sexta-feira, 17 de julho de 2015


PARÓQUIAS DE NISA


Sábado, 18 de julho de 2015


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais


Sábado da XV semana do tempo comum



B. Bartolomeu dos Mártires, bispo – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.

L 1 Ex 12, 37-42; Sal 135 (136), 1 e 23-24. 10-12. 13-15
Ev Mt 12, 14-21


B. Bartolomeu dos Mártires, bispo
Nota histórica:

Bartolomeu nasceu em Lisboa, na paróquia dos Mártires, em Maio de 1514. Recebeu o hábito dominicano a 11 de Novembro de 1528 e professou um ano depois. Tendo concluído os estudos em 1538, leccionou Filosofia e Teologia em diversos conventos da Ordem. Foi nomeado por Pio IV, a 27 de Janeiro de 1559, Arcebispo de Braga, vindo a exercer com incansável diligência e eficácia uma intensa actividade apostólica.

Efectuou, de modo sistemático e muito eficiente, visitas pastorais às paróquias da Arquidiocese, mesmo às mais distantes e inóspitas. Fomentou a Evangelização do povo, para o qual preparou um catecismo ou doutrina cristã e práticas espirituais. Preocupou-se com a santidade e cultura do clero e redigiu muitas e valiosas obras doutrinárias, entre as quais se salientam o notável tratado «Estímulo dos Pastores» e o «Compêndio de Doutrina Espiritual».

Participou no período final do Concílio de Trento (1561-1563), merecendo o elogio do Papa e o aplauso dos seus pares, que o chamaram Luminar do Concílio. Em vista da execução das reformas tridentinas, efectuou um Sínodo Diocesano (1564) e um Concílio Provincial dois anos mais tarde (1566), e promoveu a fundação do Seminário, dito “conciliar” (1572), para conveniente formação dos sacerdotes.
Aceite pelo Papa a sua renúncia do Arcebispado, recolheu em 1582 ao convento de Santa Cruz de Viana , construído por sua iniciativa, onde prosseguiu a vida austera de simples religioso, todo voltado para a oração, caridade e estudo. Aí faleceu em 16 de Julho de 1590.

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA Ez 34, 11.23.24
Eu cuidarei das minhas ovelhas, diz o Senhor.
Escolherei um pastor que as apascente.
Eu, o Senhor, serei o seu Deus.

ORAÇÃO
Senhor, que dotastes de grande caridade apostólica
o bem-aventurado Bartolomeu dos Mártires,
protegei sempre a vossa Igreja
de modo que, assim como ele foi glorioso na sua solicitude pastoral,
também nós sejamos, pela sua intercessão,
sempre fervorosos no vosso amor.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA 1 1 Cor 9, 16-19.22-23
«Ai de mim se não evangelizar!»


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos:
Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória,
é uma obrigação que me foi imposta.
Ai de mim se não anunciar o Evangelho!
Se o fizesse por minha iniciativa,
teria direito a recompensa.
Mas, como não o faço por minha iniciativa,
desempenho apenas um cargo que me está confiado.
Em que consiste, então, a minha recompensa?
Em anunciar gratuitamente o Evangelho,
sem fazer valer os direitos que o Evangelho me confere.
Livre como sou em relação a todos,
de todos me fiz escravo, para ganhar o maior número possível.
Com os fracos tornei-me fraco,
a fim de ganhar os fracos.
Fiz-me tudo para todos,
a fim de ganhar alguns a todo o custo.
E tudo faço por causa do Evangelho,
para me tornar participante dos seus bens.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 39 (40), 2 e 4ab.7-8a.8b-9.10 e 11bd
(R. 8a e 9a)


Refrão: Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade.

Esperei no Senhor com toda a confiança
e Ele atendeu-me.
Pôs em meus lábios um cântico novo,
um hino de louvor ao nosso Deus.

Não Vos agradaram sacrifícios nem oblações,
mas abristes-me os ouvidos.
Não pedistes holocaustos nem expiações;
então clamei: «Aqui estou!

De mim está escrito no livro da Lei
que faça a vossa vontade.
Assim o quero, ó meu Deus,
a vossa Lei está no meu coração».

Proclamei a justiça na grande assembleia,
não fechei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis.
Proclamei a vossa fidelidade e salvação
no meio da grande assembleia.

EVANGELHO Mt 9, 35-38
«A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo,
Jesus percorria todas as cidades e aldeias,
ensinando nas sinagogas,
pregando o Evangelho do reino
e curando todas as doenças e enfermidades.
Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão,
porque andavam fatigadas e abatidas,
como ovelhas sem pastor.
Jesus disse então aos seus discípulos:
«A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Pedi ao Senhor da seara
que mande trabalhadores para a sua seara».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Olhai, Senhor,
para os dons que trazemos ao vosso altar,
ao celebrarmos a memória
do bem-aventurado Bartolomeu dos Mártires,
pastor vigilante e exemplo admirável de santidade,
e, pela virtude deste sacrifício,
dai-nos a graça de produzir abundantes frutos de boas obras.
Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio do Comum dos Pastores da Igreja

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Jo 10, 10
Eu vim para que tenham vida
e a tenham em abundância, diz o Senhor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Nós Vos pedimos, Deus omnipotente,
que a participação na mesa celeste,
ao celebrarmos a memória do bem-aventurado Bartolomeu dos Mártires,
confirme e aumente em nós o poder da vossa graça,
para que, observando os seus ensinamentos,
conservemos intacto o dom da fé
e sigamos fielmente o caminho da salvação.
Por Cristo, nosso Senhor.


« A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos»


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

1. Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS:

ORAÇÃO: Senhor, concedei à vossa Igreja que se mantenha sempre fiel à doutrina  daqueles que foram o fundamento da sua fé.  


ATIVIDADES PAROQUIAIS

16.00 horas: Missa No Pé da Serra
17.00 horas: Missa na Salavessa
18.00 horas: Missa em Montalvão
18.00 horas: Missa na Igreja do Espírito Santo – Nisa
19.00 horas: Batizado em Nisa



INTENÇÕES DO SANTO PADRE

JULHO 2015


UNIVERSAL: Política e caridade.
Para que a responsabilidade política seja vivida a todos os níveis como uma forma elevada de caridade.

PELA EVANGELIZAÇÃO: Os pobres na América Latina.
Para que, diante das desigualdades sociais, os cristãos da América Latina deem testemunho do amor pelos pobres e contribuam para uma sociedade mais fraterna.




Sem comentários:

Enviar um comentário