quinta-feira, 6 de novembro de 2014

 
 
PARÓQUIAS DE NISA


Sexta, 07 de novembro de 2014



  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais
   


Sexta da XXXI semana do tempo comum



SEXTA
_____________________________________________________

Verde – Ofício da féria.
Missa à escolha


L 1 Filip 3, 17 – 4, 1; Sal 121 (122), 1-2.
3-4a. 4b-5
Ev Lc 16, 1-8
________________________________________________



missa DA féria

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 37, 22-23
Não me abandoneis, Senhor;
meu Deus, não Vos afasteis de mim.
Senhor, socorrei-me e salvai-me.

ORAÇÃO
Deus omnipotente e misericordioso,
de quem procede a graça de Vos servirmos fiel e dignamente,
fazei-nos caminhar sem obstáculos
para os bens por Vós prometidos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA - Filip 3, 17 - 4, 1
«Esperamos o nosso Salvador,
que transformará o nosso corpo miserável,
para o tornar semelhante ao seu corpo glorioso»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses

Irmãos: Sede meus imitadores e ponde os olhos naqueles que procedem segundo o modelo que tendes em nós. Porque há muitos, de quem tenho falado várias vezes e agora falo a chorar, que procedem como inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição: têm por deus o ventre, orgulham-se da sua vergonha e só apreciam as coisas terrenas. Mas a nossa pátria está nos Céus, donde esperamos, como Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo miserável, para o tornar semelhante ao seu corpo glorioso, pelo poder que Ele tem de sujeitar a Si todo o universo. Portanto, meus amados e queridos irmãos, minha alegria e minha coroa, permanecei firmes no Senhor.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 121 (122), 1-2.3-4a.4b-5 (R. 1)
Refrão: Vamos com alegria para a casa do Senhor. Repete-se

Alegrei-me quando me disseram:
«Vamos para a casa do Senhor».
Detiveram-se os nossos passos
às tuas portas, Jerusalém. Refrão

Jerusalém, cidade bem edificada,
que forma tão belo conjunto!
Para lá sobem as tribos,
as tribos do Senhor. Refrão

Segundo o costume de Israel,
para celebrar o nome do Senhor;
ali estão os tribunais da justiça,
os tribunais da casa de David. Refrão

ALELUIA 1 Jo 2, 5
Refrão: Aleluia. Repete-se
Quem observa a palavra de Cristo,
nesse o amor de Deus é perfeito. Refrão

EVANGELHO Lc 16, 1-8
«Os filhos deste mundo são mais espertos do que os filhos da luz,
no trato com os seus semelhantes»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Um homem rico tinha um administrador que foi denunciado por andar a desperdiçar os seus bens. Mandou chamá-lo e disse-lhe: ‘Que é isto que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, porque já não podes continuar a administrar’. O administrador disse consigo: ‘Que hei-de fazer, agora que o meu senhor me vai tirar a administração? Para cavar não tenho forças, de mendigar tenho vergonha. Já sei o que hei-de fazer, para que, ao ser despedido da administração, alguém me receba em sua casa’. Mandou chamar um por um os devedores do seu senhor e disse ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu senhor?’. Ele respondeu: ‘Cem talhas de azeite’. O administrador disse-lhe: ‘Toma a tua conta: senta-te depressa e escreve cinquenta’. A seguir disse a outro: ‘E tu quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. Disse-lhe o administrador: ‘Toma a tua conta e escreve oitenta’. E o senhor elogiou o administrador desonesto, por ter procedido com esperteza. De facto, os filhos deste mundo são mais espertos do que os filhos da luz, no trato com os seus semelhantes».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Senhor, fazei que este sacrifício
seja para Vós uma oblação pura
e para nós o dom generoso da vossa misericórdia.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 15, 11
O Senhor me ensinará o caminho da vida,
a seu lado viverei na plenitude da alegria.

Ou Jo 6, 58
Assim como o Pai que Me enviou
é o Deus vivo e Eu vivo pelo Pai,
também o que Me come viverá por Mim, diz o Senhor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Multiplicai em nós, Senhor, os frutos da vossa graça,
para que os sacramentos celestes
que nos alimentam na vida presente
nos preparem para alcançarmos a herança prometida.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



«O melhor lugar que temos para viver é aquele para onde Deus nos manda»

SÃO JOSÉ FREINADEMETZ


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste
     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
       - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURA: Filip 3, 17 - 4, 1:Esta leitura integra-se muito bem no espírito destas últimas semanas do ciclo litúrgico anual, pondo diante dos nossos olhos a figura do Senhor Jesus, glorioso, chamando a Si todos os homens, por natureza mortais, para tomarem parte na sua glória imortal. Quem tiver sempre diante dos olhos essa imagem do Senhor, aprenderá a caminhar para Ele, vivendo à sua imitação e fugindo de tudo o que o tornaria inimigo da Cruz de Cristo, Cruz que é a chave daquela glória.

Lc 16, 1-8A partir desta parábola, Jesus convida os seus discípulos a imitarem, para o bem, como “filhos da luz”, em ordem ao reino de Deus, a “esperteza” que o “administrador desonesto” usou, como “filho deste mundo”, para desviar em seu proveito os bens do seu senhor. Não é a desonestidade do administrador que está em causa, mas a sua esperteza e habilidade, que pode vir ajudar-nos a despertar do sono, da apatia e do egoísmo.

Oração: Deus omnipotente, fazei-nos caminhar sem obstáculos para os bens por Vós prometidos.


ATIVIDADES PAROQUIAIS
                  
                   10.30 horas: Funeral
                   17.30: Catequese infantil
                   18.00 horas: Missa na Igreja do Espírito Santo
        
        
           

INTENÇÕES DO SANTO PADRE

NOVEMBRO 2014
Universal:
Pessoas em solidão
Para que as pessoas que sofrem a solidão sintam a proximidade de Deus e o apoio dos irmãos.
Pela Evangelização:
Formadores do clero e dos religiosos 
Para que os seminaristas, os religiosos e as religiosas jovens tenham formadores sábios e bem preparados.


Sem comentários:

Enviar um comentário