segunda-feira, 14 de outubro de 2013


 PARÓQUIA DE ALMODÔVAR

 Terça, 15 de outubro




Outubro: Mês do Rosário, mês das Missões



Esquema da página:

Liturgia do dia
                        Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
                          Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
Atividades paroquiais


Terça da XXVIII semana do tempo comum



Terça

S. TERESA DE JESUS, virgem e doutora da Igreja

15  Outubro
Nota Histórica
Nasceu em Ávila (Espanha) no ano 1515. Tendo entrado na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da sua Ordem teve de sofrer muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros é fruto das suas experiências místicas. Morreu em Alba de Tormes (Salamanca) no ano 1582.
Missa:

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 41, 2-3
Como suspira o veado pelas correntes das águas,
assim minha alma suspira por Vós, Senhor.
A minha alma tem sede do Deus vivo.

ORAÇÃO COLETA
Senhor, que, por meio de Santa Teresa de Jesus, inspirada pelo Espírito Santo, manifestastes à vossa Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos a graça de encontrar alimento na sua doutrina espiritual e de nos inflamarmos no desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Rom 8, 22-27
«O Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Irmãos : Nós sabemos que toda a criatura geme ainda agora e sofre as dores da maternidade. E não só ela, mas também nós, que possuímos as primícias do Espírito, gememos interiormente, esperando a adoção filial e a libertação do nosso corpo. É em esperança que estamos salvos, pois ver o que se espera não é esperança: quem espera o que já vê? Mas esperar o que não vemos é esperá-lo com perseverança. Também o Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos o que pedir nas nossas orações; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que vê no íntimo dos corações conhece as aspirações do Espírito, pois é em conformidade com Deus que o Espírito intercede pelos cristãos.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 18B (19B) 8.9.10.11 (R. cf. Jo 6, 63c)
Refrão: As vossas palavras, Senhor, são espírito e vida.

A lei do Senhor é perfeita,
ela reconforta a alma.
As ordens do Senhor são firmes
e dão sabedoria aos simples.

Os preceitos do Senhor são rectos
e alegram o coração.
Os mandamentos do Senhor são claros
e iluminam os olhos.

O temor do Senhor é puro
e permanece eternamente.
Os juízos do Senhor são verdadeiros,
todos eles são retos.

São mais preciosos que o ouro,
o ouro mais fino;
são mais doces que o mel,
o puro mel dos favos.

ALELUIA Hebr 4, 12
Refrão: Aleluia. Repete-se
A palavra de Deus é viva e eficaz,
conhece os pensamentos e intenções do coração.
Refrão

EVANGELHO Lc 11, 37-41
«Dai esmola e tudo para vós ficará limpo»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, depois de Jesus ter falado, um fariseu convidou-O para comer em sua casa. Jesus entrou e tomou lugar à mesa. O fariseu admirou-se, ao ver que Ele não tinha feito as abluções antes de comer. Disse-lhe o Senhor: «Vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e perversidade. Insensatos! Quem fez o interior não fez também o exterior? Dai antes de esmola o que está dentro e tudo para vós ficará limpo».

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai, Senhor, os nossos dons, como aceitastes com tanto agrado a consagração que fez de si mesma a virgem Santa Teresa de Jesus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 88, 2
Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor
e para sempre proclamarei a sua fidelidade.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor nosso Deus, que alimentais a vossa família com o pão celeste, fazei que, a exemplo de Santa Teresa, possamos cantar eternamente as vossas misericórdias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Liturgia das horas

Das Obras de Santa Teresa de Jesus, virgem
(Opusc. Libro de la Vida, cap. 22, 6-7.12.14) (Sec. XVI)


Lembremo-nos sempre do amor de Cristo

Estando presente tão bom amigo e tão generoso capitão, Jesus Cristo, tudo podemos suportar. Ele é ajuda e dá forças; nunca falta; é verdadeiro amigo. E eu vejo claramente que, para contentar a Deus e receber grandes mercês, Ele quer que seja pelas mãos desta humanidade sacratíssima, na qual a sua Majestade se deleita.
Muitas vezes o vi por experiência. O Senhor mo disse. Vi claramente que temos de entrar por esta porta se quisermos que a soberana Majestade nos mostre grandes segredos. Não se procure outro caminho, mesmo estando no mais alto grau da contemplação; é por aqui que se vai seguro. É por este Senhor nosso que nos vêm todos os bens; Ele o ensinará; olhando a sua vida, teremos o melhor exemplo.
Que mais desejamos de amigo tão bom ao nosso lado, que não nos deixará em dificuldades e tribulações, como fazem os do mundo? Ditoso aquele que O ama de verdade e O traz sempre junto de si. Consideremos o glorioso São Paulo que tinha sempre em sua boca o nome de Jesus, porque o tinha bem no coração. Depois de ter compreendido isto, reparei com cuidado em alguns Santos, grandes contemplativos, que não iam por outro caminho: São Francisco, Santo António de Pádua, São Bernardo, Santa Catarina de Sena. É com liberdade que devemos percorrer este caminho, abandonando nos nas mãos de Deus. Se sua Majestade nos quiser chamar para o segredo da sua antecâmara, devemos ir de boa vontade.
Sempre que pensarmos em Cristo, lembremo-nos do amor com que Ele nos concedeu tantas mercês e da caridade que Deus mostrou ao dar nos em penhor o próprio amor que tem por nós. O amor pede amor. Procuremos pois ir meditando nisto e despertando nos para amar. Na verdade, se o Senhor nos concede uma vez a graça de nos imprimir no coração este amor, tudo será fácil para nós e muito faremos em breve tempo e com pouco trabalho.



« O amor pede amor!».

Santa teresa de Ávila



MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


LEITURA: Lc 11, 37-41:Jesus chama a atenção do fariseu que O tinha convidado para almoçar e fizera reparo por Ele não lavar as mãos, dizendo-lhe que o que purifica é o amor, que se manifesta na esmola, e não a água, que só se lança sobre as mãos. É, no fundo, uma lição sobre o sentido espiritual da religião, sem com isso pretender negar as suas expressões externas e as regras gerais da higiene.

Toda esta questão coloca um problema de fundo: o vazio do cumprimento da lei. Jesus fala de um interior e de um exterior que devem coexistir em paralelo, tratando de “insensatos” os que demonstram uma coisa mas na realidade são outra.
 
MEDITAÇÃO: - Em Jesus há uma crítica constante contra as práticas vazias. Atuar de coração é demonstrar o que realmente um é.

ORAÇÃO: - Concede-me, Senhor, um coração puro.



ATIVIDADES PAROQUIAIS

         09.00 horas: Missa em Almodôvar
         11.00 horas: Missa em Gomes Aires
         16.00 horas: Funeral em Almodôvar
         17.00 horas: Catequese infantil
         21.00 horas: Terço e reunião Movimento do Curso Cristandade.



APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
Intenções do Santo Padre para outubro 2013

Intenção Geral:
Pessoas desesperadas
Para que aqueles que estão desesperados a ponto de desejar o fim da própria vida, sintam a proximidade amorosa de Deus.

Intenção Missionária:
Jornada Missionária Mundial
Para que a Jornada Missionária Mundial nos anime a ser destinatários e anunciadores da Palavra de Deus. 


Sem comentários:

Enviar um comentário