quarta-feira, 9 de abril de 2014

 
 PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


Quinta, 10 de Abril de 2014


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais
 


Quarta da V semana da quaresma




QuINTA
_______________________________________________

Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. I da Paixão.

L 1 Gen 17, 3-9; Sal 104 (105), 4-5. 6-7. 8-9
Ev Jo 8, 51-59
_________________________________________________

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA Hebr 9, 15
Cristo é o mediador da nova aliança. Pela sua morte, os eleitos recebem a herança eterna prometida.

ORAÇÃO
Atendei, Senhor, as nossas súplicas e olhai benignamente por aqueles que esperam na vossa misericórdia, para que, purificados das suas culpas, vivam santamente e alcancem as vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Gen 17, 3-9
«Será pai de um grande número de nações»

Leitura do Livro do Génesis

Naqueles dias, Abrão caiu de rosto por terra e Deus falou-lhe assim: «Esta é a minha aliança contigo: Serás pai de um grande número de nações. Já não te chamarás Abrão, mas Abraão será o teu nome, porque farei de ti o pai de um grande número de nações. Farei que tenhas incontável descendência que dês origem a povos e de ti sairão reis. Estabelecerei a minha aliança contigo e com a tua descendência, de geração em geração. Será uma aliança perpétua, para que Eu seja o teu Deus e o Deus dos teus futuros descendentes. A ti e à tua futura descendência darei a terra em que tens habitado como estrangeiro, toda a terra de Canaã, em posse perpétua. Serei o vosso Deus». Deus disse ainda a Abraão: «Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência futura de geração em geração».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 104 (105), 4-5.6-7.8-9 (R. 8a)
Refrão: O Senhor recorda a sua aliança para sempre. Repete-se

Procurai o Senhor e o seu poder,
buscai sempre a sua face.
Recordai as suas maravilhas,
os seus prodígios e os oráculos da sua boca. Refrão

Vós, descendentes de Abraão, seu servo,
filhos de Jacob, seu eleito,
o Senhor é o nosso Deus
e as suas sentenças são lei em toda a terra. Refrão

Ele recorda sempre a sua aliança,
a palavra que empenhou para mil gerações,
o pacto que estabeleceu com Abraão,
o juramento que fez a Isaac. Refrão

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO cf. Salmo 94 (95), 8ab
Refrão: Louvor a Vós, Jesus Cristo, Rei da eterna glória. Repete-se
Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações. Refrão

EVANGELHO Jo 8, 51-59
«Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: «Em verdade, em verdade vos digo: Se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte». Responderam-Lhe os judeus: «Agora sabemos que tens o demónio. Abraão morreu, os profetas também, mas Tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, nunca sofrerá a morte’. Serás Tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E os profetas também morreram. Quem pretendes ser?» Disse-lhes Jesus: «Se Eu Me glorificar a Mim próprio, a minha glória não vale nada. Quem Me glorifica é meu Pai, Aquele de quem dizeis: ‘É o nosso Deus’. Vós não O conheceis, mas Eu conheço-O; e se dissesse que não O conhecia, seria mentiroso como vós. Mas Eu conheço-O e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; ele viu-o e exultou de alegria». Disseram-Lhe então os judeus: «Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?!» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Antes de Abraão existir, ‘Eu sou’». Então agarraram em pedras para apedrejarem Jesus, mas Ele ocultou-Se e saiu do templo.

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Olhai com bondade, Senhor, para o sacrifício que Vos apresentamos e fazei que ele sirva para a nossa conversão e para a salvação de todos os homens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio da Paixão do Senhor I

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Rom 8, 32
Para nos salvar, Deus não poupou o seu próprio Filho,
mas entregou-O à morte por todos nós.
Com Ele tudo nos deu.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos saciais com os vossos dons sagrados, concedei-nos, por este sacramento, com que nos alimentais na vida presente, a comunhão convosco na vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



«O Verbo Divino escolheu ser um peregrino connosco para nos conduzir à glória e nos fazer seus irmãos e irmãs»
Santo Arnaldo Janssen


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
       - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

Leitura: Gen 17, 3-9:Abraão, que Jesus vai recordar no Evangelho, aparece aqui como o homem com quem Deus faz Aliança e que, por isso mesmo, se torna o pai de todo o futuro povo de Deus. Abraão é igualmente o símbolo de todos os que se entregam, confiadamente, ao poder da palavra de Deus, e, por isso, se tornam instrumento providencial da ação de Deus entre os homens e objeto da sua divina intimidade.

