terça-feira, 14 de janeiro de 2014

 
 PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


Quarta, 15 de janeiro de 2014


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais




Quarta da I semana tempo comum


 

Quarta, 15
_________________________________________________________________________

Verde – Ofício da féria.
Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18).

L 1 1 Sam 3, 1-10. 19-20; Sal 39 (40), 2 e 5. 7-8a. 8b-9. 10-11
Ev Mc 1, 29-39

* Na Congregação dos Missionários do Verbo Divino – S. Arnaldo Janssen, presbítero, fundador das Congregações do Verbo Divino, das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo e das Irmãs Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua SOLENIDADE
.__
_______________________________________________

SANTO ARNALDO JANSSEN, Presbítero

Santo Arnaldo Janssen
Arnaldo Janssen nasceu no dia 5 de Novembro de 1837 em Goch, uma pequena cidade da Baixa Renânia (Alemanha). Era o segundo de 10 filhos e os pais incutiram nele uma grande dedicação ao trabalho e uma profunda religiosidade. Foi ordenado sacerdote a 15 de Agosto de 1861 pela Diocese de Münster. Destinado a trabalhar numa escola secundária em Bocholt, distinguiu-se como um professor exigente mas justo.


Com a ajuda de alguns bispos, Arnaldo inaugurou no dia 8 de Setembro de 1875 em Styel (Holanda) a casa missionária e esta data é considerada o dia da fundação da Congregação do Verbo Divino. No dia 2 de Março de 1879, partiram os dois primeiros missionários para a China. Um deles era (S.)José Freinadmetz.

Entre os voluntários da casa missionária não estavam só homens. Praticamente desde o começo, um grupo de mulheres se pôs ao serviço da comunidade. Estas mulheres desejavam servir a missão como religiosas. O fiel e dedicado serviço que elas ofereciam livremente e o reconhecimento da importância do papel, que a mulher poderia desempenhar na missão, levaram Arnaldo a fundar, no dia 8 de Dezembro de 1889, a Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo (SSpS). As primeiras Irmãs foram enviadas para a Argentina em 1895.

Em 1896 o P. Arnaldo decidiu escolher algumas Irmãs para formar o ramo contemplativo, que seria conhecido como «Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua», SSpSAP. O seu serviço missionário consistiria em manter a adoração permanente do Santíssimo Sacramento, rezando dia e noite pela Igreja e especialmente pelas outras duas Congregações dedicadas ao serviço missionário ativo.

Arnaldo faleceu no dia 15 de janeiro de 1909. A sua vida foi uma permanente procura da realização da vontade de Deus, confiança na divina providencia e trabalho árduo. Foi canonizado pelo papa João Paulo II em 5 de outubro de 2003.
________________________________

missa DA FÉRIA

ANTÍFONA DE ENTRADA
Sobre um trono elevado vi sentado um homem,
que uma multidão de Anjos adora, cantando em coro:
Eis Aquele que reina eternamente.

ORAÇÃO COLECTA
Atendei, Senhor, as orações do vosso povo;
dai-lhe luz para conhecer a vossa vontade
e coragem para a cumprir fielmente.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I 1 Sam 3, 1-10.19-20
«Falai, Senhor, que o vosso servo escuta»

Leitura do Primeiro Livro de Samuel

Naqueles dias, o jovem Samuel servia o Senhor sob a direção do sumo sacerdote Heli. Nesse tempo, a palavra do Senhor fazia-se ouvir raras vezes e as visões não eram frequentes. Certo dia, Heli estava deitado nos seus aposentos; os seus olhos tinham enfraquecido e mal podia ver. A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel dormia no templo do Senhor, no lugar onde se encontrava a arca de Deus. O Senhor chamou Samuel e ele respondeu: «Aqui estou». E, correndo para junto de Heli, disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Mas Heli respondeu: «Eu não te chamei; torna a deitar-te». E ele foi deitar-se. O Senhor voltou a chamar Samuel. Samuel levantou-se, foi ter com Heli e disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Heli respondeu: «Não te chamei, meu filho; torna a deitar-te». Samuel ainda não conhecia o Senhor, porque, até então, nunca se lhe tinha manifestado a palavra do Senhor. O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele levantou-se, foi ter com Heli e disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Então Heli compreendeu que era o Senhor que chamava pelo jovem. Disse Heli a Samuel: «Vai deitar-te; e se te chamarem outra vez, responde: ‘Falai, Senhor, que o vosso servo escuta’». Samuel voltou para o seu lugar e deitou-se. O Senhor veio, aproximou-Se e chamou como das outras vezes: «Samuel, Samuel!». E Samuel respondeu: «Falai, Senhor, que o vosso servo escuta». Samuel foi crescendo; o Senhor estava com ele e nenhuma das suas palavras deixou de cumprir-se. E todo o Israel, de Dan até Bersabeia, reconheceu que Samuel era realmente um profeta do Senhor.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 39 (40), 2 e 5.7-8a.8b-9.10-11 (R. 8a.9a)
Refrão: Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade. Repete-se

