quarta-feira, 7 de novembro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr
 Quinta, 08 de Novembro

A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA


LEITURA I - Filip 3, 3-8ª

«Tudo o que era para mim lucro, considerei-o como perda por causa de Cristo»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses

Irmãos: Os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto a Deus segundo o seu Espírito e nos gloriamos em Jesus Cristo, sem confiarmos na carne. É verdade que eu também poderia confiar na carne. Se alguém julga poder gloriar-se na carne, poderia eu com maior razão: Fui circuncidado aos oito dias, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Quanto à Lei judaica, era fariseu; quanto ao zelo, era perseguidor da Igreja; quanto à justiça segundo a Lei, vivia irrepreensivelmente. Mas tudo isso, que era para mim lucro, considerei-o como perda por causa de Cristo. Mais ainda: considero todas as coisas como prejuízo, comparando-as com o bem supremo, que é o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele, renunciei a todas as coisas e considerei tudo como lixo, para ganhar Cristo.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 104 (105), 2-3.4-5.6-7 (R. 3b)

Refrão: Exulte o coração dos que procuram o Senhor. Repete-se

Cantai salmos e hinos ao Senhor,
proclamai todas as suas maravilhas.
Gloriai-vos no seu nome santo,
exulte o coração dos que procuram o Senhor. Refrão

Procurai o Senhor e o seu poder,
buscai sempre a sua face.
Recordai as suas maravilhas,
os seus prodígios e os oráculos da sua boca. Refrão

Vós, descendentes de Abraão, seu servo,
filhos de Jacob, seu eleito,
o Senhor é o nosso Deus
e as suas sentenças são lei em toda a terra. Refrão

ALELUIA Mt 11, 28

Refrão: Aleluia. Repete-se
Vinde a Mim, vós todos que andais cansados e oprimidos
e Eu vos aliviarei, diz o Senhor. Refrão

EVANGELHO - Lc 15, 1-10

«Haverá alegria entre os Anjos de Deus por um só pecador que se arrependa»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus, para O ouvirem. Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo: «Este homem acolhe os pecadores e come com eles». Jesus disse-lhes então a seguinte parábola: «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas, não deixa as outras noventa e nove no deserto, para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar? Quando a encontra, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, chama os amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida’. Eu vos digo: Assim haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos, que não precisam de arrependimento. Ou então, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e tendo perdido uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente a moeda até a encontrar? Quando a encontra, chama as amigas e vizinhas e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida’. Eu vos digo: Assim haverá alegria entre os Anjos de Deus por um só pecador que se arrependa».

Palavra da salvação.




Tudo o que para mim era lucro, considerei-o como lixo por causa de Cristo”.
São Paulo

                                                                                                                                                                                                 

 
      Método de oração Bíblica

     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.


LEITURA - Filip 3, 3-8ª: O cristianismo não é simples doutrina nem simples moral, mas a aceitação, em toda a vida, da pessoa de Jesus Cristo e do desígnio de Deus que Ele nos revela. Todas as expressões, pessoais ou coletivas, da fé cristã são sempre sinal e meio de participação na vida de Deus, revelada e comunicada a nós em Cristo. Tudo o que não fosse isto, seria perda e desvantagem.

Lc 15, 1-10: Com duas maravilhosas parábolas de misericórdia, a da ovelha e a da moeda perdidas e reencontradas, Jesus ensina fariseus e escribas, duros e intransigentes, que os pecadores não são para se desprezarem, mas para se acolherem e ajudarem a encontrar um caminho de conversão. É nota particular de S. Lucas insistir na misericórdia de Deus
 para com os pecadores.

MEDITAÇÃO: - Os fariseus têm o engenho de separar o puro do impuro. Jesus, diferencia-se por separar os muros que separam uns dos outros. Por isso afirma que aqueles que são considerados pecadores pertencem de igual modo a Deus e são amados por Ele: Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o próprio filho. Sabemos que devemos dizer isto a toda a gente? Sou digno do amor de Deus para comigo?

ORAÇÃO: Que a tua vida, Senhor, transforme o nosso coração.




Atividades nas paróquias de Almodôvar

                     Almodôvar:

Ø Missa: - 09.00 horas
         + José da Palma Ramos   Esposa e filhos

                      Outras atividades:

Ø 16.30 horas: - Catequese juvenil
Ø 21.00 horas: - Adoração ao Santíssimo


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

MÊS DE NOVEMBRO 2012

Para que os bispos, os sacerdotes e todos os ministros do Evangelho dêem um testemunho corajoso de fidelidade ao Senhor crucificado e ressuscitado. [Intenção Geral]

Para que a Igreja peregrina sobre a terra resplandeça como luz das nações. [Intenção Missionária].



REFONTALIZAR EM CRISTO

Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1 Cor 11,1). Parece grande ousadia que o Apóstolo faça esta afirmação de si mesmo, ele, porém, testemunha: Tudo o que era para mim lucro, considerei-o como perda por causa de Cristo” (Fil. 3,7).

No nosso tempo, mais do que pregar é preciso anunciar. Quem prega pode abusar da forma, mas quem anuncia centra-se no conteúdo. Jesus começou por anunciar o Reino. Ora, que se pede ao anunciador cristão é que se identifique com Jesus que o envia, tal como Ele se identificou com o Pai que O enviou, a ponto de dizer a Filipe: “quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,19).

Paulo pôde colocar-se como exemplo de anunciador, afirmando de si próprio: “considero todas as coisas como prejuízo, comparando-as com o bem supremo, que é o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele, renunciei a todas as coisas e considerei tudo como lixo, para ganhar Cristo” (Fil 3,8).

A autoridade de Paulo no anúncio, vem-lhe da fidelidade Àquele que o chamara pelo seu nome. E entusiasmado pergunta: “quem nos separará separará do amor de Cristo?” (Rom 8,35). Enumera as dificuldades mais comuns na sua época e nenhuma delas é capaz de o separar de Cristo, com quem se identificara.

A autoridade do anunciador de hoje, como a dos anunciadores de todos os tempos, vem da identificação com o autor da fonte do anúncio. Para nós Jesus Cristo é a fonte e a salvação para todos.
Pe. Joaquim Valente

Sem comentários:

Enviar um comentário