sábado, 24 de novembro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr

 Domingo, 25 de Novembro



LITURGIA DIA A DIA


SOLENIDADE DE CRISTO REI



ANTÍFONA DE ENTRADA Ap 5, 12; 1, 6:

O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder
e a riqueza, a sabedoria, a honra e o louvor.
Glória ao Senhor pelos séculos dos séculos.
Diz-se o Glória.


ORAÇÃO COLETA:

Deus eterno e omnipotente,
que no vosso amado Filho, Rei do universo,
quisestes instaurar todas as coisas,
concedei propício
que todas as criaturas, libertas da escravidão,
sirvam a vossa majestade e Vos glorifiquem eternamente.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I - Dan 7, 13-14:

«O seu poder é eterno»

Leitura da Profecia de Daniel

Contemplava eu as visões da noite, quando, sobre as nuvens do céu, veio alguém semelhante a um filho do homem. Dirigiu-Se para o Ancião venerável e conduziram-no à sua presença. Foi-lhe entregue o poder, a honra e a realeza, e todos os povos, nações e línguas O serviram. O seu poder é eterno, não passará jamais, e o seu reino não será destruído.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 92 (93), 1ab.1c-2.5 (R. 1a):

Refrão: O Senhor é rei num trono de luz. Repete-se

O Senhor é rei,
revestiu-Se de majestade,
revestiu-Se e cingiu-Se de poder. Refrão

Firmou o universo, que não vacilará.
É firme o vosso trono desde sempre,
Vós existis desde toda a eternidade. Refrão

Os vossos testemunhos são dignos de toda a fé,
a santidade habita na vossa casa
por todo o sempre. Refrão

LEITURA II Ap 1, 5-8:

«O Príncipe dos reis da terra
fez de nós um reino de sacerdotes para Deus»

Leitura do Apocalipse

Jesus Cristo é a Testemunha fiel, o Primogénito dos mortos, o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou do pecado e fez de nós um reino de sacerdotes para Deus seu Pai, a Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amen. Ei-l’O que vem entre as nuvens, e todos os olhos O verão, mesmo aqueles que O trespassaram; e por sua causa hão-de lamentar-se todas as tribos da terra. Sim. Amen. «Eu sou o Alfa e o Ómega», diz o Senhor Deus, «Aquele que é, que era e que há-de vir, o Senhor do Universo».

Palavra do Senhor.

ALELUIA Mc 11, 9.10:

Refrão: Aleluia. Repete-se
Bendito o que vem em nome do Senhor,
bendito o reino do nosso pai David. Refrão

EVANGELHO Jo 18, 33b-37:

«É como dizes: sou Rei»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus: «Tu és o Rei dos Judeus?». Jesus respondeu-lhe: «É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?». Disse-Lhe Pilatos: «Porventura eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim. Que fizeste?». Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui». Disse-Lhe Pilatos: «Então, Tu és Rei?». Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou Rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS:

Aceitai, Senhor, este sacrifício da reconciliação humana
e, pelos méritos de Cristo vosso Filho,
concedei a todos os povos o dom da unidade e da paz.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 28, 10-11:

O Senhor está sentado como Rei eterno;
O Senhor abençoará o seu povo na paz.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO:

Senhor, que nos alimentastes com o pão da imortalidade,
fazei que, obedecendo com santa alegria
aos mandamentos de Cristo, Rei do universo,
mereçamos viver para sempre com Ele no reino celeste.
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.




" Nada te perturbe, nada te assuste, tudo passa. Deus nunca muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!"  
Santa Teresa d'Avila" .

                                                                                                                                                                                                  

 
                       Método de oração Bíblica

     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.


LEITURA - Dan 7, 13-14: O “Filho de homem” de que fala o profeta é a maneira de falar que Jesus depois adotou, aplicando-a a Si mesmo. Este “Filho de homem” que recebe de Deus um reino eterno é Jesus, que, pela oblação de Si mesmo ao Pai na Cruz, mereceu a glória da ressurreição, e assim Se tornou o “Primogénito de entre os mortos”, Cabeça de toda a humanidade por Ele remida, Senhor de todo o Universo, sentado à direita do Pai.

Ap 1, 5-8: O Apocalipse de S. João, escrito em tempo de perseguição, proclama, para além da opressão e da morte infligida à Igreja, o triunfo pascal de Jesus, o Crucificado, mas agora Ressuscitado. Ele é Rei e Sacerdote diante de Deus. E os membros do seu povo, que é o seu Corpo místico, são, com Ele e n’Ele, reis e sacerdotes; são um povo real e sacerdotal; assim os fez o Batismo.

