sábado, 8 de novembro de 2014

 
 
PARÓQUIAS DE NISA


Domingo, 09 de novembro de 2014



  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais
   


Domingo XXXII do tempo comum

Dedicação da Basílica de Latrão



DOMINGO
_____________________________________________________

Dedicação da Basílica de Latrão – FESTA
Branco – Ofício da festa. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. próprio.


L 1 Ez 47, 1-2. 8-9. 12; Sal 45 (46), 2-3. 5-6. 8-9
L 2 1 Cor 3, 9c-11. 16-17
Ev Jo 2, 13-22
________________________________________________

Dedicação da Basílica de Latrão

Nota histórica:

Segundo uma tradição que remonta ao século XII, celebra se neste dia o aniversário da dedicação da basílica de Latrão, construída pelo imperador Constantino. Inicialmente foi uma festa exclusivamente da cidade de Roma; mais tarde, estendeu se à Igreja de rito romano, com o fim de honrar a basílica que é chamada «a igreja mãe de todas as igrejas da Urbe e do Orbe» e como sinal de amor e unidade para com a Cátedra de Pedro que, como escreveu S. Inácio de Antioquia, «preside à assembleia universal da caridade».


missa DA FESTA

ORAÇÃO:
Senhor, que edificais o templo da vossa glória com pedras vivas e escolhidas, derramai sobre a Igreja os dons do Espírito Santo, para que o vosso povo cresça cada vez mais na fé, esperança e caridade, até se transformar na Jerusalém celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito santo.

LEITURA I Ez 47, 1-2.8-9.12
«Vi a água sair do templo
e todos aqueles a quem chegou esta água foram salvos»

Leitura da Profecia de Ezequiel

Naqueles dias, o Anjo reconduziu-me à entrada do templo. Debaixo do limiar da porta saía água em direção ao Oriente, pois a fachada do templo estava voltada para o Oriente. As águas corriam da parte inferior, do lado direito do templo, ao sul do altar. O Anjo fez-me sair pela porta setentrional e contornar o templo por fora,
até à porta exterior que está voltada para o Oriente. As águas corriam do lado direito. O Anjo disse-me: «Esta água corre para a região oriental, desce para Arabá e entra no mar, para que as suas águas se tornem salubres. Todo o ser vivo que se move na água onde chegar esta torrente terá novo alento e o peixe será mais abundante. Porque aonde esta água chegar, tornar-se-ão sãs as outras águas e haverá vida por toda a parte aonde chegar esta torrente. À beira da torrente, nas duas margens, crescerá toda a espécie de árvores de fruto; a sua folhagem não murchará, nem acabarão os seus frutos. Todos os meses darão frutos novos, porque as águas vêm do santuário. Os frutos servirão de alimento e as folhas de remédio».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 45 (46), 2-3.5-6.8-9 (R. 5)
Refrão: Os braços dum rio alegram a cidade de Deus,
a morada santa do Altíssimo.


Deus é o nosso refúgio e a nossa força,
auxílio sempre pronto na adversidade.
Por isso nada receamos ainda que a terra vacile
e os montes se precipitem no fundo do mar.

Os braços dum rio alegram a cidade de Deus,
a mais santa das moradas do Altíssimo.
Deus está no meio dela e a torna inabalável,
Deus a protege desde o romper da aurora.

O Senhor dos Exércitos está connosco,
o Deus de Jacob é a nossa fortaleza.
Vinde e contemplai as obras do Senhor,
as maravilhas que realizou na terra.

LEITURA II 1 Cor 3, 9c-11.16-17
«Vós sois templo de Deus»


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos: Vós sois edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, eu, como sábio arquiteto, coloquei o alicerce e outro levanta o edifício. Veja cada um como constrói: ninguém pode colocar outro alicerce além do que está posto, que é Jesus Cristo. Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é santo e vós sois esse templo.

Palavra do Senhor.


ALELUIA 2 Cr 7, 16
Refrão: Aleluia. Repete-se
Escolhi e consagrei esta casa, diz o Senhor,
para que o meu nome esteja neste lugar para sempre. Refrão

EVANGELHO Jo 2, 13-22
«Falava do templo do seu Corpo»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo  os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos recordaram-se do que estava escrito:
«Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?». Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do seu Corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito
e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus.

Palavra da salvação.

CREDO

Oração universal

 Irmãos e irmãs caríssimos:
Em comunhão com a Igreja de Roma
e recordando a dedicação da basílica de Latrão,
mãe de todas as igrejas do mundo,
digamos (ou: cantemos), com alegria:
R. Santificai, Senhor, a vossa Igreja.
Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo.
1. Para que a santa Igreja católica e apostólica,
beba das águas do rio da vida
e produza frutos abundantes de santidade,
oremos, irmãos.

2. Para que os bispos, presbíteros e diáconos,
edifiquem a Igreja sobre o alicerce dos Apóstolos
e eduquem a fé dos fiéis e dos catecúmenos,
oremos, irmãos.

