quarta-feira, 9 de janeiro de 2013



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr

Quinta, 10 de Janeiro


Esquema da página:

I.              Liturgia do dia
II.            Frase do dia
III.           Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
IV.          Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente.
V.            Atividades da paróquia.
VI.     A voz do Pastor


LITURGIA DIA A DIA
 SEMANA DEPOIS DA EPIFANIA

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Jo l, l

No princípio, antes da criação do universo,
o Verbo era Deus.
Ele dignou-Se nascer para salvar o mundo.

ORAÇÃO COLETA

Senhor, que por meio do vosso Filho manifestastes a todos os povos a luz da sabedoria eterna, concedei aos vossos fiéis que, iluminados plenamente pelo esplendor da redenção de Cristo e progredindo sempre no conhecimento da verdade, alcancem a claridade da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I 1 Jo 4, 19 – 5, 4

«Quem ama a Deus ame também o seu irmão»

Leitura da Primeira Epístola de São João

Caríssimos: Nós devemos amar, porque Deus nos amou primeiro. Se alguém disser: «Amo a Deus» e odiar o seu irmão, é mentiroso. Quem não ama o seu irmão, que vê, não pode amar a Deus, que não vê. É este o mandamento que recebemos d’Ele: quem ama a Deus ame também o seu irmão. Quem acredita que Jesus é o Messias nasceu de Deus e quem ama Aquele que gerou ama também o que d’Ele nasceu. Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus, cumprindo os seus mandamentos, porque o amor de Deus consiste em guardar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 71 (72), 2.14.15bc.17 (R. cf. 11)

Refrão: Virão adorar-Vos, Senhor,
todos os povos da terra.
Repete-se

Deus, concedei ao rei o poder de julgar
e a vossa justiça ao filho do rei.
Ele governará o vosso povo com justiça
e os vossos pobres com equidade. Refrão

Ele os libertará da opressão e da violência
e o sangue deles será precioso a seus olhos;
por ele hão-de rezar sempre
e todos os dias o bendirão. Refrão

O seu nome será eternamente bendito
e durará tanto como a luz do sol;
nele serão abençoadas todas as nações,
todos os povos da terra o hão-de bendizer. Refrão

ALELUIA Lc 4, 18

Refrão: Aleluia Repete-se
O Senhor enviou-me a anunciar aos pobres a boa nova,
a proclamar aos cativos a redenção. Refrão


EVANGELHO Lc 4, 14-22a

«Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. Foi então a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres; Ele Me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam da mensagem da graça que saía da sua boca.

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

Aceitai, Senhor, a oblação que trazemos ao vosso altar nesta admirável permuta de dons, de modo que, oferecendo-Vos o que nos destes, mereçamos receber-Vos a Vós mesmo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Jo 3, 16

Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho Unigénito.
Quem acredita n’Ele tem a vida eterna.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que a nossa vida seja constantemente fortalecida pela comunhão nos vossos santos mistérios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
___________________________________________________________

«O amor é semelhante a uma árvore: inclina-se pelo próprio peso, enraíza-se no mais profundo do nosso ser e, às vezes, reverdece nas ruinas de um coração».

Victor Hugo
__________________________________________________________
 
                       Método de oração Bíblica

     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.



LEITURA - 1 Jo 4, 19 – 5, 4: Quem tem fé em Jesus Cristo torna-se filho de Deus, nasce de Deus. Por isso, quem ama a Deus ame também os seus filhos, que são nossos irmãos. Amor de Deus e amor do próximo andam sempre juntos. A fé está na base deste amor, a fé que torna o homem vitorioso sobre o mundo, como Jesus foi vitorioso sobre o Mundo (Jo 16, 33).
Lc 4, 14-22a: Esta passagem apresenta a primeira pregação de Jesus. Foi em Nazaré e numa celebração litúrgica. Jesus, segundo o uso da Sinagoga, fez a leitura, e depois a homilia. Aplicando a Si próprio a passagem do profeta que acabava de ler, Jesus manifesta-Se como sendo Ele mesmo o Ungido de Deus, o Messias, o Cristo esperado desde os tempos antigos. A sua homilia foi aqui, pela primeira vez, a proclamação do Evangelho na celebração litúrgica.



MEDITAÇÃO: - A missão de Jesus é a missão de todos os que O queremos seguir. Hoje continua a cumprir-se a palavra do profeta nas pessoas que são Boa Nova para os mais pobres. Esta é a nossa vocação (chamada, convocação) para cada dia. Como posso ser hoje Boa Nova (evangelho) de Jesus?

