quarta-feira, 15 de julho de 2015


PARÓQUIAS DE NISA


Quinta, 16 de julho de 2015


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais


Quinta da XV semana do tempo comum



Nossa Senhora do Carmo – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.


L 1 Ex 3, 13-20; Sal 104 (105), 1 e 5. 8-9. 24-25. 26-27
Ev Mt 11, 28-30


Nossa Senhora do Carmo

Nota histórica:

As Sagradas Escrituras celebram a beleza do Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé de Israel no Deus vivo. No século XII, alguns eremitas foram viver para aquele monte, e mais tarde constituíram uma Ordem dedicada à vida contemplativa sob o patrocínio da Virgem Maria, Mãe de Deus.


MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA
Bendita sejais, ó Virgem Maria, que trouxestes em vosso seio
o Criador do universo; gerastes Aquele que Vos criou.
e permaneceis virgem para sempre.

ORAÇÃO
Venha em nossa ajuda. Senhor. a poderosa intercessão da bem aventurada Virgem Maria, para que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação. Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA - Ex 3,13-20
«Eu sou ‘Aquele que sou’.
O que Se chama ‘Eu sou’ enviou-me a vós»


Leitura do Livro do Êxodo

Naqueles dias. Moisés ouviu do meio da sarça a voz do Senhor e disse-Lhe: «Vou procurar os filhos de Israel e dizer-lhes: “O Deus dos vossos pais enviou-me a vós «Mas se me perguntarem qual é o seu nome, que hei-de responder-lhes?» Disse Deus a Moisés: «Eu sou Aquele que sou». E prosseguiu: «Assim falarás aos filhos de Israel: O que Se chama 'Eu sou' enviou-me a vós». Deus disse  ainda a Moisés: «Assim falarás aos filhos de Israel: "O Senhor,  Deus de vossos pais. Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de  Jacob, enviou-me a vós. Este é o meu nome para sempre, assim Me invocareis de geração em geração." Vai reunir os anciãos de Israel e diz-lhes: "O Senhor, o Deus dos vossos pais, Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, apareceu-me e disse-me: 'Eu vi claramente como vos tratam no Egipto e decidi libertar-vos da opressão do Egipto e levar-vos para a região dos cananeus. dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos hevitas e dos jebuseus, para uma terra onde corre leite e mel. Eles escutarão o teu apelo e tu irás com os anciãos de Israel à presença do rei do Egipto e dir-lhe-ás:  “O Senhor, Deus dos hebreus, apareceu-nos. Permite que façamos uma viagem de três dias através do deserto, para irmos oferecer um sacrifício ao Senhor nosso Deus." Eu sei que o rei do Egipto não vos deixará partir senão à força. Mas Eu estenderei a minha mão e ferirei o Egipto com toda a espécie de prodígios que nele hei-de realizar. Depois deixar-vos-é partir.»

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (SL 104[105].1.5.8-9.24-27)
R O Senhor recorda a sua aliança para sempre. Repete-se.
Ou: Aleluia. Repete-se.

Dai graças ao Senhor, aclamai o seu nome,
anunciai entre os povos as suas obras.
Recordai as maravilhas que Ele operou
e os seus prodígios e os oráculos da sua boca. R

Ele recorda para sempre a sua aliança.
a palavra que empenhou para mil gerações.
o pacto que estabeleceu com Abraão,
o juramento que fez a Isaac. R

Deus multiplicou o seu povo
e tornou-o mais forte que seus inimigos.
Mudou-lhes o coração e odiaram o seu povo
e trataram com perfídia os seus servos. R

Enviou então Moisés, seu servo,
e Aarão, seu escolhido,
que realizaram prodígios no meio deles
e milagres na terra de Cam. R

ALELUIA (Mt, 11,28)

R Aleluia. Repete-se.
Vinde a Mim, todos vós que andais cansados e oprimidos,
e Eu vos aliviarei, diz o Senhor. R

EVANGELHO - Mt 11, 28-30:
«Sou manso e humilde de coração»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve.»

Palavra da Salvação

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Ao venerarmos a memória da Mãe do vosso Filho, nós Vos pedimos, Senhor: fazei que a oblação destes mistérios nos transforme em oferenda eterna para louvor da vossa glória. Por Nosso Senhor.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO (Lc 1,49)
O Senhor fez em mim maravilhas:
santo é o seu nome.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos fizestes participar no sacramento da redenção eterna, concedei que, ao celebrarmos a festa memória da Mãe do vosso Filho, nos alegremos com a plenitude da vossa graça e sintamos crescer continuamente em nós os frutos de salvação. Por Nosso Senhor.


« A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos»


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

1. Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS: Ex 3,13-20: Moisés recebe a revelação do Nome divino “Eu sou”, que corresponde ao nome de Iavé ou Javé. (Uma leitura inexata desta palavra levou a lê-la também Jeová). Deus define-Se como Aquele que É, o “Existente”, mas que faz aliança com o seu povo. Toda a revelação futura não fará outra coisa senão desvendar, progressivamente, tudo quanto este nome divino encerra. Ele é um Deus pessoal, um Deus com Quem o homem pode dialogar. Deus revela-Se assim como Aquele que, sendo transcendente, estará sempre presente na vida do seu povo.


Mt 11, 28-30: O Senhor Jesus apresenta-Se a todos os que sofrem, esmagados sob o peso de todos os fardos, como Aquele que pode dar o alívio, a paz e o repouso. Assim, Jesus realiza em Si a figura com que, já no Antigo Testamento, a Sabedoria convidava todos os que a escutavam a virem procurar em si a força e a alegria. E não é Ele a Sabedoria de Deus, agora presente no meio dos homens?

ORAÇÃO: Senhor, concedei à vossa Igreja que se mantenha sempre fiel à doutrina  daqueles que foram o fundamento da sua fé.  


ATIVIDADES PAROQUIAIS

18.00 horas: Missa na Igreja do Espírito Santo

21.00 horas: Novena com adoração ao Santíssimo, de preparação para a festa de Beato Diogo Pires Mimoso, natural de Nisa. Orienta: Grupo AMIVD (Amigos do Verbo Divino).



INTENÇÕES DO SANTO PADRE

JULHO 2015


UNIVERSAL: Política e caridade.
Para que a responsabilidade política seja vivida a todos os níveis como uma forma elevada de caridade.

PELA EVANGELIZAÇÃO: Os pobres na América Latina.
Para que, diante das desigualdades sociais, os cristãos da América Latina deem testemunho do amor pelos pobres e contribuam para uma sociedade mais fraterna.






Sem comentários:

Enviar um comentário