3. Para que os cristãos da nossa Diocese
tenham em Deus o seu refúgio e a sua força
e a Ele se entreguem, desde o romper de cada aurora,
oremos, irmãos.

4. Para que o Espírito Santo que habita em nós
suscite a paz nos corações dos seus fiéis
e sacie com os seus dons todos os homens,
oremos, irmãos.

5. Para que os religiosos, as religiosas e os leigos,
fiéis ao seu Baptismo e aos dons de Deus,
cooperem no crescimento das comunidades cristãs,
oremos, irmãos.

6. Para que os que vêm orar a esta igreja
aprofundem a sua vocação de filhos de Deus,
ao participarem na Palavra e na Eucaristia,
oremos, irmãos.

Senhor, nosso Deus e nosso Pai,
que no corpo do vosso Filho feito homem
construístes o templo da vossa glória,
transformai a nossa oração comum
em fonte de bênção para a humanidade.
Por Cristo, nosso Senhor.

Oração sobre as oblatas:
Recebei, Senhor, os dons que Vos apresentamos e concedei ao vosso povo em oração a graça de ser santificado pr estes sacramentos e a alegria de ver atendidas as suas súplicas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Cf  1Pd 2,5
Nós somos as pedras vivas do templo espiritual, somos o sacerdócio santo de Deus

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que fizestes da vossa Igreja na terra o sinal visível da Jerusalém celeste, permiti que, pela participação nestes sacramentos, nos tornemos templos da vossa graça e entremos um dia na morada da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DAS HORAS

Dos Sermões de São Cesário de Arles, bispo

(Sermo 229, 1-3: CCL 104, 905-908) (Sec. VI)

Somos todos pelo Batismo templos de Deus

Pela graça de Cristo, irmãos caríssimos, celebramos hoje com alegria e júbilo o dia aniversário da consagração deste templo. Mas nós é que devemos ser o templo vivo e verdadeiro de Deus. Com razão, porém, as comunidades cristãs celebram fielmente a solenidade da Igreja Mãe, pois sabem que renasceram espiritualmente por meio dela. Pelo primeiro nascimento éramos vasos da ira de Deus, mas pelo segundo convertem o nos em vasos da sua misericórdia. O primeiro nascimento gerou nos para a morte; o segundo restituiu nos à vida.

Todos nós fomos templo do diabo antes do Batismo, mas depois do Batismo merecemos ser templos de Cristo; e, se pensarmos com mais interesse na salvação da nossa alma, tomamos consciência de que somos realmente o templo verdadeiro e vivo de Deus. Deus não habita só em templos edificados pelos homens, nem em casas construídas de madeira ou de pedra, mas principalmente na alma feita à imagem de Deus e por sua própria mão. Assim diz, com efeito, o apóstolo São Paulo: O templo de Deus é santo, e vós sois esse templo.

Se Cristo, com a sua vida, expulsou o diabo dos nossos corações, a fim de preparar em nós um templo para Si, trabalhemos com a sua ajuda quanto pudermos para que Ele não seja ofendido em nós com as nossas obras más. Na verdade, todo aquele que pratica o mal ofende a Cristo. Como já disse, antes de Cristo nos resgatar fomos casa do diabo. Depois merecemos ser casa de Deus, porque Ele Se dignou fazer de nós a sua morada.

Por isso, irmãos, se desejamos celebrar com alegria o aniversário deste templo, não devemos destruir em nós, com obras más, os templos vivos de Deus. E direi isto de maneira que todos possam compreender: sempre que vimos à igreja, devemos preparar bem a nossa alma, tal como gostamos de ver adornado o templo de Deus.

Queres encontrar a basílica limpa? Então não queiras sujar a tua alma com a imundície do pecado. Se queres que a basílica esteja luminosa, também Deus deseja que a tua alma não esteja nas trevas, como diz o Senhor no Evangelho: brilhe em nós a luz das boas obras e seja glorificado Aquele que está nos Céus. Assim como tu entras nesta igreja, também Deus quer entrar na tua alma, como prometeu: Estabelecerei a minha morada no meio deles e viverei com eles.



«O melhor lugar que temos para viver é aquele para onde Deus nos manda»

SÃO JOSÉ FREINADEMETZ


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste
     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
       - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURA:

Oração: Senhor, que a vossa Igreja cresça cada vez mais na fé, esperança e caridade.


ATIVIDADES PAROQUIAIS
                  
                   11.00 horas: Missa na Igreja Matriz
                   15.30 horas: Missa em Montalvão
                   17.00 horas: Reunião de jovens
        
        
           

INTENÇÕES DO SANTO PADRE

NOVEMBRO 2014
Universal:
Pessoas em solidão
Para que as pessoas que sofrem a solidão sintam a proximidade de Deus e o apoio dos irmãos.
Pela Evangelização:
Formadores do clero e dos religiosos 
Para que os seminaristas, os religiosos e as religiosas jovens tenham formadores sábios e bem preparados.




Sem comentários:

Enviar um comentário