Jo 8, 51-59:Toda a obra de Jesus é o que é e tem o valor que tem por Ele ser quem é: o Filho de Deus, imagem do Pai. Aquele que estabelece a aliança entre o Pai e os homens. Esta aliança já vem de longe: um dos seus grandes momentos foi quando Deus a fez com Abraão. Mas Jesus é maior do que Abraão, e é antes dele e será depois dele. Por isso, a aliança selada no sangue da sua cruz é aliança eterna, que havemos de recordar perpetuamente, como também Ele jamais a esquecerá.

ORAÇÃO: - Senhor, que aqueles que esperam na vossa misericórdia, vivam santamente e alcancem as vossas promessas.

                                       
ATIVIDADES PAROQUIAIS
                              
                                      09.00 horas: Missa em Almodôvar
                                                           + Albina Ramos de Oliveira
                                                           + Adelino António Rodrigues e irmãos falecidos

                                               Dia de retiro para os 9º ano de catequese
                                      21.00 horas: Adoração ao Santíssimo

                                     
                           

INTENÇÕES DO SANTO PADRE
Abril 2014
                   Universal
                   Ecologia e Justiça:

                   Para que os governantes promovam o respeito pela criação e 
                   uma justa distribuição dos bens e dos recursos naturais.
                  
                   Pela Evangelização
                   Esperança para quem sofre:

                   Para que o Senhor Ressuscitado encha de esperança o coração
                   daqueles que experimentam a dor e a doença.


A VOZ DO PASTOR:

Rejuvenescer na alegria da fé

1. Refazer a vida e o itinerário Durante a Quaresma deste ano nas minhas notas semanais tenho estado a fazer uma leitura orante da mensagem e da vida de Jesus, a partir dos textos que a Igreja propõe para os domingos, fazendo alguma aplicação ao nosso tempo e cultura. Aproxima-se o final da Quaresma e entramos na Semana Santa, a Semana Maior dos cristãos, na qual celebramos os acontecimentos centrais e finais da vida de Jesus, a sua entrada triunfante em Jerusalém, a última ceia com os discípulos, carregada de ensinamentos e gestos, a prisão de Jesus, o seu julgamento sumário e condenação à morte de cruz, a que se segue a experiência inaudita da ressurreição, em que as mulheres e os apóstolos são envolvidos.
A partir destes acontecimentos os discípulos têm de refazer a sua vida, mudar o seu modo de pensar e começar um novo itinerário de missão. Desde há alguns anos que a Igreja coloca no Domingo de Ramos a jornada mundial de juventude, que, de três em três anos, se celebra num país diferente com a presença do Papa. Em 2011 foi em Madrid com o Papa emérito Bento XVI e no ano passado foi no Rio de Janeiro com o Papa Francisco, que convocou a próxima jornada com a sua presença para Cracóvia, na Polónia, em 2016, começando a preparação já este ano a nível das dioceses. O tema é a partir das bem-aventuranças, proclamadas e vividas por Jesus Cristo e que são a carta magna dos princípios fundamentais dos seus discípulos. Para este ano o Papa propõe aos jovens a primeira bem-aventurança: felizes os pobres em espírito, porque é deles o Reino dos Céus (Mt 5, 3).
Que todos queremos ser felizes e procuramos a felicidade e os jovens são particularmente sensíveis a isso, é um facto incontestável. Mas em que consiste a felicidade ou o que dá alegria, satisfação e prazer aos jovens de modo duradoiro e consistente? As coisas, os amigos, o possuir e ter à disposição aquilo de que se gosta dá alegria, mas pode ser passageira, pois a relação de posse escapa à liberdade. Feito para amar, o coração da pessoa só nessa relação encontra a realização feliz da sua vida. Só no encontro de duas liberdades fiéis ao amor do outro que se deixa amar e se esvazia totalmente para o receber, pode haver alegria feliz, acontecer aquilo a que o Evangelho chama Reino dos Céus. A condição para que isso aconteça é esvaziar-nos de nós mesmos, do fardo do ter, tornarmo-nos mendigos do amor. É um caminho exigente e por vezes doloroso. Mas quem ama é capaz de aguentar muito sofrimento e encontrar energia para caminhar ao encontro do único capaz de inebriar e encher o seu coração.
O itinerário e o caminho da vida que se deixa marcar pelas bem-aventuranças proclamadas e vividas por Jesus Cristo fascinam o jovem, que não se contenta com a satisfação no efémero, no imediato, nos bens deslumbrantes do ter, nos prodígios da técnica, mas envereda pelo diálogo e pela relação interpessoal, que desperta a esperança e a alegria no outro. Muitas vezes experimentei uma imensa paz e alegria ao ouvir um obrigado ou contemplar um simples sorriso no rosto do pobre, do doente ou da pessoa a quem prestei atenção. No mundo das relações virtuais dificilmente se experimenta esta felicidade. Precisamos todos de reaprender a relacionarmo-nos em espírito e verdade, para experimentarmos a alegria autêntica e compreender o que significa Páscoa feliz.

