domingo, 10 de novembro de 2013


 PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


Segunda, 11 de novembro


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais




Segunda XXXII semana do tempo comum


Segunda
S. MARTINHO, bispo
Nota histórica:
Nasceu na Panónia cerca do ano 316, de pais pagãos. Depois de receber o Batismo e de renunciar à carreira militar, fundou um mosteiro em Ligugé (França), onde levou vida monástica sob a direção de S. Hilário. Foi depois ordenado sacerdote e, mais tarde, eleito bispo de Tours. Foi modelo insigne de bom pastor; fundou outros mosteiros, dedicou se à formação do clero e à evangelização dos pobres. Morreu no ano 397.
Missa:
ANTÍFONA DE ENTRADA 1 Sam 2, 35
Farei surgir para Mim um sacerdote fiel,
que viverá segundo o meu coração e a minha vontade,
diz o Senhor.


ORAÇÃO COLECTA
Senhor, que fostes glorificado pela vida e pela morte do bispo São Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I (anos ímpares) Sab 1, 1-7
«A Sabedoria é um espírito amigo dos homens;
o Espírito do Senhor enche o universo»

Leitura do Livro da Sabedoria

Amai a justiça, vós que governais a terra, pensai corretamente no Senhor e procurai-O com simplicidade de coração. Porque Ele deixa-Se encontrar pelos que não O tentam e revela-Se aos que n’Ele confiam. Os pensamentos tortuosos afastam de Deus e o Omnipotente, posto à prova, confunde os insensatos. A Sabedoria não entra na alma maliciosa, nem habita num corpo sujeito ao pecado. Porque o Espírito sagrado, nosso educador, foge da hipocrisia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retira-se quando chega a iniquidade. A Sabedoria é um espírito amigo dos homens, mas não deixa sem castigo as palavras do blasfemo. Porque Deus é testemunha dos seus íntimos sentimentos, observa o seu coração segundo a verdade e ouve as suas palavras. O Espírito do Senhor enche o universo; ele, que abrange todas as coisas, sabe tudo o que se diz.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 138 (139), 1-3.4-6.7-8.9-10 (R. 24b)
Refrão: Conduzi-me, Senhor, pelo caminho da eternidade. Repete-se

Senhor, Vós conheceis o íntimo do meu ser:
sabeis quando me sento e quando me levanto.
De longe penetrais o meu pensamento:
Vós me vedes quando caminho e quando descanso,
Vós observais todos os meus passos. Refrão

Ainda a palavra me não chegou à língua
e já, Senhor, a conheceis perfeitamente.
Por todos os lados me envolveis
e sobre mim pondes a vossa mão. Refrão

Prodigiosa ciência, que não posso compreender,
tão sublime que a não posso alcançar! Refrão
Onde poderei ocultar-me ao vosso espírito?
Onde evitarei a vossa presença?
Se subir ao céu, Vós lá estais;
se descer aos abismos, ali Vos encontrais. Refrão

Se voar nas asas da aurora,
se habitar nos confins do oceano,
mesmo ali a vossa mão me guiará
e a vossa direita me sustentará. Refrão

ALELUIA Jo 13, 34
Refrão: Aleluia. Repete-se
Dou-vos um mandamento novo, diz o Senhor:
Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.
Refrão

EVANGELHO Mt 25, 31-40
«O que fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos,
a Mim o fizestes»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’. Então os justos Lhe dirão: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?’. E o Rei lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Santificai, Senhor, estas ofertas, que alegremente Vos oferecemos em honra de São Martinho e, no meio das alegrias e provações, orientai sempre para Vós a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Mt 25, 40
Tudo o que fizestes ao mais pequenino dos meus irmãos,
a Mim o fizestes, diz o Senhor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentastes com o sacramento da unidade, fazei que Vos agrademos em todas as coisas, para que, a exemplo de São Martinho, obedecendo sempre à vossa vontade, sintamos a alegria de ser totalmente vossos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


«O amor sem ternura é puro desejo de domínio e autoafirmação que conduz à destruição. A ternura sem amor é sentimento vago sem vida».
  Fernando Savater


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA: Começa a ler-se hoje o livro da Sabedoria, um dos mais recentes livros do Antigo Testamento. É obra de alguém cheio de fé, fé que já vem dos seus antepassados, e à luz da qual ele procura agora entender a existência, vivendo essa mesma fé num meio diferente e novo, no meio pagão de Alexandria no Egipto

O Salmo de hoje, numa versão poética, exprime a profundidade em nos sentirmos nas mãos de Deus. Para nos indicar que conhece tudo o que somos, o salmista traça um caminho no qual Deus está presente desde o mais íntimo (projetos e caminhada), até ao mais exterior (montanhas e a profundeza do mar), passando por tudo o que exprimem as palavras que expressam o que se vive no coração.

meditação: - Procura sentir que estás nas mãos de Deus, que Ele te envolve, taça e te acolhe… sente que é como o are que respiras… sente que Deus te leva em Suas mãos como quando embalamos uma criança. Se Deus está assim enamorado de ti e te protege tanto… de que terás medo?

ORAÇÃO: - Senhor, obrigado porque me conduzes com carinho.


INTENÇÕES DO SANTO PADRE
- NOVEMBRO -
Intenção Geral:
Sacerdotes em dificuldades.
Para que os sacerdotes em dificuldades encontrem conforto no seu sofrimento, sustento nas suas dúvidas e confirmação na sua fidelidade.
Intenção Missionária:
Missão Continental na América Latina.
Para que a Missão Continental tenha como fruto o envio de missionários da América Latina para outras Igrejas.



ATIVIDADES PAROQUIAIS

                   09.00 horas: Missa em Almodôvar
                                            + Manuel da Costa Carlos
                                            + Piedade de Jesus e filho
                                            + Fernando Silvestre Pires
                                            + Manuel António Pacheco
                           




Sem comentários:

Enviar um comentário