quinta-feira, 20 de novembro de 2014


 
PARÓQUIAS DE NISA


Sexta, 21 de novembro de 2014



  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais
   


Sexta da XXXIII semana do tempo comum


Sexta
__________________________________

Apresentação de Nossa Senhora – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.


L 1 Ap 10, 8-11; Sal 118 (119), 14 e 24. 72 e 103. 111 e 131
Ev Lc 19, 45-48
ou
L 1 Zac 2, 14-17; Sal Lc 1, 46-47.48-49.50-51.52-53.54-55
Ev Mt 12, 46-50
_________________________________________________

Apresentação de Nossa Senhora

Nota histórica:

Neste dia da dedicação (ano 543) da igreja de Santa Maria a Nova, construída perto do templo de Jerusalém, celebramos, juntamente com os cristãos da Igreja Oriental, a «dedicação» que Maria fez de Si mesma a Deus, já desde a infância, movida pelo Espírito Santo que a encheu de graça desde a sua Imaculada Conceição.


MISSA DA MEMÓRIA

ANTÍFONA DE ENTRADA Jer 29, 11.12.14
Salve, Santa Mãe, que destes à luz o Rei do céu e da terra.

ORAÇÃO
Ao celebrarmos a memória gloriosa da Santíssima Virgem Maria, nós Vos pedimos, Senhor: concedei nos, por sua intercessão, que mereçamos participar da plenitude da vossa graça. Por Nosso Senhor

LEITURA I - Ap 10, 8-11
«Tomei o pequeno livro e comi-o»


Leitura do Livro do Apocalipse

A voz do Céu, que eu, João, tinha ouvido, falou-me novamente, dizendo: «Vai buscar o livro aberto da mão do Anjo que está de pé sobre o mar e sobre a terra». Fui ter com o Anjo e pedi-lhe que me desse o pequeno livro. Ele disse-me: «Toma-o e come-o: no estômago, ele será amargo, mas na boca, ele será doce como o mel». Tomei o pequeno livro da mão do Anjo e comi-o: na minha boca era doce como o mel; mas depois de o engolir, amargou-me no estômago. Então disseram-me: «Tens de profetizar novamente contra muitos povos, nações, línguas e reis».


Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 118 (119), 14 e 24.72 e 103.111 e 131 (R. 103a)
Refrão: As vossas palavras, Senhor,
são mais doces que o mel.
Repete-se

Sinto mais alegria em seguir as vossas ordens
do que em todas as riquezas.
As vossas ordens são as minhas delícias
e os vossos decretos meus conselheiros. Refrão

Para mim vale mais a lei da vossa boca
do que milhões em prata e ouro.
Como são doces ao meu paladar as vossas palavras,
mais que o mel para a minha boca. Refrão

As vossas ordens são a minha herança eterna,
são elas que dão alegria ao meu coração.
Eu abro a minha boca e aspiro,
porque estou ávido dos vossos mandamentos. Refrão

ALELUIA Jo 10, 27
Refrão: Aleluia. Repete-se
As minhas ovelhas escutam a minha voz, diz o Senhor;
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refrão


EVANGELHO Lc 19, 45-48
«Fizestes da casa do Senhor um covil de ladrões»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores, dizendo-lhes: «Está escrito: ‘A minha casa é casa de oração’; e vós fizestes dela ‘um covil de ladrões’». Jesus ensinava todos os dias no templo. Os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os chefes do povo procuravam dar Lhe a morte, mas não encontravam o modo de o fazer, porque todo o povo ficava maravilhado quando O ouvia.


Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Venha em nosso auxílio o Vosso Filho feito homem; Ele que ao nascer da Virgem Maria, não diminui, antes consagrou a integridade de sua Mãe, nos purifique das nossas culpas e Vos torne agradável a nossa oblação. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO (cf. Lc 11,279
Bendita seja a Virgem Maria, que trouxe em seu ventre o Filho de Deus Pai.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentaste neste sacramento celeste, fazei que, celebrando com alegria a festa da memória Santa Maria, imitemos as suas virtudes e colaboremos generosamente no mistério da nossa redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


«O melhor lugar que temos para viver é aquele para onde Deus nos manda»

SÃO JOSÉ FREINADEMETZ


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste
     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
       - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURA: Ap 10, 8-11 :Passando por cima de vários capítulos, lemos hoje como ao vidente é entregue o livro da mensagem divina, para que ele a vá anunciar. Mas primeiro, ele tem de assimilar essa mensagem, para depois a poder proclamar, tal como já linha sucedido com o profeta Ezequiel, no Antigo Testamento (Ez 3, 1-3). Só a palavra de Deus, que é mais doce do que o mel, pode inspirar aos homens as palavras com que ela mesma há-de ser por eles anunciada.

Lc 19, 45-48:Como já o manifestara aos doze anos, Jesus está possuído pelo amor da Casa de Deus. O templo era o lugar da oração a Deus, mas os seus contemporâneos esvaziavam-no desse objetivo, transformando-o em casa de comércio, embora a pretexto de serviço do mesmo templo. Até as coisas santas podem chegar a não servir para fins santos. O templo completamente puro e agora, mais do que nunca, morada de Deus, será a humanidade santíssima de Jesus ressuscitado

Oração: Senhor, concedei-nos a graça de servirmos com caridade sem limites os pobres e os atribulados.


ATIVIDADES PAROQUIAIS
                  
                   16.30 horas: Catequese infantil
                   18.00 horas: Missa na Igreja do Espírito Santo
                   21.00 horas: Ensaio de canto.
                  
           

INTENÇÕES DO SANTO PADRE

NOVEMBRO 2014
Universal:
Pessoas em solidão
Para que as pessoas que sofrem a solidão sintam a proximidade de Deus e o apoio dos irmãos.
Pela Evangelização:
Formadores do clero e dos religiosos 
Para que os seminaristas, os religiosos e as religiosas jovens tenham formadores sábios e bem preparados.




Sem comentários:

Enviar um comentário