2. O papel da juventude no mundo e na Igreja
Na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, que celebramos no Domingo de Ramos, diz-se que uma multidão saiu ao encontro de Jesus montado num burriquito, gritando: Hossana! Bendito o que vem em nome do Senhor! É um rei pobre, que não vem montado num cavalo, mas num jumento, o transporte dos pobres. Esta cena faz-nos lembrar o Papa Francisco, que prescindiu de muito aparato, para ir ao encontro dos pobres, dos doentes, dos jovens e das crianças, que, na sua simplicidade reconhecem a grandeza de Deus, que vem ao nosso encontro e nos faz gritar de alegria: Hossana!
Na sua mensagem o Papa diz que é muito triste ver uma juventude saciada de todos os bens materiais, mas fraca. Os jovens que escolhem Cristo são fortes, nutrem-se da sua Palavra e não se «empanturram» com outras coisas. Tende a coragem de ir contra a corrente. Tende a coragem da verdadeira felicidade! Dizei não à cultura do provisório, da superficialidade e do descartável, que não vos considera capazes de assumir responsabilidades e enfrentar os grandes desafios da vida.
No Alentejo verifica-se um envelhecimento galopante da população e um grande decréscimo da natalidade. Isto também tem reflexos na constituição das comunidades paroquiais, envelhecidas e tristes. Precisamos de nos abrir à juventude, ao seu espírito generoso e aberto, alegre e movido pela esperança. O Papa João Paulo II, que será proclamado santo a 27 de abril, iniciador das jornadas mundiais da juventude em 1984 e patrono da próxima jornada na Polónia, mesmo doente e idoso, atraía os jovens para Cristo. Em 1982, no parque Eduardo VII em Lisboa, dizia que os jovens têm uma conaturalidade com Cristo. Por isso serão os melhores evangelizadores dos jovens e da Igreja, porque a evangelização só será possível por contágio da alegria, diz o Papa Francisco na referida mensagem. A alegria do Evangelho brota dum coração pobre, que sabe exultar e maravilhar-se com as obras de Deus, como o coração da Virgem, que todas as gerações chamam «bem-aventurada» (cf. Lc 1, 48).
Oxalá a celebração da jornada diocesana da juventude, que vai acontecer este ano em Moura, no dia 12 e que marca o início da Semana da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, nos rejuvenesça na alegria do Evangelho, apesar da crise económica e financeira. Como Jesus nos amou, amemo-nos nós também, vivendo para os outros e indo, de coração repleto da alegria pascal, ao encontro dos pobres, que têm muito para nos dar do que é mais importante na vida.

† António Vitalino, Bispo de Beja


Sem comentários:

Enviar um comentário