quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

 
 PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


Sexta, 03 de janeiro de 2014


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais




Sexta feira do tempo de Natal


 

Sexta, 03

Santíssimo Nome de Jesus – MF
Branco – Ofício da féria ou da memória.
Missa da féria ou da memória, pf. do Natal.

missa

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 117, 26-27
Bendito o que vem em nome do Senhor.
O Senhor fez brilhar sobre nós a sua luz.

ORAÇÃO COLECTA
Senhor, que, na vossa sabedoria infinita, quisestes que o vosso Filho nascesse da bem-aventurada Virgem Maria, para que a sua humanidade não ficasse sujeita à herança do pecado, concedei-nos que, participando da nova criação, sejamos libertos dos males antigos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I 1 Jo 2, 29 – 3, 6
«Quem permanece n’Ele não peca»

Aquilo que há-de determinar a nossa maneira de viver neste mundo é a consciência de que somos filhos adotivos de Deus, à imitação e na continuidade de Jesus, o Filho de Deus por natureza, e a esperança de estarmos a caminhar para o dia da completa manifestação desta realidade, que, por enquanto, anda oculta a nossos olhos, mas já presente no coração.

Leitura da Primeira Epístola de São João

Caríssimos: Se sabeis que Deus é justo, compreendereis também que todo aquele que pratica a justiça nasceu d’Ele. Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se vê o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Jesus Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque O veremos tal como Ele é. Todo aquele que tem n’Ele esta esperança torna-se puro como Ele é puro. Quem comete o pecado transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Mas vós sabeis que Jesus Se manifestou para tirar os pecados e n’Ele não existe pecado. Quem permanece n’Ele não peca; quem peca não O vê nem O conhece.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 1.3cd-4.5-6 (R. 3a)
Refrão: Todos os confins da terra
viram a salvação do nosso Deus. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória. Refrão

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai. Refrão

Cantai ao Senhor ao som da cítara,
ao som da cítara e da lira;
ao som da tuba e da trombeta,
aclamai o Senhor, nosso Rei. Refrão

ALELUIA Jo 1, 14a.12a
Refrão: Aleluia Repete-se
O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós.
Àqueles que O receberam deu-lhes o poder
de se tornarem filhos de Deus. Refrão

EVANGELHO Jo 1, 29-34
«Eis o Cordeiro de Deus»

João Baptista apresenta Jesus aos homens, indicando-O como o “Cordeiro que tira o pecado do mundo”. Deste modo, Jesus é manifestado desde já como o Salvador, que vem para dar a vida por nós e assim nos levar consigo para o Pai. “Cordeiro” é palavra pascal; as festas do Natal encaminham-nos desde já para a Páscoa.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

No dia seguinte ao seu primeiro testemunho, João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É d’Ele que eu dizia: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque era antes de mim’. Eu não O conhecia, mas foi para Ele Se manifestar a Israel que eu vim batizar na água». João deu este testemunho, dizendo: «Eu vi o Espírito Santo descer do céu como uma pomba e permanecer sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou a batizar na água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é que batiza no Espírito Santo’. Ora eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus».

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai benignamente, Senhor, os dons da vossa Igreja, para que receba nestes santos mistérios os bens em que pela fé acredita. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio do Natal

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Ef 2, 4; Rom 8, 3
Deus amou-nos com amor infinito.
Por isso enviou o seu Filho ao mundo
com uma natureza semelhante à do homem pecador.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus de infinita bondade, que, pela participação neste sacramento, vindes ao nosso encontro, fazei-nos sentir os seus frutos de santidade, para que o dom recebido nos disponha a recebê-lo cada vez melhor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
_________________________________________

SANTO NOME DE JESUS

Memória facultativa

ANTÍFONA DE ENTRADA Filip 2, 10-11
Ao nome de Jesus todos se ajoelhem
no céu, na terra e nos abismos
e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor
para glória de Deus Pai.

ORAÇÃO COLECTA
Concedei-nos, Senhor, que, venerando o santíssimo Nome de Jesus, saboreemos nesta vida a suavidade deste nome e recebamos no Céu a felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Filip 2, 1-11
«Tende os mesmos sentimentos de Cristo Jesus»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses

Irmãos: Se há em Cristo alguma consolação, algum conforto na caridade, se existe alguma comunhão no Espírito, alguns sentimentos de ternura e misericórdia, então completai a minha alegria, tendo entre vós os mesmos sentimentos e a mesma caridade, numa só alma e num só coração. Não façais nada por rivalidade nem por vanglória; mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós mesmos, sem olhar cada um aos seus próprios interesses, mas aos interesses dos outros. Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus. Ele, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte, e morte de cruz. Por isso, Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem, no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 8, 4-5.6-7.8-9 (R. 2)
Refrão: Como é admirável o vosso nome em toda a terra,
Senhor, nosso Deus!

Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos,
a lua e as estrelas que lá colocastes,
que é o homem para que Vos lembreis dele,
o filho do homem para dele Vos ocupardes?

Fizestes dele quase um ser divino,
de honra e glória o coroastes;
destes-lhe poder sobre a obra das vossas mãos,
tudo submetestes a seus pés:

Ovelhas e bois, todos os rebanhos,
e até os animais selvagens,
as aves do céu e os peixes do mar,
tudo o que se move nos oceanos.

ALELUIA Mt 1, 21
Refrão: Aleluia. Repete-se
O que nela se gerou é fruto do Espírito Santo;
Ela dará à luz um filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus. Refrão


EVANGELHO Lc 2, 21-24
«Deram-Lhe o nome de Jesus»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno. Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: «Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor.

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Deus Pai todo-poderoso, aceitai as oferendas que Vos apresentamos em nome de Cristo, confiados na sua promessa de que alcançaremos tudo o que pedirmos em seu nome. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Atos 4, 12
Não há outro nome dado aos homens
no qual encontremos a salvação.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus de misericórdia, concedei-nos a graça de venerar dignamente nestes santos mistérios Jesus Cristo, nosso Senhor, a cujo nome quisestes que se dobre todo o joelho e nele todos os homens se salvem. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

.
«Quando alguém se esquece de Deus, fica humanamente empobrecido».



MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


LEITURA: 1 Jo 2, 29 – 3, 6: Aquilo que há-de determinar a nossa maneira de viver neste mundo é a consciência de que somos filhos adotivos de Deus, à imitação e na continuidade de Jesus, o Filho de Deus por natureza, e a esperança de estarmos a caminhar para o dia da completa manifestação desta realidade, que, por enquanto, anda oculta a nossos olhos, mas já presente no coração.  

Jo 1, 29-34: João Baptista apresenta Jesus aos homens, indicando-O como o “Cordeiro que tira o pecado do mundo”. Deste modo, Jesus é manifestado desde já como o Salvador, que vem para dar a vida por nós e assim nos levar consigo para o Pai. “Cordeiro” é palavra pascal; as festas do Natal encaminham-nos desde já para a Páscoa.

MEDITAÇÃO: - Não é suficiente confessar a fé em Jesus de uma maneira teórica ou doutrinal. Necessitamos de conhecer Jesus de uma maneira mais próxima, concreta e vital a partir dos evangelhos, aceitar a sintonização da nossa vida com Ele, entrando na relação com o Pai e aceitarmo-nos mutuamente com Jesus nos aceita.

 ORAÇÃO:  - Ajuda-me, Senhor, ajuda-me a amar os outros de modo semelhante que os amas Tu.

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Janeiro
Universal Desenvolvimento económico
Para que seja promovido um autêntico desenvolvimento económico, respeitoso da dignidade de todas as pessoas e de todos os povos.

Pela EvangelizaçãoUnidade dos cristãos
Para que os cristãos das diversas confissões caminhem em direção à unidade desejada por Cristo.


ATIVIDADES PAROQUIAIS

                                      09.00 horas: Missa em Almodôvar
                                                                       + José Torpes Palma, pais e irmãos
                                                                       + Francisco Emídio Aniceto

                                      21.00 horas: Ensaio de canto
                                      21.00 horas: Catequese de adultos

                           



Sem comentários:

Enviar um comentário