Jo 18, 33b-37: No tribunal judaico do Sinédrio, Jesus tinha aplicado a Si o título de “Filho do homem”, referido pelo profeta Daniel na primeira leitura. Agora, no tribunal romano diante de Pilatos, confirma o título de Rei, que os seus inimigos citam contra Ele como motivo de condenação. Mas, só os que são da verdade podem compreender o que diz a sua voz.

Oração: Senhor ajuda-me a entender que viver é servir.



ATIVIDADES NAS PARÓQUIAS DE ALMODÔVAR
                 Missas:

          10.30 horas – Almodôvar
          10.30 horas – Rosário
          12.00 horas – Aldeia dos Fernandes
          12.00 horas – Santa Clara
          15.00 horas – Gomes Aires
          15.30 horas – São Barnabé.



       INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

MÊS DE NOVEMBRO 2012

Para que os bispos, os sacerdotes e todos os ministros do Evangelho dêem um testemunho corajoso de fidelidade ao Senhor crucificado e ressuscitado. [Intenção Geral]


Para que a Igreja peregrina sobre a terra resplandeça como luz das nações. [Intenção Missionária].

Uma história de cada vez:

A VISITA DE JESUS

Estava uma noite agradável de verão. A família, que não sentia quaisquer problemas económicos, estava toda reunida a conversar à fresca... De repente aparece um anjo e comunicou à dona da casa: Trago-vos uma grande notícia: amanhã  Jesus virá visitar-vos e quer jantar convosco à noite!

A senhora ficou entusiasmada. Mal dormiu naquela noite. E com ela toda a família. Não só a riqueza económica: realmente só faltava que Deus os visitasse! Jamais pensaram ser possível que esse milagre acontecesse em sua casa. A dona de casa programou o melhor que pôde o grande dia da visita de Jesus. E pensou numa excelente ceia. Encomendou o melhor que havia no mercado e procurou que se confecionassem os melhores pratos. Para tal e à última hora, contratou quem a pudesse ajudar na cozinha…
 
Já durante o dia com aquela azáfama toda, tocou a campainha. Era uma mulher com roupas miseráveis, com aspeto de quem já sofrera muito... Senhora, disse a pobre mulher, será que não teria algum serviço para mim? Tenho fome e tenho necessidade de trabalhar. Ora bolas, retrucou a dona da casa impaciente. Hoje não posso. Volte outro dia. Estou muito ocupada na preparação de uma festa que devo dar a uma visita muito importante.  E a pobre da mulher foi-se embora...

 Um pouco mais tarde, um homem, com um fato de trabalho, veio bater-lhe à porta. Senhora, disse ele, o caminhão que conduzo avariou aqui perto e o meu telemóvel está sem bateria, não poderia comunicar com o mecânico a partir de sua casa? A senhora, como estava ocupadíssima em limpar as pratas, lavar os cristais e as porcelanas, ficou muito irritada: Pensa que minha casa é o que? Vá procurar um telefone público... Onde já se viu incomodar as pessoas desta maneira? Por favor, cuide mas é de não sujar a entrada da minha casa com esse calçado sujo! E o homem foi-se embora.

E a anfitriã continuou a preparar a ceia: colocou a champanhe no frigorífico, escolheu na adega os melhores vinhos e preparou os aperitivos. Nesse meio tempo, alguém lá fora bate palmas. Será que agora está chegando Jesus? - pensou ela emocionada. E com o coração a bater, correu a abrir a porta. Mas… que decepção! Era um menino de rua, sujo e mal vestido... Senhora, estou com fome. Dê-me um pouco de comida! Como é que eu vou te dar comida, - respondeu a dona de casa - se nós ainda não ceamos? Volta amanhã, porque esta noite estou muito atarefada... não te posso dar atenção... E o menino foi-se embora triste.

Finalmente a ceia ficou pronta. Toda a família esperava, emocionada, esperando o ilustre visitante. Entretanto, as horas iam passando e Jesus não aparecia. Cansados de tanto esperar, começaram a por tomar alguns aperitivos especiais que, pouco a pouco, começaram a fazer efeito naqueles estômagos vazios, até que o sono os fez esquecer do resto da refeição...

Na manhã seguinte, ao acordar, a senhora viu, com grande espanto, o anjo que lhe anunciara a vinda de Jesus. Irritada e agitada, gritou ao anjo: Será que um anjo é capaz de mentir? Preparei tudo esmeradamente, aguardei o dia todo e a noite inteira, e Jesus não apareceu. Porque me fez isto? Porque essa brincadeira? - Não fui eu que menti... respondeu calmamente o anjo - foi a senhora que não teve olhos para enxergar, e explicou: Jesus esteve aqui em sua casa pôr três vezes: na pessoa da mulher pobre, na pessoa do condutor e na pessoa do menino faminto, mas a senhora não foi capaz de O reconhecer e acolher em sua casa... 

Sem comentários:

Enviar um comentário