Esperei no Senhor com toda a confiança
e Ele atendeu-me.
Feliz de quem pôs a sua confiança no Senhor
e não se voltou para os arrogantes,
para os que seguem a mentira. Refrão

Não Vos agradaram sacrifícios nem oblações,
mas abristes-me os ouvidos;
não pedistes holocaustos nem expiações,
então clamei: «Aqui estou». Refrão

«De mim está escrito no livro da Lei
que faça a vossa vontade.
Assim o quero, ó meu Deus,
a vossa lei está no meu coração». Refrão

«Proclamei a justiça na grande assembleia,
não fechei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis.
Não escondi a justiça no fundo do coração,
proclamei a vossa bondade e fidelidade». Refrão

ALELUIA Jo 10, 27
Refrão: Aleluia. Repete-se
As minhas ovelhas escutam a minha voz, diz o Senhor.
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me
. Refrão

EVANGELHO Mc 1, 29-39
«Curou muitas pessoas, atormentadas por várias doenças»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era. De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar. Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram». Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai benignamente, Senhor, a oblação do vosso povo
e fazei que ela santifique a nossa vida
e torne eficaz a nossa oração.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 35, 10
Em Vós, Senhor, está a fonte da vida: na vossa luz veremos a luz.

Ou Jo 10, 10
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância, diz o Senhor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus todo-poderoso,
que nos alimentais com os vossos sacramentos,
dai-nos a graça de Vos servir com uma vida santa.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
___________________

Missa da Memória (Facultativa)

ORAÇÃO COLECTA
Ó Deus, por vosso verbo, feito homem, realizais a reconciliação do género humano; pela intercessão do presbítero santo Arnaldo, concedei propício que todos os povos, libertados das trevas do pecado e iluminados pela luz do Verbo e pelo espírito da graça, possam alcançar o caminho da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

LEITURAS: Is. 52, 7-10; Sl 96,1-3.7-8a.10; Ef. 3,8-12.14-19; Jo. 1,1-5.9-14.16.18

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Nós vos pedimos, Senhor, que as oferendas colocados sore o vosso altar sejam aceitas e transformadas pelo Espírito Santo, pois a serviço dele santo Arnaldo se consagrou inteiramente. Por Cristo, nosso Senhor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, o pão eucarístico que recebemos realize em nós seu efeito próprio, para que, instruídos pelo exemplo e conselhos do presbítero santo Arnaldo, sejamos inflamados de amor pelo vosso Verbo feito homem. Por Cristo, nosso Senhor.


.
«O anúncio do Evangelho é a expressão mais sublime do amor pelo próximo».

Santo Arnaldo Janssen



MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA: 1 Sam 3, 1-10.19-20: - Samuel começa a manifestar-se como verdadeiro profeta. O profeta é aquele que escuta a palavra de Deus para a realizar e a transmitir. Escuta-a para lhe obedecer. Assim fez Samuel, que ficou sendo o modelo de todos os que respondem prontamente à Palavra de Deus. Mas Samuel procura na autoridade de Heli, o sacerdote, a confirmação da autenticidade da sua vocação, não vá ele deixar-se conduzir pela sua fantasia. A palavra de Heli é ainda a palavra de outro profeta a prepará-lo a ele para missão semelhante. É sempre a palavra de Deus que conduz os homens de Deus.

MEDITAÇÃO: - Jesus é a mão amiga que levanta e infunde força, pode de pé a pessoa humana. Ele é para nós a mão que Deus estende, sempre que necessitamos de apoio, companhia e proteção. É esta a experiência que sustenta a fé do crente.

 ORAÇÃO: - Senhor, fala que o teu servo escuta.

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
Janeiro
Universal Desenvolvimento económico
Para que seja promovido um autêntico desenvolvimento económico, respeitoso da dignidade de todas as pessoas e de todos os povos.
Pela EvangelizaçãoUnidade dos cristãos
Para que os cristãos das diversas confissões caminhem em direção à unidade desejada por Cristo.


ATIVIDADES PAROQUIAIS
                           
                   09.00 horas: Missa em Almodôvar
                                               + Carlos António Oliveira Vale – 3º mês
                                               + José Augusto Pilar
                                               + António Manuel Guerreiro Dias e familiares falecidos
                                               + José Joaquim Silva

                   15.30 horas: Missa em Corte Zorrinho
                   15.30 horas: Funeral em Santa Clara a Nova
                                               + Otília Vicência Varela e familiares

                   17.00 horas: Catequese infantil

                  




Sem comentários:

Enviar um comentário