ORAÇÃO: - Obrigado, Senhor, porque continuas hoje, graças à ação do teu Espírito, a fazer que se cumpra as palavras do profeta por meio de muitos homens e mulheres de todas as idades que se comprometem com os mais pobres.
___________________________________________________________

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

INTENÇÕES DO SANTO PADRE – JANEIRO 2013
Intenção Geral
CONHECER CRISTO, TESTEMUNHAR A FÉ
Para que, neste Ano da Fé, os cristãos aprofundem o conhecimento do mistério de Cristo e testemunhem a própria fé com alegria.
Intenção Missionária
CRISTÃOS DO MÉDIO ORIENTE
Para que as comunidades do Médio Oriente recebam, do Espírito Santo, a força da fidelidade e da perseverança, particularmente quando são discriminadas

___________________________________________________________________

             ATIVIDADES PAROQUIAIS:
                               09.00 horas: Missa em Almodôvar
                        16.30: Catequese infantil
                        17.30 horas: reunião da Comissão Fabriqueira de Santa Clara a
                                   Nova
                        21.00 horas: Adoração ao Santíssimo.
___________________________________________________________

A voz do Pastor:

Bom ou mau ano?

1. Votos de bom e feliz ano novo
Há dias teve início um novo ano civil, uma sequência de 365 dias distribuídos por quatro estações, muito diferentes entre si, com grande influência nas atitudes e hábitos de vida. A despedida do ano velho e a entrada no novo foi celebrada com grande euforia e festejos dispendiosos, por causa da crise económica um pouco mais comedidos que em anos anteriores, por vezes até com gestos supersticiosos, pretendendo com isso afastar alguns males. Durante vinte e quatro horas, o tempo que demora a rotação do nosso planeta, os noticiários foram divulgando essas passagens nas várias latitudes. Tudo muito parecido: música, fogo de artifício, passas, espumantes, beijos e abraços e desejo de bom e feliz ano, a que alguns acrescentavam com saúde, paz, dinheiro, amor.
Pergunto-me, se tudo isso não passa de uma rotina e quais os valores e atitudes fundamentais, para que as pessoas e os povos possam viver os 365 dias com a mesma alegria, entusiasmo e harmonia do início do primeiro dia. O que depende de nós e em que estamos dependentes de outros?
Para que os votos formulados tenham algum sentido, precisamos de acreditar na bondade da natureza e das pessoas, desejar e esperar a realização do que se promete e amar aqueles a quem desejamos bom ano.
Estas atitudes são um dom e um compromisso. Na linguagem dos cristãos isto remete-nos para as chamadas virtudes teologais da fé, da esperança e da caridade, dons de Deus, fundamentais para se poder seguir Jesus Cristo no tecido complexo da vida humana, que nos põe muitos desafios, que fazem do nosso dia a dia uma aventura e uma peregrinação fascinante.

2. A fé, alavanca da esperança e do bem fazer
Na minha mensagem de Natal desejei a todos os diocesanos, leitores e ouvintes, um ano de 2013 rico em vivências de boa vizinhança e solidariedade e apelei à generosidade, indicando o fundo diocesano de emergência social como um meio de a exercermos. Este apelo brotou da confiança nos sentimentos de bondade dos nossos diocesanos, mas também da fé em Deus que se manifestou ao mundo, assumindo a nossa condição, para nos associar à sua pessoa, que nos torna capazes de Deus e das obras de Deus. Ele mesmo disse que, se tivéssemos fé como um grão de mostarda, poderíamos mover montanhas.
A Igreja está a viver um ano da fé, proclamado pelo Papa Bento XVI. Começou a 11 de Outubro, data da abertura do Concílio ecuménico Vaticano II, em 1962, e terminará a 24 de Novembro de 2013, na solenidade de Cristo Rei. Temos um ano para avivar a nossa fé, que, de certeza, vai fortalecer a nossa esperança e fomentar a nossa caridade, que se expressa de muitos modos, de acordo com as necessidades e o bem do nosso próximo.
A diocese de Beja, bispo, clero, colaboradores, serviços, instituições e paróquias, disponibilizam meios para formar a nossa fé, sintonizá-la com a pessoa de Jesus de Cristo e torná-la mais viva e eficiente nas pessoas e nos ambientes. Além disso, estamos a celebrar um sínodo, ou seja, envolvidos num percurso de aprofundamento da nossa comunhão com Deus e de uns com os outros e na corresponsabilidade pelo bem comum. Assim deve ser a Igreja e para isso Jesus a pensou na pessoa dos apóstolos e dos discípulos, que enviou a todo o mundo, a anunciar a boa nova do seu Reino. Se, em vez de criticarmos os outros ou chorarmos as nossas mágoas e resignarmos perante as dificuldades e a crise, aprofundarmos a nossa fé e comunhão, caminharemos de cara levantada, sorriso e esperança estampados no rosto e disponibilidade para ajudar e consolar quem mais sofre.
Por isso, ao começarmos um novo ano, desafio os colaboradores da diocese e, muito especialmente, os membros do sínodo diocesano, para reanimar e esclarecer a fé recebida a partir de Jesus Cristo pelo testemunho dos Apóstolos, para alavancar a esperança dum povo e duma região esmorecida e deprimida. Unidos numa fé esclarecida, alimentados pela Palavra de Deus e pela oração comunitária e pessoal, daremos um forte contributo para o desenvolvimento e o progresso integral dos nossos companheiros de jornada no decurso dos 365 dias de oportunidades que nos são oferecidas, na certeza que nos vem da nossa fé, de que Deus está e caminha connosco.

† António Vitalino, Bispo de Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário