quinta-feira, 8 de novembro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr
 Sexta, 09 de Novembro


A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA


LEITURA I Ez 47, 1-2.8-9.12

«Vi a água sair do templo e todos aqueles a quem chegou esta água foram salvos»

Leitura da Profecia de Ezequiel

Naqueles dias, o Anjo reconduziu-me à entrada do templo. Debaixo do limiar da porta saía água em direção ao Oriente, pois a fachada do templo estava voltada para o Oriente. As águas corriam da parte inferior, do lado direito do templo, ao sul do altar. O Anjo fez-me sair pela porta setentrional e contornar o templo por fora,até à porta exterior que está voltada para o Oriente. As águas corriam do lado direito. O Anjo disse-me: «Esta água corre para a região oriental, desce para Arabá e entra no mar, para que as suas águas se tornem salubres. Todo o ser vivo que se move na água onde chegar esta torrente terá novo alento e o peixe será mais abundante. Porque aonde esta água chegar, tornar-se-ão sãs as outras águas e haverá vida por toda a parte aonde chegar esta torrente. À beira da torrente, nas duas margens, crescerá toda a espécie de árvores de fruto; a sua folhagem não murchará, nem acabarão os seus frutos. Todos os meses darão frutos novos, porque as águas vêm do santuário. Os frutos servirão de alimento e as folhas de remédio».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 45 (46), 2-3.5-6.8-9 (R. 5)

Refrão
: Os braços dum rio alegram a cidade de Deus, a morada santa do Altíssimo.

Deus é o nosso refúgio e a nossa força,
auxílio sempre pronto na adversidade.
Por isso nada receamos ainda que a terra vacile
e os montes se precipitem no fundo do mar.

Os braços dum rio alegram a cidade de Deus,
a mais santa das moradas do Altíssimo.
Deus está no meio dela e a torna inabalável,
Deus a protege desde o romper da aurora.

O Senhor dos Exércitos está connosco,
o Deus de Jacob é a nossa fortaleza.
Vinde e contemplai as obras do Senhor,
as maravilhas que realizou na terra.

LEITURA II 1 Cor 3, 9c-11.16-17

«Vós sois templo de Deus»

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos: Vós sois edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, eu, como sábio arquiteto, coloquei o alicerce e outro levanta o edifício. Veja cada um como constrói: ninguém pode colocar outro alicerce além do que está posto, que é Jesus Cristo. Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é santo e vós sois esse templo.

Palavra do Senhor.

ALELUIA 2 Cr 7, 16

Refrão: Aleluia. Repete-se
Escolhi e consagrei esta casa, diz o Senhor,
para que o meu nome esteja neste lugar para sempre. Refrão

EVANGELHO Jo 2, 13-22

«Falava do templo do seu Corpo»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos recordaram-se do que estava escrito:
«Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?». Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do seu Corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha ditoe acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus.

Palavra da salvação.




Tal como uma sinfonia precisa de uma nota, assim a humanidade inteira precisa de ti”.

                                                                                                                                                                                                  

 
      Método de oração Bíblica

     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.


Atividades nas paróquias de Almodôvar

                     Almodôvar:

Ø Missa: - 09.00 horas
         + Luís da Costa Carlos   Irmãs

                      Outras atividades:
Ø 16.30 horas: - Catequese juvenil
Ø 21.00 horas: - Catequese de adultos


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

MÊS DE NOVEMBRO 2012

Para que os bispos, os sacerdotes e todos os ministros do Evangelho dêem um testemunho corajoso de fidelidade ao Senhor crucificado e ressuscitado. [Intenção Geral]

Para que a Igreja peregrina sobre a terra resplandeça como luz das nações. [Intenção Missionária].


A PROPÓSITO DA FESTA DA
DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO

- No princípio os cristãos reuniam-se em casa particulares para celebrarem a Eucaristia, ouvirem a pregação dos Apóstolos ou escutarem as leituras das escrituras (Cf. Atos 2,42-47; 20,7-12). Mais tarde quando os imperadores romanos reconheceram a fé cristã, os fiéis construíram templos para o culto.

A basílica e São João de Latrão foi fundada pelo Papa Melquíades (311-314) no tempo de Constantino I, sendo considerada a Igreja Mãe de todas as Igrejas. Foi a residência habitual dos papas até ao século XIX. Nela foram celebrados cinco concílios.

A dedicação oficial (do Palácio Laterano e Basílica) foi presidida pelo Papa Silvestre I em 324, declarando ambos Domus Dei ou "Casa de Deus". Inicialmente dedicada ao Salvador, Basilica Salvatoris, posteriormente dedicada também a São João Batista e São João Evangelista.

- Os templos cristãos foram tidos sempre como local de oração e de encontro com Deus. Daí que, para os crentes, estes locais sejam considerados sagrados. E porque a Igreja se reúne aí, recebem também habitualmente o nome de igreja ou “casa de Deus”.

O caráter sagrado, advém também do facto de os batizados serem em si mesmos templos de Deus (cf 2 Cor 6,16b; 1 Cor 316-18), casas de Deus, os quais não se pode profanados por serem imagens de Deus. O próprio Jesus afirmou: “o que fizerdes a um dos mais pequenos a mim o fazeis” (Mt 25,40) e ainda, afirmando do discípulo fiel: “quem vos ouve a mim ouve” (Lc 10,16). Há muitas outras referências onde Jesus se identifica com os seus. O lugar é sagrado devido Aquele o habita, e aqueles que os habitam!
P. Joaquim Valente




Sem comentários:

Enviar um comentário