martírio, consagraram com o seu glorioso sangue os florescentes primórdios da Igreja coreana.

                                            

                                             I - LITURGIA DA PALAVRA



LEITURA I - 1 Cor 15, 1-11

«É assim que pregamos e foi assim que acreditastes»

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Recordo-vos, irmãos, o Evangelho que vos anunciei e que recebestes, no qual permaneceis e pelo qual sereis salvos, se o conservais como eu vo-lo anunciei; aliás teríeis abraçado a fé em vão. Transmiti-vos em primeiro lugar o que eu mesmo recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Em seguida apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maior parte ainda vive, enquanto alguns já faleceram. Posteriormente apareceu a Tiago e depois a todos os Apóstolos. Em último lugar, apareceu-me também a mim, como o abortivo. Porque eu sou o menor dos Apóstolos e não sou digno de ser chamado Apóstolo, por ter perseguido a Igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou aquilo que sou e a graça que Ele me deu não foi inútil. Pelo contrário, tenho trabalhado mais que todos eles, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. Por conseguinte, tanto eu como eles, é assim que pregamos; e foi assim que vós acreditastes.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 117 (118), 1-2.16ab-17.28-29 (R. 1)

Refrão: Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia.

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia.
Diga a casa de Israel:
é eterna a sua misericórdia. Refrão

A mão do Senhor fez prodígios,
a mão do Senhor foi magnífica.
Não morrerei, mas hei-de viver
para anunciar as obras do Senhor. Refrão

Vós sois o meu Deus: eu Vos darei graças.
Vós sois o meu Deus: eu Vos exaltarei.
Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia. Refrão

ALELUIA Mt 11, 28
Refrão: Aleluia. Repete-seVinde a Mim, vós todos
que andais cansados e oprimidos,
e Eu vos aliviarei, diz o Senhor. Refrão

EVANGELHO  - LEITURA I – Lc 7,36-50

«É assim que pregamos e foi assim que acreditastes»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para comer com ele. Jesus entrou em casa do fariseu e tomou lugar à mesa. Então, uma mulher – uma pecadora que vivia na cidade – ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com perfume; pôs-se atrás de Jesus e, chorando muito, banhava-Lhe os pés com as lágrimas e enxugava-lhos com os cabelos, beijava-os e ungia-os com o perfume. Ao ver isto, o fariseu que tinha convidado Jesus pensou consigo: «Se este homem fosse profeta, saberia que a mulher que O toca é uma pecadora». Jesus tomou a palavra e disse-lhe: «Simão, tenho uma coisa a dizer-te». Ele respondeu: «Fala, Mestre». Jesus continuou: «Certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos denários e o outro cinquenta. Como não tinham com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles ficará mais seu amigo?». Respondeu Simão: «Aquele – suponho eu – a quem mais perdoou». Disse-lhe Jesus: «Julgaste bem». E voltando-Se para a mulher, disse a Simão: «Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não Me deste água para os pés; mas ela banhou-Me os pés com as lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Não Me deste o ósculo; mas ela, desde que entrei, não cessou de beijar-Me os pés. Não Me derramaste óleo na cabeça; mas ela ungiu-Me os pés com perfume. Por isso te digo: São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama». Depois disse à mulher: «Os teus pecados estão perdoados». Então os convivas começaram a dizer entre si: «Quem é este homem, que até perdoa os pecados?». Mas Jesus disse à mulher: «A tua fé te salvou. Vai em paz».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA:
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA  - 1 Cor 15, 1-11: O Evangelho pode resumir-se, todo ele, no mistério pascal de Jesus Cristo. Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação. S. Paulo sente necessidade de o recordar, de vez em quando, aos cristãos como fundamento que é da sua fé. E, para que o seu testemunho seja mais vivo, refere várias aparições do Senhor ressuscitado, ao tempo de data bem recentes, pois que ainda vivem algumas testemunhas oculares.
Lc 7,36-50: O Evangelho pode resumir-se, todo ele, no mistério pascal de Jesus Cristo. Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação. S. Paulo sente necessidade de o recordar, de vez em quando, aos cristãos como fundamento que é da sua fé. E, para que o seu testemunho seja mais vivo, refere várias aparições do Senhor ressuscitado, ao tempo de data bem recentes, pois que ainda vivem algumas testemunhas oculares.

Meditação: - Aproximo-me de Jesus com a confiança desta mulher? Agradeço-lhe porque ele me acolhe com amor apesar das minhas faltas? Ou me identifico com Simão, o fariseu, que deve aprender da mulher a ser livre, de amar e de agradecer?

ORAÇÃO: - Obrigado, Senhor, porque o testemunho desta mulher nos anima a não desistir do nosso caminho de fé.

                          

III. AGENDA PAROQUIAL



Missa
Ø 09.00 horas: Almodôvar

Outra atividades:
Ø 10.00 horas: Funeral no Dogueno

APOSTOLADO DA ORAÇÃO                         
Os políticos. Para que os políticos atuem sempre com honestidade, integridade e amor à verdade. [Intenção Geral]

Auxílio às Igrejas pobres. Para que as comunidades cristãs estejam sempre mais disponíveis para enviar missionários, sacerdotes e leigos, e recursos materiais em favor das Igrejas mais pobres. [Intenção Missionária


IV – Acontecimentos do dia


Começo do ano escutista

Os chefes do agrupamento de escuteiros de Almodôvar, reuniram-se hoje com o seu assistente religioso para programarem o novo ano de atividades. O ano escutista começará neste fim de semana com a celebração da Missa às 08.00 horas da manhã, seguindo-se depois um dia de convívio com todo o agrupamento no Algarve.

Uma parte do grupo de chefes escuteiros

Sem comentários:

Enviar um comentário